Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

MTI capacita servidores da Sefaz para operar ferramenta de análise de dados

Publicado em

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) está capacitando os servidores da Secretaria de Fazenda (Sefaz) para operar a plataforma de informações gerenciais do Governo (IG), que é utilizada para análise e gerenciamento de dados.  A intenção é que, com a ferramenta, haja a centralização de informações relativas à secretaria, de modo a facilitar a análise dos gestores.

A capacitação é ofertada a 20 servidores da Superintendência de Controle e Fiscalização de Trânsito (Sucit), responsáveis pela fiscalização de mercadorias em trânsito nos postos fiscais de Mato Grosso e, por consequência, por assegurar o cumprimento das obrigações tributárias.

Durante a capacitação, os servidores recebem aulas teóricas e práticas sobre os fundamentos dessa ferramenta, que se conecta em várias bases de dados dos sistemas de arrecadação e reúne, em um único painel, todas as informações necessárias para que se possa fazer a análise de dados.

De acordo com o gerente responsável pela ferramenta na MTI, Helder Ramos, a plataforma vai auxiliar na tomada de decisões de forma intuitiva, através da organização, análise e cruzamento de todos os dados relevantes da superintendência. 

Leia mais:  Estratégia de controle de desmatamento em MT é referência para colombianos

“Esse painel conecta com vários outros sistemas e traz gráficos, informações importantes e estratégicas para tomada de decisão em tempo hábil. Hoje, por exemplo, são necessários acessos a vários sistemas, a emissão de vários relatórios para ter essas informações, que agora estarão todas centralizadas”, explica.

Ainda segundo Helder, com a capacitação os servidores terão condições de construir seus próprios painéis de informações, transformando os dados vindos de fontes diferentes em conhecimento à Sefaz. “O painel vai criar um grande arquivo com todas as associações de modo fácil. Haverá maior agilidade para o servidor e para a tomada de decisões dos gestores”, disse.

O analista de TI que ministra a capacitação, Reverton Cristaldo, ressaltou que todos os servidores terão que realizar, como atividade de conclusão da capacitação, tudo o que foi aprendido em sala de aula. “O exercício final da capacitação é a construção de um painel real com as informações da própria superintendência, de uso diário. Eles vão encerrar o curso já criando o painel que vai substituir a forma com que trabalham hoje”, afirmou. 

Leia mais:  Novembro teve 4.669 reclamações registradas junto ao Procon-MT

Além de promover a capacitação, a MTI oferece toda infraestrutura tecnológica da ferramenta e o licenciamento para seu uso, bem como a garantia da segurança da informação. Essa plataforma de informações gerenciais já é utilizada pela Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Saúde (SES), entre outros órgãos públicos.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Vereador ouve demandas de alunos e coordenadores em escola estadual
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Estratégia de controle de desmatamento em MT é referência para colombianos

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana