Sem categoria
Oscar rechaça Netflix, mas se rende a Cuarón em edição de tendências opostas
Publicado em
26/02/2019 - 08:25por
Da RedaçãoMais diversa, mais jovem e mais inernacional, mas ainda aferrada a certas tradições e manias. Esse é o retrato que emerge da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas após a realização da 91ª edição do Oscar, que consagrou “Green Book: O Guia”, como o grande filme do ano.

“Green Book” era o candidato do consenso. Além de não polarizar como produções como “Infiltrado na Klan” e “A Favorita”, o longa de Peter Farrelley era fácil de se gostar e filmes com essa característica e com mensagem de tolerância têm prevalecido no Oscar
nos últimos anos.
Sua vitória é o denominador comum de um colegiado com cerca de oito mil votantes. Filmes que provocam algum tipo resistência podem até entrar na seleção, mas dificilmente saem vencedores. Pode-se criticar a Academia, mas é uma questão de lógica e matemática.
Isso posto, a edição de 2019 é reveladora da transformação gradual que a instituição atravessa. O fato de pela quinta vez na década haver separação da estatueta de Direção e Filme é um sintoma de uma organização menos coesa na forma de pensar do que há 20 anos.
É uma Academia mais aberta à diversidade como demonstram alguns dos prêmios da noite – e as vitórias de “Pantera Negra” nas categorias de Direção de Arte e Figurino não só são eloquentes disso, como sinalizam uma mentalidade mais progressista na aferição dos vencedores. Em outros tempos seria loucura imaginar que uma produção de super-herói pudesse derrotar um filme de época nessas duas categorias.
Assim como imaginar que um diretor mexicano pudesse ganhar o Oscar de direção por um filme mexicano quatro anos depois de já ter ganho o prêmio por um filme americano e de estúdio. A disposição de não fazer concessões e premiar o melhor trabalho, dentro do que a maioria votante assim avalia, também se fez presente na opção por Olivia Colman (“A Favorita”) em detrimento de Glenn Close (“A Esposa”).
Mahershala Ali, por exemplo, venceu seu segundo Oscar em um espaço de três anos. Tornou-se o segundo ator negro a fazê-lo. Denzel Washington levou 12 anos para atingir esse feito. Para além do feito histórico de Ali no contexto étnico/racial, seu feito é ainda mais notável porque a Academia costumava ser refratária a laurear um mesmo ator em tão pouco tempo.
Fator Netflix

Importante observar que a Academia deu três Oscars para uma produção da Netflix. Não foi a vitória consagradora que muitos previam, mas foi significativa. O triunfo da Netflix virá em seu tempo. “Roma” foi mais laureado do que “Nasce uma Estrela”, por exemplo, um típico produto hollywoodiano. Todavia, conquistou menos estatuetas do que “Bohemian Rhapsody”, que liderou no número geral de prêmios com quatro.
O amplo apreço da Academia por “Bohemian Rhapsody” é onde é possível ver as digitais dos tradicionalistas. O triunfo em Mixagem de Som e Edição de Som remonta à máxima de que uma produção musical tem um trabalho de sonorização mais rebuscado. Nem sempre! A vitória de Malek como Ator insinua que a Academia ainda se deixa impressionar por imitações de figuras de grande apelo popular. Já o triunfo em Montagem prescinde de qualquer elaboração. Foi um erro que beira a grosseria.
A vitória de “Green Book: O Guia”
vai ser muito problematizada justamente por trazer a perspectiva de um homem branco para o racismo. O Oscar será acusado de racismo e elitismo e isso faz parte do show. Apesar de ostentar sua edição mais diversa da História, o prêmio principal não foi para um filme feito por um negro sobre a questão. E tinham dois na categoria.
A premiação sempre será polêmica. Não importa o resultado. É imperioso, todavia, saber ler as entrelinhas. E elas se ajustam desde as indicações. Os ventos da mudança sopram sobre o Oscar
e a pulverização dos prêmios, com suas bem-vindas supresas e também com seus erros clamorosos, são frutos desse foco de atrito intensificado nesta década, mas que enseja otimismo para o futuro.


Sem categoria
ALMT discute políticas públicas para tratamento da fibromialgia em audiência
Published
19 minutos atráson
19/05/2025 - 20:29By
Da RedaçãoA Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) discutiu políticas públicas para o tratamento da fibromialgia em audiência pública na tarde desta segunda-feira (19). Participaram especialistas, pacientes, representantes de associações e membros da administração pública na busca de articulação para garantir direitos já previstos em leis do estado.
Uma das reivindicações diz respeito à Carteira de Identificação para Portadores de Fibromialgia, prevista na Lei estadual nº 12.559/2024, mas que ainda não foi implementada. A Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia é tratada na Lei nº 11.554/2021. Entre outras medidas, a legislação reconhece a pessoa com fibromialgia como pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. Também foi citada a Lei nº 11.657/2021. O texto autoriza a criação de Centros de Diagnóstico de Pacientes com Fibromialgia.
A lei da carteira de identificação prevê a apresentação de laudo feito por médico reumatologista, fisiatra ou especialista em dor crônica. Segundo a presidente da Associação Mato-grossense de Fibromiálgicos Daniel Lenz, Carmen Miranda Sousa, o acesso a esses profissionais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é difícil. “Essa é mais uma demanda, a gente tem de buscar isso. As pessoas sofrem. Hoje são mais de 100 mil pessoas no Estado de Mato Grosso que têm o problema e a carência é total”, apontou.
Pelo sistema remoto, o médico reumatologista Luiz Guedes Barbosa defendeu que o enfrentamento à fibromialgia envolve acompanhamento psicológico, psiquiátrico juntamente com outros cuidados por se tratar de uma dor real.
“A rede de atendimento precisa ser adequada com fisioterapia, acupuntura, muitos remédios, alongamentos. É um grande desafio tratar essa condição que atinge de 3 a 4,5% da população e tem grande impacto na questão trabalhista”, afirmou.
A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor muscular generalizada, fadiga e sintomas como distúrbios do sono e alterações de humor. Atinge principalmente mulheres e a causa exata ainda não é totalmente conhecida, mas predisposição genética, estresse e traumas físicos são considerados fatores. Por ser uma condição invisível, muitas vezes as reclamações não são levadas a sério por quem está próximo da pessoa com fibromialgia.
“O reconhecimento da deficiência e garantia dos direitos é importante porque é muito desgastante você falar o tempo todo… ‘olha, eu estou com dor’. Eu também tenho fibromialgia e às vezes eu falo que estou com muita dor e tem pessoas que falam: ‘mas você nem cansa, você trabalha sentada, você fica sentada o tempo todo’, mas eu tenho dores o tempo todo”, ilustrou a superintendente estadual das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Taís de Paula.
O deputado estadual Dr. João (MDB), requerente da audiência, pontuou que é preciso fazer rapidamente um protocolo para reconhecimento das pessoas com fibromialgia pelo estado. Ele avaliou que a entrega da carteira de identificação tornará possível o acesso a diversos direitos como isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e atendimento prioritário em diferentes tipos de serviço. “Fizemos esse encontro para chamar a atenção e convidar todas as pessoas envolvidas no assunto da fibromialgia para que nós possamos acelerar com esse protocolo”, explicou o parlamentar. Ele se comprometeu a liderar uma nova reunião para avançar no tema.
O mês de maio é o principal para debates sobre essa condição, sendo 12 de maio o Dia Nacional e Mundial de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia.
Fonte: ALMT – MT
Sem categoria
Deputados são contra fechamento da Santa Casa e cobram definição do Estado
Published
1 hora atráson
19/05/2025 - 19:30By
Da RedaçãoA Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta segunda-feira (19), uma audiência pública para discutir a proposta de venda do prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Paulo Araújo (PP), foi enfático ao afirmar que o Poder Legislativo é contra o fechamento de qualquer serviço prestado pela Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.
“O primeiro posicionamento, muito claro da Assembleia Legislativa, é que nós somos contra o fechamento. Inclusive, vamos reiterar isso junto ao governo do Estado de Mato Grosso. Mesmo sem informações concretas sobre o plano do Executivo, nós nos posicionamos firmemente: somos contra o encerramento de qualquer serviço de saúde”, afirmou Araújo.
O deputado revelou que já esteve em diálogo com o governador Mauro Mendes (União), que prometeu apresentar diferentes alternativas para a unidade, mas até o momento nenhuma proposta oficial foi divulgada. Mas diante da indefinição por parte do governo, segundo Araújo, a Assembleia se mostra aberta a discutir novos formatos de gestão.
“Quer discutir modelo de gestão? Somos parceiros. Pode ser uma gestão terceirizada, compartilhada com o município ou mesmo manter o modelo atual. O que não aceitamos é o fechamento de serviços essenciais, como a oncologia e a pediatria, que são referências para Cuiabá e Várzea Grande”, destacou.
Durante audiência pública, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Patrícia Neves, afirmou que o estado está aberto à ampliação do número de integrantes da comissão responsável por estudar a transição da antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Segundo ela, a inclusão de novos órgãos e instituições no grupo é bem-vinda, especialmente aqueles que já atuam em parceria com o estado, como órgãos de controle e fiscalização.
“Acho louvável que outros órgãos façam parte desse planejamento. Principalmente instituições que nos auditam e que já estão sempre junto conosco. A Secretaria está aberta a esse processo porque também aguardamos definições finais. Mas seguimos com o planejamento para garantir que a sociedade continue sendo assistida”, declarou Patrícia.
Neves afirmou ainda que o governo está preocupado com a sociedade, especialmente com os pacientes crônicos que estão sendo assistidos pela Santa Casa. “Nós temos pacientes que praticamente moram na Santa Casa e precisamos garantir que eles continuem recebendo atendimento adequado. É nossa responsabilidade civil”, disse a secretária adjunta da SES.
Prédio – Para o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Mato Grosso, Dejamir Soares, a prioridade para os trabalhadores da antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá é a compra do prédio da unidade de saúde para garantir o pagamento das dívidas trabalhistas.
“Se a prioridade para nós, trabalhadores da Santa Casa — e falo como alguém que é parte disso, como funcionário da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa quando ela fechou — é que seja feita a compra do prédio e a devida quitação com os colaboradores. Hoje, na faixa de 42 milhões de reais é o valor que supriria o déficit com os trabalhadores”, afirmou Soares. Ele destacou que a estrutura da antiga Santa Casa hoje pertence aos próprios funcionários. “Lembrando que a Santa Casa hoje é propriedade dos trabalhadores. Todo aquele conjunto de imóveis no centro de Cuiabá pertence aos trabalhadores. O que nós queremos é que aquilo seja vendido e que seja feita a quitação devida com todos os trabalhadores”.
Soares também ressaltou a importância estratégica da unidade hospitalar para o sistema de saúde pública do estado. “Cuiabá, Mato Grosso, não pode abrir mão de 218 leitos hospitalares, sendo 177 leitos de enfermaria, 41 leitos de UTIs e 10 centros cirúrgicos. A Santa Casa é uma potência hoje para diminuir o déficit da fila zero de cirurgia”, afirmou o presidente dos enfermeiros.
De acordo com o deputado Lúdio Cabral (PT), médico e integrante da Comissão de Saúde da ALMT, a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá não pode ser fechada. Segundo ele, se isso for concretizado pelo governo do estado vai ser “uma vergonha para a história do nosso Estado”. O parlamentar completou dizendo que “Cuiabá só é capital do estado de Mato Grosso graças a existência da Santa Casa de Misericórdia, com mais de 200 anos de história.
”Uma proposta alternativa para garantir a continuidade dos serviços hospitalares, segundo ele, é o caminho da desapropriação do prédio da Santa Casa pelo Governo do Estado e fazer a transferência da gestão para o Consórcio da Baixada Cuiabana (composto por 13 municípios), mas com custeio feito pelo governo do estado.
Conforme Cabral, em conversas realizadas com o presidente do Consórcio da Baixada Cuiabana, Neurilan Fraga, surgiu essa possibilidade de transferir a gestão da Santa Casa para o consórcio e de o governo manter o custeio da unidade de saúde.
Segundo o deputado, recursos financeiros não são problemas para o governo.“O governo estadual possui saldo disponível em caixa. O Estado tem quase R$ 500 milhões na conta da saúde para custeio. O hospital pode ser gerido pelo consórcio, com autonomia, contratando os profissionais e mantendo os serviços essenciais como oncologia, pediatria e atendimentos especializados que já são prestados à população”, disse,
Outro encaminhamento proposto pelo deputado Lúdio Cabral, durante a audiência pública, foi a “desapropriação do prédio da Santa Casa pelo governo do estado e com a participação da Assembleia Legislativa, ajudando na quitação das dívidas trabalhistas”, destacou o petista.
O deputado Carlos Avallone (PSDB) afirmou que houve uma conversa de um grupo de parlamentares, na semana passada, com o governador Mauro Mendes para saber se o Executivo já tinha formatado a proposta sobre o futuro da Santa Casa de Cuiabá.
“Não dá para fechar a Santa Casa. Os 24 parlamentares vão estar empenhados nesse assunto. Vamos estar ao lado da sociedade cuiabana. Não é solução começar a funcionar o Hospital Central de Cuiabá, fechando a Santa Casa. Essa não é a solução para a saúde pública de Mato Grosso”, disse Avallone.
Com o aumento do número de câncer em Mato Grosso, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, Doutor João (MDB), propôs transformar a Santa Casa em uma unidade de saúde especializada em oncologia. Segundo ele, o Hospital de Câncer em Cuiabá não tem condições de atender a demanda. “Para saber se o paciente tem ou não câncer é preciso realizar uma biopsia. Isso é feito lá na Santa Casa. Ela faz isso”, disse o parlamentar.
Fonte: ALMT – MT
Parque Berneck – Várzea Grande

ALMT discute políticas públicas para tratamento da fibromialgia em audiência

Deputados são contra fechamento da Santa Casa e cobram definição do Estado

Audiência pública discute implantação de loterias em MT

Prefeito lamenta morte da servidora Sara Silva Dias

Segurança pública de Várzea Grande está reforçada a partir desta segunda-feira
Política MT


Primeira-dama de MT participa do Mutirão da Cidadania em Nova Lacerda e Conquista d’Oeste nesta segunda-feira (19)
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participará do Mutirão da Cidadania em dois municípios nesta segunda-feira (19.5). A ação...


TRE-MT vai acionar Forças Armadas contra facções
Corregedor vai solicitar o apoio das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Abin para impedir que o crime organizado...


“Apoio do Governo fortalece os eventos e movimenta a economia local”, afirma empresário
“O apoio do Governo do Estado é fundamental para fortalecer os eventos, principalmente dessa magnitude, e ajuda a movimentar o...
Mato Grosso


Vencedora de pregão milionário no DSEI Cuiabá fornece carros antigos e ‘de terceiros’
Licitação é amplamente contestada; denúncia aponta que servidora terceirizada ‘comandou’ certame. O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá está...


Reúnem em Brasília para tratar de pautas estratégicas ligadas à agricultura, pesca e articulação política da Educação
O secretário Silvio Fidélis e o vereador Charles da Educação realizou uma série de encontros estratégicos em Brasília com autoridades...


Pré-candidato ao Senado descarta Mauro Mendes como possível nome do PL para 2026 e aponta José Medeiros como favorito
O clima político em Mato Grosso está esquentando à medida que as eleições de 2026 se aproximam. O pré-candidato ao...
Policial


Polícia Militar prende jovem por agressão e cárcere privado contra esposa
Policiais militares prenderam em flagrante um jovem, de 23 anos, pelos crimes de lesão corporal motivada por violência doméstica e...


Polícia Militar recupera mais dois veículos de carga furtados em Rondonópolis
Policiais militares do 5º Batalhão recuperaram outras duas carretas furtadas, neste domingo (11.5), em Rondonópolis (220 km de Cuiabá). Os...


Homem é preso pela Polícia Militar por porte ilegal de arma de fogo
Policiais militares do 3º Batalhão prenderam um homem, de 51 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na manhã...
Política Nacional


Jayme Campos recebe Gabriel Galípolo e discute política de juros do Banco Central
O senador Jayme Campos (União-MT) recebeu nesta quarta-feira, 4, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galipolo, indicado...


Jayme exalta agronegócio e importância de garantir segurança para aqueles que vivem na zona rural
Com dimensões continentais, o Brasil e Mato Grosso, diante de suas grandes extensões territoriais, em sua grande maioria constituídas de...
Em aula sobre o PAC, Jayme Campos pede fim de debate ideológico: “Atrapalha o Brasil”
Um debate na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, nesta terça-feira, 2, com a presença da ministra do Planejamento Simone...
Esportes


Fim da novela: Carlo AncelottI é o novo técnico da Seleção Brasileira
A maior Seleção da história do futebol agora será liderada pelo técnico mais vitorioso do mundo. Carlo Ancelotti, sinônimo de...


Botafogo dá show e goleia Internacional no Brasileirão
O Botafogo demonstrou sua força ao golear o Internacional por 4 a 0 neste domingo, no Estádio Nilton Santos. Com...


Com pênalti no final, Operário derruba Cuiabá e agita a Série B do Brasileirão
A invencibilidade do Cuiabá na Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo, com uma derrota por 3...
Entretenimento


Aline Patriarca, do BBB 25, celebra 3 anos de ingresso na Polícia Militar: ‘Bahia’
Aline Patriarca, do BBB 25, comemorou três anos de ingresso na Polícia Militar da Bahia. A participante do reality compartilhou em...


Bia Ben presenteia a mãe com casa própria em dia das mães: ‘Realização de um sonho’
A influenciadora digital Bia Ben emocionou os seguidores no Dia das Mães ao contar que presenteou a mãe com a...


Menotti e Fabiano transformam visual e chocam web com resultado: ‘Mais novos’
Fabiano Menotti, de 47 anos, da dupla com César Menotti, surpreendeu a web no último fim de semana ao revelar o...
Mais Lidas da Semana
-
Cidades6 dias atrás
Lambasaia comanda a festa de aniversário de 295 anos de Livramento
-
Cuiabá6 dias atrás
Programa Criança Feliz promove encontros sobre saúde da gestante
-
Várzea Grande6 dias atrás
Vereadores de VG aprovam carros sobre calçadas e moradores ficam indignados
-
Cuiabá5 dias atrás
Conselheiros tomam posse no Conselho Municipal de Desporto e Recreação Pública
-
Cuiabá6 dias atrás
Força-tarefa limpa bocas de lobo na região central de Cuiabá
-
Política MT5 dias atrás
Jovem é morto a tiros dentro de casa e amigo fica ferido em cidade de Mato Grosso
-
Sem categoria6 dias atrás
Comissão de Segurança aprova audiência pública para discutir câmeras nas fardas de militares
-
Cuiabá5 dias atrás
Prefeitura e Jucemat lideram avanços em desburocratização durante workshop