Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Instaladas na ALMT as comissões de Educação e de Indústria e Comércio

Publicado em

Foto: Ronaldo Mazza

Foram compostas e instaladas na tarde desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), as comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Indústria, Comércio e Turismo. Ambas serão presididas por deputados em primeiro mandato, respectivamente, Thiago Silva (MDB) e Xuxu Dalmolin (PSC)  e terão parlamentares ‘veteranos’ na condição de vice-presidentes – Valdir Barranco (PT) e Dilmar Dal Bosco (DEM).

Para o novo presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, será um trabalho muito importante no contexto de desenvolvimento que se apresenta em Mato Grosso, por conta das concessões para construção de ferrovias e a consequente modernização da logística de transporte do estado.

“É a hora de industrializar Mato Grosso, agregar valor à nossa produção primária e gerar empregos; também precisamos potencializar o comércio e criar condições para a expansão do turismo”, assinalou Dalmolin.

Na presidência da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, o deputado Thiago Silva relembrou de sua atuação em defesa de tais direitos sociais quando vereador em Rondonópolis, trabalho ao qual dará prosseguimento na Assembleia Legislativa.

Leia mais:  Auditores recebem prêmio nacional pelo programa Integridade MT

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

Remídio Kuntz cobra melhorias em iluminação e segurança no trânsito

Published

on

Durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada nesta segunda-feira (24), foram aprovadas duas indicações do presidente da Casa, vereador Remídio Kuntz. As propostas tratam da instalação de iluminação pública e da implantação de redutores de velocidade em áreas com grande fluxo de veículos e moradores.

Na Indicação 130/2025, o parlamentar solicitou a instalação de luminárias de LED nas chácaras Terras Brasil, Pôr do Sol e Brisa da Mata. A justificativa destaca a importância da medida para garantir mais segurança, conforto e economia aos moradores da região.

A Indicação 131/2025 pede a construção de redutores de velocidade na Estrada Alzira, no cruzamento com a Rua Rio Arinos, entre a Avenida Joaquim Socreppa e o Bairro Maripá. De acordo com o vereador, o local apresenta grande movimentação de veículos, inclusive ônibus escolares, o que reforça a necessidade de ações para prevenir acidentes.

Fonte: Política MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Projeto que indica a obrigatoriedade de rótulos na parte frontal das embalagens é apresentado na AL
Continue Reading

Política MT

Bombeiros civis são homenageados na Assembleia Legislativa

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) prestou homenagem aos novos bombeiros civis do estado em Sessão Especial realizada na noite de quinta-feira (27). O evento reuniu os alunos que acabaram de concluir o curso e agora vão atuar para garantir a segurança do público em ambientes de grande circulação, espaços aquáticos e também como brigadistas na prevenção e combate a incêndios.

A homenagem foi requerida pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), que é policial militar de formação. “Antes de ser policial, eu sonhava em ser um militar, em servir as Forças Armadas. E, aos 19 anos, escolhi uma profissão que se aproximava do meu sonho e fiz o curso de vigilante. Mais tarde, o curso me ajudou muito no concurso público”, relembrou o deputado.

Ainda segundo o deputado, a moção entregue aos novos bombeiros civis reconhece a dedicação e a importância destes profissionais que atuam no atendimento direto às pessoas e também na elaboração de projetos de segurança e prevenção de acidentes. “Estes profissionais escolheram uma categoria que se soma ao trabalho das Forças de Segurança, onde os bombeiros militares não podem estar”, afirmou Elizeu Nascimento.

O coordenador pedagógico do curso, André Dionízio, explicou que o curso de bombeiro civil se divide em três classes, sendo a primeira voltada para formação mais generalista, com 360 horas de duração. A classe dois tem 500 horas de aula e os profissionais saem com formação específicas nas áreas de interesse. A terceira classe é voltada para profissionais como engenheiros, por exemplo, e tem o objetivo de capacitar para elaboração de projetos de segurança.

Leia mais:  Deputado promove junto dos reeducandos a revitalização do Cefapro Rondonópolis

Para Lucas Regenold, um dos alunos formando e homenageado, o curso de bombeiro civil é uma porta de entrada para a carreira militar. “É um curso muito completo e voltado para atender a sociedade. Saímos preparados, pois tivemos conhecimento teórico e prático, e estamos aptos a atuar tanto na área urbana quanto rural. Agora vou tentar a carreira militar”.

Ao todo, 43 alunos concluíram o curso de formação, sendo que 35 deles participaram da cerimônia de homenagem.

Regulamentação – Está em tramitação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 2273/2023, que dispõe sobre a regulamentação, em âmbito estadual, da profissão de bombeiro civil. O objetivo é estabelecer as atribuições destes profissionais e tornar obrigatória a manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por bombeiros civis, em ambientes como shoppings centers, hipermercados; grandes lojas de departamentos; campus universitário; qualquer estabelecimento de reunião pública educacional ou eventos temporários em área pública ou privada que receba grande concentração de pessoas em número acima de 500 ou com circulação média de mil pessoas por dia; e em demais edificações ou plantas cuja ocupação ou uso exija a presença de bombeiro civil, conforme legislação estadual de proteção contra incêndio e pânico.

Atualmente o projeto de lei está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e aguarda parecer para depois ser encaminhado para segunda votação em Plenário.

Leia mais:  Festival de Pesca de Tabaporã é incluído no calendário oficial de MT

Veja os homenageados com Moção de Aplausos:

Sub Tenente Bombeiro Militar Lindson Ramathis M. Nascimento

Coronel Bombeiro Militar Reformado Arilton Azevedo Ferreira

Coordenador Pedagógico André Lauro de Freitas Dionizio

Instrutora Francislene Amaro Dos Santos

Abinael Marques De Lima

Adrielly Da Silva Fernandes Teixeira

Alex De Oliveira Costa

Bruna Ferreira De Souza

Carlos Abraão Da Silva Santos

Daniel Fellype Espírito Santo Siqueira

Esdra Camila Pinho Agostinho

Felipe Ferreira De Souza

Francisco Ricardo Souza

Francisco Rodrigo Souza

Gentil Vicente Azevedo

Hevylen Costa Santana Da Silva

Joanil De Figueiredo

Josias Antônio Teixeira

Julia Robert Miranda De Lima

Júlio Cézar Queiroz

Lindomar De Oliveira Campos

Lucas Regenold Da Silva

Ludmila Cristina Campos Dos Santos

Marcos Rafael Da Silva Almeida

Marcos Vinícius Souza Santos

Maria Silvania Rodrigues De Lima

Mariane Istefany Cunha Nascimento

Micael Marques De Oliveira

Odair Jose Miranda Leal

Priscila Mariele Duarte Amorim

Rafaella Mattos Do Nascimento Lopes

Regina Rodrigues De Oliveira

Roberta Keller De Souza Soares

Rodrigo Estevan Da Silva Lara

Silvia Cristina Do Nascimento

Suewellyn Cristina Da Silva Rondon

Tamara Talita Weisheimer Ewald Ribeiro

Viviany Marinho Brasil Dos Santos

Willian Marcel Carraro

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana