Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Horto Florestal é reaberto para visitação por meio das trilhasHorto Florestal é reaberto para visitação por meio das trilhas

Publicado em

O Horto Florestal Tote Garcia foi reaberto nesta semana para visitação nas trilhas que cortam a área preservada. Para marcar o retorno das atividades, na terça-feira (3), 20 alunos da EMEB Maximiano Arcanjo da Cruz, do bairro Santa Laura, em Cuiabá, participaram de uma trilha guiada. Durante o percurso, tiveram uma aula sobre a fauna e a flora que compõem o ecossistema local.

As visitas estão abertas a estudantes, turistas, grupos de idosos e famílias, das 7h30 às 17h, e devem ser agendadas pelo número (65) 99358-7483. A reabertura integra a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Crea-MT e o Sebrae. A programação segue até sexta-feira (06), no Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Entre as peculiaridades do Horto Florestal, destaca-se uma espécie de cipó que serve de abrigo e proteção para macacos de hábitos noturnos, que costumam se esconder entre seus fios.

Outra característica curiosa é que parte do Horto não pertence ao bioma Cerrado, sendo resultado de reflorestamento. Apesar da grande presença de árvores, o local costuma ser quente. “As árvores disputam o sol, crescem muito, e as copas se fecham no alto, impedindo a ventilação, o que torna o espaço mais quente”, explicou a educadora ambiental Analice Nazário Castelo.

Leia mais:  Criança com punho fraturado recebe atendimento imediato no Hospital Municipal de Cuiabá

A árvore conhecida como novateiro ou pau-de-formiga chamou a atenção dos alunos. Seu tronco abriga formigas, e basta um toque para que elas apareçam e piquem, com dor intensa.

O Horto também abriga diversas espécies de macacos, entre elas o bugio, a maior da região.

Nas proximidades do Rio Coxipó, que cruza o Horto Florestal, as crianças aprenderam sobre a importância das matas ciliares para proteger o rio e os impactos negativos da interferência humana, como a poluição da água.

Para encerrar o passeio, os estudantes participaram de uma oficina de produção de mudas e levaram para casa o resultado de seu trabalho.

“Nunca tinha vindo aqui, é tudo muito lindo. Amei especialmente os macaquinhos. Vi e até toquei em um deles enquanto comiam bananas. E aprendi muito sobre a natureza”, disse a aluna Ângela Vitória, de 10 anos.

Ela e a prima Ágatha, de 9 anos, fizeram o trajeto juntas. “Gostei das árvores lisas, onde os macacos escorregam como se fosse areia. Na escola, já aprendemos sobre o uso das folhas para fazer adubo”, contou Ágatha.

A servidora pública de Porto dos Gaúchos, Rosa Maria da Silva, também participou do passeio pelas trilhas do Horto Florestal. Em Cuiabá para acompanhar a Semana do Meio Ambiente, ela aproveitou a manhã livre para vivenciar a experiência de conhecer o local.

Leia mais:  Nico e Lau apresentam peça 'Remedeia com o que tem' em praça do Pedra 90 neste sábado em Cuiabá

“Nossa cidade, Porto dos Gaúchos, também é banhada por um rio, o Arinos. Se não cuidarmos, evitando a poluição, podemos enfrentar situações semelhantes às dos rios de Cuiabá. Precisamos aprender com os erros e adotar medidas para prevenir e proteger o meio ambiente”, declarou.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, José Afonso Portocarrero, destacou a importância do Horto como espaço de referência para os moradores. “A reabertura do Horto Florestal, após um trabalho de revitalização das trilhas, representa mais do que a recuperação de um espaço natural. É a reafirmação do nosso compromisso em integrar o verde ao cotidiano da cidade. Queremos que o Horto faça parte da rotina das pessoas, um local de lazer, saúde, educação ambiental e conexão com a natureza. É fundamental que espaços públicos como este estejam vivos, acessíveis e presentes na vida da população”, afirmou.

A programação também contou com a presença da equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, composta pelo diretor Fábio Moura, a coordenadora Amanda Juliano Massuda e a gerente de educação ambiental Zilda Helena da Silva.

#PraCegoVer

A foto mostra o grupo caminhando pelas trilhas arborizadas do Horto Florestal.

fonte – cuiaba mt gov.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Daniel Monteiro reforça compromisso com valorização dos profissionais da educação em Cuiabá

Published

on

Diego Nunes – Assessoria do vereador Daniel Monteiro&nbsp
Durante fala na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta-feira (10), o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) destacou seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação da rede municipal. Presidente da Comissão de Educação da Casa e com experiência prévia na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), o parlamentar tem sido uma das principais vozes nas discussões sobre a revisão da Lei Complementar 220, que trata da carreira dos servidores da educação.
Segundo o parlamentar, é inaceitável que a atual legislação exija um período de três anos para que a nova titulação acadêmica de um profissional seja reconhecida, o que representa, na avaliação dele, um desestímulo à qualificação. “Bastou um discurso sobre o tema para que meu gabinete fosse procurado por diversos profissionais da educação, entre técnicos, professores e servidores, todos trazendo ponderações importantes para o debate sobre a carreira”, relatou.
O vereador também criticou a falta de reconhecimento de diplomas de nível superior obtidos por Técnicos de Manutenção Escolar (TMEs) e Técnicos de Apoio à Infraestrutura Escolar (TAIs). “Temos TMEs que se formam em cursos superiores reconhecidos pelo MEC, como Enfermagem, Contabilidade ou Jornalismo, mas que não têm esse esforço reconhecido pela rede municipal. Isso precisa ser corrigido com urgência.”
Daniel Monteiro chamou a atenção ainda para o fato de que, no caso dos TAIs, a rede só reconhece até a pós-graduação, desconsiderando titulações como mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Na prática, a mensagem que está sendo passada é: não estudem mais. É um completo desincentivo à formação continuada.”
Para acompanhar de perto as discussões sobre a revisão da lei, o parlamentar informou que designou membros de sua equipe jurídica para participarem das reuniões realizadas na Secretaria Municipal de Educação. “Todas as quartas e sextas-feiras, meu gabinete estará presente nessas reuniões. Essa é uma pauta prioritária, e esta tribuna será usada, sistematicamente, para defender a valorização dos profissionais da educação.”
Daniel Monteiro também reconheceu avanços na área, especialmente no que diz respeito à entrega de materiais didáticos. “Estive na Secretaria nesta semana e fui apresentado aos novos materiais que serão utilizados nas escolas. O trabalho técnico está avançando, mas de nada adianta se o profissional da ponta, que aplica esse conteúdo, não for reconhecido como merece,” concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Candidata a vice de Abílio diz que é "grande honra" receber Michelle Bolsonaro em Cuiabá

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Lei de Mobilidade Urbana é aprovada na manhã desta quinta-feira (10)

Published

on

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na manhã desta quinta-feira (10), a 42ª Sessão Ordinária. Durante a sessão, os parlamentares aprovaram dois projetos de lei, que agora seguem para sanção do Executivo Municipal.
A presidente da Casa de Leis, vereadora Paula Calil (PL), teve aprovado, por 23 votos, o Projeto de Lei nº 15.023/25, que institui o programa “Adote um Ponto”. A proposta prevê a colaboração de cidadãos e empresas na melhoria e conservação de pontos de ônibus, táxis, mototáxis e passarelas da capital.
A nova lei permite que pessoas físicas ou jurídicas que “adotarem” os espaços possam explorá-los com publicidade, desde que previamente aprovada pela secretaria competente, e sem a cobrança de taxas.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 14.824/25, de autoria do vereador T. Coronel Dias (Cidadania), que inclui no calendário oficial do município o “Campeonato dos Feirantes do Mercado do Porto”.
O evento é realizado anualmente no Campo do Bode, podendo ocorrer entre os meses de maio e agosto. O campeonato mobiliza feirantes, trabalhadores do Mercado do Porto e de feiras de bairro, promovendo integração e lazer para os participantes.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Nico e Lau apresentam peça 'Remedeia com o que tem' em praça do Pedra 90 neste sábado em Cuiabá

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana