O município de Várzea Grande vem atingindo mensalmente, o percentual de respostas dadas aos cidadãos que buscam atendimentos por meio da Ouvidoria Cidadã – órgão de controle interno da Prefeitura – vinculado a Controladoria Geral. Em janeiro o órgão contabilizou 66 demandas, feitas via linha telefônica 0800 647 4142, e-mail, ou de modo presencial, e destas 43 foram prontamente atendidas e 23 justificadas, cujos atendimentos estão em andamento.
De acordo com o indicador de resultados, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, recebeu 24 solicitações e executou 23. A Secretaria de Saúde recebeu 15 e concluiu 3 e as demais em atendimento, a secretaria de desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo recebeu 2 com 1 atendimento concluído e o outro em andamento, a secretaria de Meio Ambiente recebeu 6 demandas realizou 1 atendimento completo e os demais encaminhados. As secretarias de obras (4), Gestão Fazendária (6), Educação (4), Administração (1), e Comunicação Social (3), Procuradoria Geral (1) e conseguiram atender todas as solicitações recebidas.
“Além da celeridade nas respostas dada aos munícipes, a Ouvidoria Cidadã tem cumprido o seu papel, que é o de ser o interlocutor da população que busca atendimento e que espera por uma resposta positiva. Todas as demandas que chegam até a nós são codificadas e encaminhadas as secretarias de origem para que esta possa fazer o atendimento de imediato, ou havendo a necessidade estabelecer um prazo para a execução do trabalho, ou de uma questão eminente”, informou o Controlador Geral do Município, Kleber Ferreira Ribeiro.
O gestor lembra que em 2018, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande fechou o ano com todas as metas cumpridas no que foi estipulado pelo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O município atingiu no mês de dezembro 97,44% do percentual de respostas dadas aos cidadãos, onde a projeção estabelecida para este ano era de 92,49% de resolutividade.
“Além de estar cumprindo determinações do Tribunal de Contas do Estado de Mato a Controladoria Geral do Município tem sido interlocutora na garantia do cumprimento de todos os serviços disponibilizados pela Administração, incentivando o controle social na garantia da prestação dos serviços públicos”, completou Kleber Ferreira.
A Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, assegura que nenhuma solicitação enviada pelo usuário de serviços via Ouvidoria Cidadã fica sem resposta. “Todas as solicitações recebidas por este canal de comunicação são encaminhadas as suas secretarias de origem que definem as agendas de prioridades de acordo com os critérios de cada pasta. A secretaria de Serviços Públicos e Obras, por exemplo, destinam as segundas-feiras para realizar as ações que foram feitas recebidas pelo órgão, durante toda a semana”.
SERVIÇOS: Os dados sobre o trabalho da Ouvidoria da Prefeitura de Várzea Grande são publicados mensalmente e disponibilizados no link www.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/. O atendimento é feito pelo telefone 0800 647 41 42; pelo e-mail: ouvidoria@varzeagrande.mt.gov.br ou ainda presencial ou por carta no endereço: Avenida Castelo Branco, nº 2.500, bairro Centro sul, CEP- 78125-700, sede da Prefeitura Municipal de Várzea Grande.
Por: Kátia Passos – Secom/VG