conecte-se conosco


Cuiabá

Operação ajuda Ministério da Saúde a medir impacto do Programa Vida no Trânsito; veja balanço

Publicado

Luiz Alves

Mais de 480 testes de alcoolemia foram realizados durante uma série de blitz acompanhadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), entre as noites de sexta-feira (29) e domingo (1). A ação faz parte da Pesquisa Vida no Trânsito, desenvolvida por alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), junto ao Ministério da Saúde. 

O estudo analisa o impacto do Programa Vida no Trânsito (PVT) em 14 capitais nas cinco regiões do país, considerando aspectos determinantes das lesões e mortes causadas pelos acidentes de trânsito. Em Cuiabá as abordagens aconteceram respectivamente nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Arquimedes Pereira Lima, XV de Novembro e Tenente Coronel Duarte.

No total foram lavrados 166 Autos de Infração de Trânsito (AIT) durante a operação, sendo 39 por dirigir sob efeito de álcool (artigo 165); 10 por recusar-se a realizar o teste do etilômetro (artigo 165ª); 30 por dirigir sem CNH (artigo 162 I); 50 por dirigir veículo registrado sem estar licenciado (artigo 230); e 7 por dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias (artigo 162 V).

Além disso, houve registros de 30 Autos por infrações diversos e oito prisões por embriaguez e desacato (artigo 306 V). Ao longo dos quatro dias de trabalho, 96 veículos, entre carros e motos foram removidos.

Leia mais:  Inscrições para a 4ªConferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência já estão disponíveis

O professor da UFG, Otaliba Libânio, explica que os números integrarão o estudo do Ministério da Saúde, apontando a prevalência de fatores de risco nos acidentes de trânsito, como uso de celular, alta velocidade e beber e dirigir. “O objetivo principal é avaliar o impacto do Programa. Para isso, fazemos coletas e, além, dos números das blitz, entrevistamos os motoristas.”

A avaliação, que começou em março deste ano, acontece em cidades ou regiões metropolitanas com mais um milhão de habitantes. Para isso, foram sorteadas duas cidades por região do país. Neste contexto Cuiabá é o 13ª município a receber a equipe responsável pelo levantamento, antecedendo São Paulo (SP).

De acordo com o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, em Cuiabá o Vida no Trânsito já identificou três fatores críticos quando se trata de mortalidade no trânsito: as altas taxas de acidentes envolvendo motociclistas, consumo de bebida alcoólica e alta velocidade.“Temos feito um trabalho para reduzir os óbitos. Já observamos resultados, principalmente nas vias onde temos radares”, explica.

A Blitz é realizada em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI); o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTRAN); a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran); o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT); a Polícia Rodoviária Federal (PRF); a Secretaria de Segurança Pública (Sesp); e Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Leia mais:  Prefeitura de Fortaleza busca soluções para modernização em programa da Gestão

O PVT em Cuiabá

A secretária-adjunta, Luciana Zamproni lembra que a Semob  já está trabalhando com um plano de ações para 2020.  No início do mês, representantes do Ministério da Saúde estiveram na Secretaria para discutir ações do Projeto Vida no Trânsito. No encontro, os gestores fizeram um balanço das ações adotadas desde 2013 para a redução da mortalidade nas vias do Município.

“Com os dados em mãos e o resultado do estudo poderemos estabelecer diretrizes para o programa. É importante destacar que o planejamento é feito em parceria com a equipe da Vigilância Epidemiológica, a Diretoria de Trânsito e as comissões de dados”, diz a adjunta.

Em Mato Grosso o Vida no Trânsito conta com a parceria de órgãos como a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Detran, Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Saúde, além das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura democratiza programação natalina com o lançamento do Natal da Gente

Publicado

Divulgação/Sicom

A magia do Natal irá, literalmente, “passear” pelos quatro cantos da Capital mato-grossense. Com o objetivo de facilitar à população o acesso a uma programação que simboliza esse importante período do ano, a Prefeitura de Cuiabá realiza a primeira edição do Natal da Gente. A solenidade de lançamento do projeto acontece nesta segunda-feira (16), às 19h, na Praça Santos Dumont, localizada na Avenida Getúlio Vargas.

Após concentrar, nos anos anteriores, todas suas atividades na Praça Alencastro, o Município optou neste ano por montar uma estrutura móvel que circulará por diferentes bairros. “Planejamos para este ano expandir essa programação. Dessa forma, chegaremos as comunidades mais afastadas da região central, presenteando os moradores com tudo aquilo que representa o clima natalino”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.  

Do dia 16 até 23 de dezembro, um caminhão bitrem, totalmente transformado, passará por bairros estratégicos, alcançando todas as regiões de Cuiabá. O veículo levará para as localidades atrações como presépio, chuva de neve e Casa do Papai Noel, com a presença do Bom Velhinho. Além disso, serão realizadas apresentações culturais com o grupo Flor Ribeirinha, Coral Municipal e Companhia Teatral Cena Onze. 

Leia mais:  Prefeitura abre inscrições para visita técnica nas obras de restauração da Casa de Bem Bem

“Todos esses elementos natalinos estarão disponíveis nos bairros das 18h às 23h. Nesse período, a população poderá contemplar, tirar fotos, as crianças conhecerão o Papai Noel, tudo com total segurança. O Natal é a data que mais representa o espírito de humanização. Então, buscamos pensar naqueles que não têm condições de se deslocarem ao centro da cidade para curtir esse momento com família”, explica a primeira-dama Márcia Pinheiro. 

Na região central, a Praça Santos Dumont também está preparada para receber o público nesta segunda-feira. O local conta com ornamentação natalina, túnel de luz e Casa do Papai Noel. Igualmente, a Avenida Getúlio Vargas receberá decoração ao longo de sua extensão. Todas as ações são feitas por meio de parceria com as concessionárias Águas Cuiabá e Energisa Mato Grosso.  

Confira a programação completa: 

● Dia 16 — Segunda-feira
> 19h — Lançamento na Praça Santos Dumont
● Dia 17 — terça-feira
> 18h— Bairro Santa Isabel
● Dia 18 — Quarta-feira
> 18h— Bairro Jardim União
● Dia 19 — Quinta-feira
> 18h— Bairro Três Barras
● Dia 20 — Sexta-feira
> 18h — Bairro Planalto
● Dia 21 — Sábado
> 18h— Bairro Omar Cabral
● Dia 22 — Domingo
> 18h — Bairro Parque Cuiabá
● Dia 23 — Segunda-feira
> 18h — Bairro Pedra 90

Leia mais:  Tratamento realizado no SUS corrige problema congênito e possibilita que criança ande normalmente

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama lamentam o falecimento da servidora Sebastiana Maria Clara da Silva e Souza

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a primeira-dama Márcia Pinheiro lamentaram o falecimento de Sebastiana Maria Clara da Silva e Souza, aos 60 anos. Moradora tradicional do bairro Pascoal Ramos, Sebastiana faleceu neste sábado (14), deixando o esposo Edmílson Batista de Souza (Neno), além dos filhos Wagner da Silva Souza e Wanessa Cristina de Souza Barros e netos.

Sebastiana possui uma forte ligação de amizade com o prefeito e a primeira-dama, construída ainda na época que chefe do Executivo atuava como vereador da Capital. O laço se estreitou ainda mais quando Sebastiana tornou-se madrinha de casamento de Emanuel e Márcia Pinheiro. 

Além disso, é reconhecida no Pascoal Ramos por toda sua luta em prol da comunidade, junto ao seu companheiro e líder comunitário, o Neno. Servidora efetiva da Prefeitura de Cuiabá, desde 1990, possui importantes trabalhos prestados, ajudando no desenvolvimento do histórico bairro da região Sul. 

Como servidora pública, atuou na área da educação, atendendo as crianças da Creche Municipal Manoelino de Jesus, no próprio Pascoal Ramos. Posteriormente, foi transferida para a área da saúde, prestando serviços na policlínica e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, também localizados na mesma comunidade. 

Leia mais:  Novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência são empossados para o biênio 2019/2021

“Nossas famílias possuem uma profunda ligação e, neste momento de dor, queremos abraçar e confortar nossos amigos. Tivemos a honra de conhecer a Sebastiana e somos eternamente gratos por ela ter aceitado fazer parte da nossa história. Uma mulher que é um exemplo de luta e integridade que, com toda certeza, deixa um importante legado para seus familiares, amigos e todos que tiverem a oportunidade de conhecê-la”, disse o prefeito. 

O velório de Sebastiana Maria Clara da Silva e Souza acontece nesta tarde, na Rua Antônio Lira, nº 49, Pascoal Ramos, endereço no qual residiu por muitos anos,

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana