Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Orgulho e dedicação marcam carreira de servidores do Procon-MT

Publicado em

A semana do consumidor 2019 chegou ao fim, mas a luta pela garantia dos direitos dos consumidores segue firme em Mato Grosso. Por trás desse trabalho, dezenas de servidores se dedicam a fiscalizar, orientar e mediar conflitos. Muitos deles, já aposentados, orgulham-se de terem feito parte dessa missão.

São pessoas como Margarida Amorim, 80 anos, que é inspiração para os mais jovens. Ao entrar no Procon-MT, onde trabalhou no setor de cadastramento dos consumidores, recebe abraços, elogios e sorrisos por onde passa. Orgulhosa da memória que construiu, retribui o carinho com toda a sabedoria e paciência que a idade lhe proporcionou.

“Eu fazia as fichas das pessoas que procuravam o Procon-MT. Gostava muito do meu serviço, fazia aquilo com amor, sempre procurei fazer o meu melhor. Ajudava as pessoas no que eu podia e buscava me informar com meus colegas quando tinha algo que eu não sabia”, recorda Margarida, aposentada desde 2000.

O tempo de casa também faz de Mariza Beatriz Souza, 61 anos, um exemplo a ser seguido. Ela tem 37 anos de Procon-MT, mas sua história enquanto servidora do Estado começou muito antes, quando ela tinha apenas 12 anos. “Comecei no antigo Ipemat [Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso], na época a lei permitia”, esclarece.

Leia mais:  Caminhoneiro morre eletrocutado após caçamba encostar em fio de alta tensão em fazenda de MT

Educadora por formação, Mariza atuou no Procon-MT sempre na área de educação para o consumo, utilizando para isso o universo lúdico. “Eu trabalhava por meio da arte, com bonecos, levando a crianças e adultos o código do consumidor. Fico emocionada ao lembrar daquele período”.

O trabalho de educar pela arte foi tão prazeroso durante as mais de três décadas de Procon-MT que Marisa absorveu isso para a vida particular. Hoje, trabalha com idosos em um grupo de dança sênior. “Trabalho com educação para idosos. Tenho um personagem que interpreto, que é o Charles Chaplin, e por meio da arte falo sobre prevenção a doenças articulares e Alzheimer”, orgulha-se.

Tanto Margarida quanto Mariza foram homenageadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) no Dia Mundial no Consumidor – 15 de março – junto a outros 48 servidores do Procon-MT. A iniciativa partiu do deputado estadual João Batista, que assumiu a vice-presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da AL-MT. “Nós não estaríamos comemorando essa data se não fosse o empenho e o trabalho de todos os servidores envolvidos”, frisou.

Leia mais:  Atendentes do Ciosp passam por treinamento psicológico para receber ocorrências

Secretária-adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Gisela Simona agradeceu em nome de todos os colaboradores da instituição. “A cada um dos servidores, o nosso muito obrigada por tudo que fizeram e fazem pela defesa do consumidor. Que continuem, aposentados ou não, lutando por essa causa que é digna”.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  “É determinante que todos continuemos a evitar o contato social”, afirma governador
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Centro de Solução de Conflitos de Jaciara realiza Mutirão Dívida Zero até sexta-feira

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana