Várzea Grande

Mauro Mendes e Lucimar participam de evento e reforçam políticas sociais

Publicado em

O Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande vão se unir na busca de políticas públicas sociais de interesse da população e que se traduzam em geração de emprego e renda.

Essa foi a tônica da fala do governador Mauro Mendes que demonstrou seu otimismo no futuro de Mato Grosso e de Várzea Grande, “pois ambos estão sendo administrados por pessoas que pensam no bem comum de toda a sociedade, pois nem eu, nem a prefeita Lucimar Campos fazemos políticas de exclusão e sim de inclusão social”, disse Mauro Mendes acompanhado da primeira-dama, Virginia Mendes e do secretário Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho durante as festividades em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres em Várzea Grande.

Mauro Mendes pediu um voto de confiança às mulheres, pois ela tem papel preponderante na formação de uma sociedade mais justa e igualitária, pois as mulheres querem e terão respeito, participação e principalmente interação com nossa gestão.

Já a prefeita Lucimar Sacre de Campos lembrou que a igualdade não pode ser de pensamentos, pois a diversidade torna a vida mais democrática para todos. “Nossa igualdade tem que ser de respeito, de oportunidades e de participação, pois juntos, mulheres e homens tem a capacidade de construir uma sociedade com mais justiça social”, frisou Lucimar Sacre de Campos.

Já para o senador Jayme Campos, comemorar o Dia Internacional das Mulheres é fundamental para que ninguém possa esquecer os anos de opressão vividos em todo mundo pelas mulheres, “mas o mais importante é definir instrumentos que melhorem, criem facilidades e permitam a todas mulheres as mesmas opções dos homens e que elas possam fazer seu papel fundamental que é ajudar para que tenhamos o Brasil, o Mato Grosso e a Várzea Grande que queremos”, explicou o senador Jayme Campos.  

Símbolo das conquistas políticas, econômicas, trabalhistas e sociais obtidas pela classe feminina ao longo dos anos, o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de Marco, foi comemorado pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social. A confraternização e comemoração para as mulheres de Várzea Grande com a temática ‘Dia da Mulher – Mulher a Estrela é Você’ foi realizado no Centro Pastoral Padre Aldair Carniel e contou com a presença centenas de mulheres de todos os segmentos da sociedade várzea-grandense.

Leia mais:  “Meus eleitores não pedem dinheiro”, assegura Julinho

Mais do que uma data comemorativa, a data evoca a reflexão sobre diversos valores e mais espaço para às mulheres na sociedade. O evento teve como objetivo elevar a autoestima e melhorar a qualidade de vida das mulheres do município.

Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos aproveitou a oportunidade para conversar com as mulheres presentes sobre a importância do dia, que não é só de homenagens, mas principalmente para lembrar a luta das mulheres trabalhadoras, que em 1857 deram a vida por melhores condições para todas as mulheres. “Nós avançamos expressivamente, mas ainda temos muito que lutar, porque ainda somos minoria nos diversos segmentos e também na política. Precisamos lutar para continuar ocupando nossos espaços na sociedade”, ressaltou.

Lucimar Sacre agradeceu a presença de todos, parabenizou as mulheres e falou sobre as conquistas femininas e o acúmulo de responsabilidades, o que acarretou a dupla jornada. “Todas as mulheres são guerreiras porque buscaram seus direitos perante uma sociedade desigual em vários aspectos e hoje são peças fundamentais na rede empresarial, no comércio, na educação e tantas outras áreas, a grande maioria são donas de casa com responsabilidades perante a família. Por toda esta luta diária é que devemos reverenciar as conquistas já adquiridas pelas mulheres e buscarmos auxiliar para que outras vitórias aconteçam”.

Para a secretária de Assistência Social, Flávia Omar o evento foi realizado para agradar a todas as mulheres, “A Secretaria trabalhou com o objetivo de presentear as mulheres, para que elas pudessem vir, participar, confraternizar e se sentir valorizada pela comemoração ao seu dia. Acredito que a Secretaria cumpriu com a tarefa de parabenizar as mulheres, foi uma noite agradável e interessante. Por isso agradeço aos funcionários da Secretaria, dos CRAS, do Conselho Tutelar e outros que se dedicaram para a execução de cada detalhe desse Dia da Mulher”, pontuou a secretária.

Leia mais:  Alunos de Várzea Grande são premiados em projeto do Ministério Público do Trabalho

Conforme a secretária Flávia Omar, a iniciativa está em linha com os objetivos da gestão de fortalecer as políticas públicas com diálogos e aproximação dos segmentos para consolidar as diretrizes para democratização das frentes sociais de interesse público das mulheres. “Essa é uma oportunidade de discutir o papel da mulher na sociedade contemporânea e seus respectivos destaques em todo o Brasil”, sublinhou.

“No Dia Internacional da Mulher reservamos um tempo especial para homenagear nossas mulheres, que se dedicam a fazer a diferença no nosso município, em diversas áreas de atuação e, nada melhor do que o reconhecimento a essas guerreiras, por parte da administração pública”, declarou a secretária de Assistência Social do município.

Para a subsecretária de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande, o Dia Internacional da Mulher é uma forma de reconhecer a importância que as mulheres desempenham no seu espaço diário, seja na família, na sociedade ou em ações corriqueiras do seu dia a dia.

Representando o público presente, Maria de Lourdes de 43 anos, falou do evento, “gostei bastante dessa comemoração e pretendo participar todos os anos. Vejo que esta festa comemorativa vem para valorizar e empoderar a mulher”.

Na comemoração ao – Dia Internacional da Mulher – as mulheres foram contempladas com várias atividades coordenadas pela Secretaria de Assistência Social com atração humorística de Nico & Lau; apresentação do Circo Intenda e o coral ‘Vozes de Várzea Grande. 

Por: Cláudia Joséph – Secom-VG

Comentários Facebook
Advertisement

Várzea Grande

Prefeito participa de formatura do Proerd e destaca combate às Drogas

Published

on

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande participam, nesta e na próxima semana, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia, além de marcar o encerramento das aulas, serve como incentivo e reforço das lições transmitidas durante o projeto, cujo objetivo é realizar a prevenção contra drogas nas escolas. Nesta segunda-feira (8), a formatura aconteceu para os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos.

Presente no evento, o prefeito Kalil Baracat destacou a importância de projetos como o Proerd, que atuam na prevenção às drogas desde a infância, pois garantem para as crianças um futuro com mais possibilidades. “Ficamos muito felizes pela parceria com a Polícia Militar em diversos projetos que, como esse, ajudam a construir um futuro melhor para as nossas crianças”, afirmou.

Para o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Silvio Fidelis, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. “Temos como ideal uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social, e programas como o Proerd, conduzidos em parceria com a Polícia Militar, somam em direção a esse objetivo”, disse.

O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões, que ensina as crianças a refletirem sobre suas escolhas em quatro etapas: parar; pensar; analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão.

Leia mais:  APOIO PARTIDÁRIO E PARLAMENTAR CARLOS BEZERRA SE REÚNE COM KALIL E ASSEGURA APOIO PARA OBRAS E AÇÕES PRESIDENTE DO MDB

“O trabalho do programa é realizado em uma pedagogia socioconstrutivista, de forma que a criança aprende tudo pela relação com o policial que vai à sala de aula, fardado, para as aulas”, explica o Cabo PM Romoaldo, instrutor do Proerd, e completa, afirmando que o programa também atua para conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades com o meio escolar e com a comunidade, ensinando respeito e disciplina.

“Além dos benefícios para os alunos e a comunidade, o Programa também ajuda a polícia a se aproximar da sociedade, estabelecendo um vínculo entre as crianças e os instrutores policiais, incluindo estes agentes nas diferentes comunidades”, completa Romoaldo.

A professora Rose Araújo, do 5º ano, destaca que o projeto também ajuda na sala de aula, pois as crianças aprendem mais sobre respeito e disciplina. “Nossos alunos participaram bastante, aprenderam muitas coisas, então acredito que vão poder fazer escolhas melhores desde agora”, disse.

Para Nawaly Azevedo, mãe de Nauane Gabrielly, o projeto representou mudanças importantes na filha e um estímulo importante para que ela continue num caminho sem drogas e sem violência.

Além da formatura, a cerimônia marcou a premiação de dois alunos como destaques na redação, Filipe Franca e Yasmin dos Santos. Essa última disse que o programa a ajudou a ter mais responsabilidade e, principalmente, ser mais confiante de si. “Foi muito legal e acho que vai ser bom para o meu futuro, porque ensina coisas importantes”, completou.

Leia mais:  Ministério Público e Conselho Tutelar baixam Resolução recomendando rigor na eleição

A Superintendente Pedagógica da SMECEL, Luz Marina da Silva, destacou o Proerd como um programa já tradicional na Rede Municipal e que se aprimora a cada ano. “Ficamos muito contentes de ver também a participação da comunidade, prestigiando aqui o evento, pois se trata de um programa com uma missão muito importante de afastar as nossas crianças das drogas e da violência”, concluiu.

O evento também contou com a participação da Banda de Música de Várzea Grande e do Superintendente de Cultura, professor Joilson. Os próximos formandos serão os alunos das EMEB Ana Francisca de Barros; Aristides Pompeo de Campos; Rita Auxiliadora de Campos Cunha; Faustino Antônio da Silva e Dirce Leite de Campos, respectivamente.

No segundo semestre de 2022, 26 turmas do 5º ano da rede municipal receberão o projeto, nas EMEB Demétrio de Souza; Heróclito Leôncio Monteiro; Manoel Correa de Almeida; Mercedes de Paula Sôda; Marilce Benedita de Arruda; Líbia da Costa Rondon; Lenine de Campos Póvoa e Lúcia Leite Rodrigues.

fonte – varzea grande mt gov

Comentários Facebook
Continue Reading

Várzea Grande

Três homens são presos por suspeita de falsificar diplomas em Várzea Grande (MT)

Published

on

Três homens foram presos em flagrante, nesta terça-feira (9), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, sob suspeita de integrarem uma quadrilha de falsificação de diplomas e documentos, segundo a Polícia Militar.

De acordo com o 1º tenente Góes, o chamado inicial era para atender uma ocorrência de roubo de veículo. Contudo, quando os militares fizeram a abordagem do carro suspeito, encontraram diversos diplomas e documentos falsos.

Segundo o tenente, essa prática é conhecida como “golpe do seguro”.

“Tudo começou com uma ocorrência de roubo de veículo, que localizamos na Avenida Mário Andreazza em Várzea Grande. Fizemos a abordagem e dois suspeitos desceram do carro, então vimos que dentro do carro tinha diversos certificados. Eram falsificadores de documentos e estavam indo fazer uma entrega. Continuamos o acompanhamento e identificamos a pessoa que iria receber o certificado”, disse.

Os suspeitos irão responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público, formação de quadrilha e roubo, de acordo com a PM.

fonte – g1

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana