conecte-se conosco


Mato Grosso

MTI lança podcast para falar de cultura da informação, tecnologia e inovação

Publicado


A Empresa Mato-grossenses de Tecnologia da Informação (MTI) lança o podcast MTI TIC Talk para falar de cultura da informação, tecnologia e inovação, nesta terça-feira (27.10). O primeiro episódio do programa debate sobre a GPT-3, uma inteligência artificial generalista que vem causando polêmica no meio tecnológico.

“GPT-3: O Exterminador de Futuro!?” É com essa provocação que a MTI abre o primeiro episódio do programa que pretende debater o uso de novas tecnologias e seus desdobramentos éticos e filosóficos.

“A utilização da Inteligência artificial está se tornando cada vez mais comum no nosso dia a dia. A GPT3 levantou debates nos fóruns e comunidades de tecnologia nos últimos tempos, devido à extensa base de conteúdo utilizada para seu treinamento trazendo uma verossimilhança com a realidade nunca vista antes”, afirma um dos participantes do programa e analista da MTI, Guilherme Campos.

Traduzido do inglês- Generative Pre-training Transformer 3 (GPT3) é um modelo de linguagem autoregressivo que usa aprendizado profundo (deep learning) para produzir texto semelhante ao humano. Desenvolvido pela OpenAI baseado em machine learning (aprendizado de máquinas), possui a capacidade de escrever diversos tipos de gêneros textuais com grande verossimilhança a qualquer trabalho executado por um humano, inclusive, linguagem de programação.

Leia mais:  Em Sinop, operação da PM prende 5 motoristas por embriaguez ao volante

Contudo, essas possibilidades também levantaram uma série de questionamentos e preocupações. Por conta de um imenso banco de dados, com todo tipo de conteúdo, o GPT-3 também pode reproduzir conteúdos de ódio, como xenofobia, racismo e machismo. “Algumas experiências mostraram o quão problemático o GPT3 pode ser e nós enquanto programadores precisamos estar atentos a seus possíveis desdobramentos”, afirmou uma das apresentadoras do programa, a analista da MTI, Sayuri Arake Joazeiro.

MTI TIC TALK

A ideia da criação de um podcast para poder abordar novas tecnologias e os seus impactos surgiu dos próprios colaborares da empresa. O MTI TIC Talk é uma das mais de 50 ideias inovadoras analisadas pela Unidade de Gestão Estratégica de Inovação da MTI no último ano.

O nome surgiu da junção das siglas TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e Talk (falar, traduzido do inglês). O programa terá periodicidade mensal. “Todo mês pretendemos convidar parceiros, colegas e colaboradores da MTI para debater sobre aquilo que a gente mais gosta, tecnologia”, afirmou Patrícia Ladislau, analista da MTI e uma das criadoras, do podcast.

Leia mais:  Região Médio-Norte recebeu 39,3 mil testes rápidos do Governo de Mato Grosso

Para ouvir o programa você pode acessar o anchor.fm/mtitictalk  ou acessar as principais plataformas de streaming de áudio.

O primeiro episódio do MTI TIC Talk contou com a participação do secretário adjunto da Seplag, Sandro Brandão, e dos analistas de TI, Guilherme Campos e Kivson Andrade. O programa contou com a mediação das analistas Sayuri Arake e Patrícia Landislau.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Entrega dos cartões do auxílio em Cuiabá termina na sexta-feira (14.05)

Publicado

Para entrega dos cartões é preciso que o contemplado tenha em mãos documento pessoal com foto e CPF

Termina nesta sexta-feira (14.05), às 13h, a entrega dos cartões do Ser Família Emergencial para os beneficiados de Cuiabá. No total, serão entregues mais de 12 mil documentos para famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, inclusas no Cadastro Único das Políticas Sociais Brasileiras do Ministério da Cidadania (CadÚnico), e que recebem até R$ 70 per capita por mês.

O contemplado precisa ir pessoalmente até a sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), munido de documento pessoal com foto e CPF. O benefício garante R$ 150 por mês, durante cinco meses, exclusivamente para aquisição de alimentos em mais de 700 estabelecimentos cadastrados. A lista dos supermercados está disponível no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

É extremamente proibida a aquisição de bebidas alcoólicas, produtos a base de tabaco, cosméticos e combustíveis. O estabelecimento que for identificado comercializando produtos que não sejam de gênero alimentício, através do cartão do Ser Família Emegencial, poderá ser descredenciado, e a situação relatada aos órgãos de controle.

Leia mais:  Centro de Triagem Covid-19 não receberá pacientes nesta segunda-feira (26)

Em todo o Estado, serão beneficiadas 100 mil famílias mato-grossenses que vivem abaixo da linha da pobreza. O auxilio emergencial foi criado pelo Governo do Estado após pedido da primeira-dama Virginia Mendes.

FONTE – GOVERNO DE MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Caminhão de combustível pega fogo em MT

Publicado

O caminhão com madeira estava estacionado uns 200 metros a frente foi atingido pelo óleo diesel em chamas.

Um caminhão tanque carregado de óleo diesel tombou e pegou fogo na BR-364, em na região de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (13). O incêndio causado pelo combustível derramado na pista atingiu outra carreta, carregada de madeira.

O caminhão com madeira estava estacionado uns 200 metros a frente foi atingido pelo óleo diesel em chamas.

O Corpo de Bombeiros tenta conter o fogo dessa segunda carreta atingida, que já teve toda a carga de madeira consumida pelas chamas.

O caminhão tanque de combustível foi completamente destruído pelo fogo.

 

Fonte G1

 

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Sertanejo de raiz embala lives desta quarta-feira (29.04)
Continue lendo

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana