Várzea Grande

Parceria viabiliza projeto sobre segurança nas escolas de Várzea Grande

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As parcerias celebradas entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com secretarias, iniciativa privada e órgãos setoriais das esferas municipais, estaduais e federais têm viabilizado a implementação de projetos em várias áreas no município, beneficiando centenas de alunos das escolas da rede pública de Várzea Grande.

Um exemplo dessa iniciativa exitosa é a implantação do Projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” executado desde 2017 em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal. Este ano, o projeto vai atender em sua primeira etapa, 11 escolas num total de 22 escolas tanto da área urbana como também as unidades de campo.

Segundo a coordenadora pedagógica da Guarda Municipal, professora Márcia Maria Oliveira, o Projeto "Paz e Segurança na Comunidade Escolar" tem como objetivo desenvolver no aluno valores importantes para a formação de sua capacidade moral, intelectual e sociais, relativos à paz e à não violência. Através do projeto são promovidas palestras educativas sobre temas como: Família, Autoestima, Bullying, Ciberbullying, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Sexualidade, Drogas Lícitas e Ilícitas, Tráfico de Pessoas, entre outros.

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A primeira escola a receber o Projeto este ano foi a EMEB “Aristides Pompeo de Campos” no bairro Cidade de Deus, no início de fevereiro. De acordo com GM Silva Neto, os trabalhos são desenvolvidos pela equipe do Programa “Crack, é possível vencer” e acontece em quatro momentos distintos: A apresentação à equipe gestora, a apresentação do projeto aos professores, o envolvimento dos pais e responsáveis pelo aluno no projeto e finalmente a realização das palestras para os alunos nos períodos matutino e vespertino.

Para o secretário Silvio Fidelis, os temas abordados pelas palestras do projeto são assuntos relevantes, atuais e urgentes para alunos e comunidade escolar. “O debate sobre problemas tão polêmicos tem que ser fomentado entre alunos, pais, gestores e este projeto proporciona esses momentos na escola. Conscientizar os estudantes sobre esses assuntos e apontar alternativas para o convívio amistoso entre todos também deve ser priorizado na rede municipal”, declarou.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

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Prefeito participa de formatura do Proerd e destaca combate às Drogas

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Alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande participam, nesta e na próxima semana, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia, além de marcar o encerramento das aulas, serve como incentivo e reforço das lições transmitidas durante o projeto, cujo objetivo é realizar a prevenção contra drogas nas escolas. Nesta segunda-feira (8), a formatura aconteceu para os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos.

Presente no evento, o prefeito Kalil Baracat destacou a importância de projetos como o Proerd, que atuam na prevenção às drogas desde a infância, pois garantem para as crianças um futuro com mais possibilidades. “Ficamos muito felizes pela parceria com a Polícia Militar em diversos projetos que, como esse, ajudam a construir um futuro melhor para as nossas crianças”, afirmou.

Para o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Silvio Fidelis, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. “Temos como ideal uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social, e programas como o Proerd, conduzidos em parceria com a Polícia Militar, somam em direção a esse objetivo”, disse.

O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões, que ensina as crianças a refletirem sobre suas escolhas em quatro etapas: parar; pensar; analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão.

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“O trabalho do programa é realizado em uma pedagogia socioconstrutivista, de forma que a criança aprende tudo pela relação com o policial que vai à sala de aula, fardado, para as aulas”, explica o Cabo PM Romoaldo, instrutor do Proerd, e completa, afirmando que o programa também atua para conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades com o meio escolar e com a comunidade, ensinando respeito e disciplina.

“Além dos benefícios para os alunos e a comunidade, o Programa também ajuda a polícia a se aproximar da sociedade, estabelecendo um vínculo entre as crianças e os instrutores policiais, incluindo estes agentes nas diferentes comunidades”, completa Romoaldo.

A professora Rose Araújo, do 5º ano, destaca que o projeto também ajuda na sala de aula, pois as crianças aprendem mais sobre respeito e disciplina. “Nossos alunos participaram bastante, aprenderam muitas coisas, então acredito que vão poder fazer escolhas melhores desde agora”, disse.

Para Nawaly Azevedo, mãe de Nauane Gabrielly, o projeto representou mudanças importantes na filha e um estímulo importante para que ela continue num caminho sem drogas e sem violência.

Além da formatura, a cerimônia marcou a premiação de dois alunos como destaques na redação, Filipe Franca e Yasmin dos Santos. Essa última disse que o programa a ajudou a ter mais responsabilidade e, principalmente, ser mais confiante de si. “Foi muito legal e acho que vai ser bom para o meu futuro, porque ensina coisas importantes”, completou.

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A Superintendente Pedagógica da SMECEL, Luz Marina da Silva, destacou o Proerd como um programa já tradicional na Rede Municipal e que se aprimora a cada ano. “Ficamos muito contentes de ver também a participação da comunidade, prestigiando aqui o evento, pois se trata de um programa com uma missão muito importante de afastar as nossas crianças das drogas e da violência”, concluiu.

O evento também contou com a participação da Banda de Música de Várzea Grande e do Superintendente de Cultura, professor Joilson. Os próximos formandos serão os alunos das EMEB Ana Francisca de Barros; Aristides Pompeo de Campos; Rita Auxiliadora de Campos Cunha; Faustino Antônio da Silva e Dirce Leite de Campos, respectivamente.

No segundo semestre de 2022, 26 turmas do 5º ano da rede municipal receberão o projeto, nas EMEB Demétrio de Souza; Heróclito Leôncio Monteiro; Manoel Correa de Almeida; Mercedes de Paula Sôda; Marilce Benedita de Arruda; Líbia da Costa Rondon; Lenine de Campos Póvoa e Lúcia Leite Rodrigues.

fonte – varzea grande mt gov

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Três homens são presos por suspeita de falsificar diplomas em Várzea Grande (MT)

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Três homens foram presos em flagrante, nesta terça-feira (9), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, sob suspeita de integrarem uma quadrilha de falsificação de diplomas e documentos, segundo a Polícia Militar.

De acordo com o 1º tenente Góes, o chamado inicial era para atender uma ocorrência de roubo de veículo. Contudo, quando os militares fizeram a abordagem do carro suspeito, encontraram diversos diplomas e documentos falsos.

Segundo o tenente, essa prática é conhecida como “golpe do seguro”.

“Tudo começou com uma ocorrência de roubo de veículo, que localizamos na Avenida Mário Andreazza em Várzea Grande. Fizemos a abordagem e dois suspeitos desceram do carro, então vimos que dentro do carro tinha diversos certificados. Eram falsificadores de documentos e estavam indo fazer uma entrega. Continuamos o acompanhamento e identificamos a pessoa que iria receber o certificado”, disse.

Os suspeitos irão responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público, formação de quadrilha e roubo, de acordo com a PM.

fonte – g1

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