Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Governo Lula altera programa e Cuiabá terá que destinar casas para pessoas em situação de rua

Publicado em

Cuiabá terá que destinar 3% das unidades do programa serão destinadas a esse público.

O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou portaria que obriga a Prefeitura de Cuiabá a destinar 3% das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua.

O ministro das Cidades, Jader Filho, explicou nessa quarta-feira (23.04), durante o programa “Bom dia, ministro” do CanalGov, que foi realizado um estudo em todo o país, conduzido pelos Ministérios das Cidades; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e dos Direitos Humanos e da Cidadania, entre outros, no qual foi detectado que Cuiabá e outras 37 cidades (com mais de 100 mil habitantes) estão com a maior concentração de pessoas em situação de rua.

Segundo ele, diante destes dados, foi elaborado esse projeto habitacional para esse público, sendo inserido no programa Minha Casa, Minha Vida. As casas serão feitas com orçamento da União e doadas às famílias cadastradas pela Prefeitura. A expectativa é que cerca de 1.000 unidades habitacionais sejam entregues na 1ª fase da iniciativa.

Leia mais:  Jeferson Siqueira aponta presidência da CCJR e Arena Cantagalo como destaques do ano

Os critérios para seleção dos beneficiários incluem famílias com crianças e adolescentes, mulheres, pessoas trans, grávidas, indígenas, pessoas idosas e com deficiência. A escolha será feita pelas Prefeituras, quando as obras estiverem com 50% de execução.

“Esse é um problema (pessoas em situação de rua) que foi apontado por um trabalho que foi feito por diversos Ministérios […] Nós chegamos a estas 38 cidades onde estão concentradas a maior parte das pessoas em situação de rua. Iniciamos um processo, a partir de ontem (22.04), e essas Prefeituras, quando fizerem o processo de seleção, que costuma acontecer quando a obra do Minha Casa Minha Vida estiver em 50%, obrigatoriamente terão que destinar 3% daqueles apartamentos ou casas para as pessoas que estão morando em situação de rua”, declarou o ministro.

fonte – vgn

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

SEMOB disponibiliza WhatsApp para denúncias sobre trânsito na capital

Published

on

O Fiscalizap é o canal oficial de denúncias da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) de Cuiabá, destinado à população. Por meio do número de WhatsApp (65) 9 9235-6950, o cidadão pode comunicar infrações de trânsito e situações emergenciais que comprometem a mobilidade nas ruas e avenidas da capital. Além do Fiscalizap, também está disponível o número 118 do Ciosp, que recebe denúncias.

De fevereiro a abril deste ano, foram registradas 1.249 denúncias por meio do Fiscalizap, das quais 942 foram atendidas. O mês de abril liderou com 504 registros.

Dentre os casos registrados, a principal reclamação foi o bloqueio de calçadas, com 174 denúncias, seguido do bloqueio de entrada e saída de imóveis, com 134 ocorrências, também relacionadas ao impedimento da passagem.

Na sequência, destacam-se as seguintes denúncias:

Estacionamento irregular (125)

Vagas de táxi (70)

Carga e descarga (50)

Veículo abandonado (42)

Sinalização/engenharia (27)

Obras nas vias (19)

O que pode ser denunciado pelo Fiscalizap à Semob:

Estacionamento irregular:

Leia mais:  Criança cai na piscina e morre afogada em Cuiabá

A menos de 5 metros da esquina;

Sobre passeios, faixas de pedestres ou canalizações;

Ocupação indevida de vagas reservadas (idosos, PCDs) sem credencial;

Em vagas exclusivas, como as destinadas a ambulâncias, táxis, carga e descarga;

Em frente a guias rebaixadas (garagens ou acessos);

Em fila dupla ou obstruindo a movimentação de outros veículos;

Em pontos de ônibus;

Sobre viadutos, pontes, túneis ou no canteiro central;

Na contramão de direção.

Situações emergenciais:

Veículos quebrados obstruindo a via;

Queda de árvores ou fios energizados;

Semáforos inoperantes;

Óleo na pista ou objetos na via;

Caçambas ou trailers irregulares;

Acidentes de trânsito ou engarrafamentos graves;

Placas de sinalização danificadas ou caídas;

Qualquer outro problema que coloque em risco a segurança ou a fluidez do trânsito.

Canal de Emergência – 118 (Ciosp)

Além do Fiscalizap, a população também pode acionar o número 118, que direciona as ocorrências emergenciais ao CIOSP. É mais uma ferramenta importante para garantir uma resposta rápida às situações que exigem atenção imediata das autoridades.

Leia mais:  Jeferson Siqueira aponta presidência da CCJR e Arena Cantagalo como destaques do ano

Segundo dados do Ciosp, os tipos de registros mais frequentes são:

41,9%: acidente de trânsito sem vítimas

17,8%: remoção de veículos

13,7%: acidente de trânsito com vítimas

2,9%: estacionamento irregular

1,2%: semáforos inoperantes

#PraCegoVer

A foto mostra a sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em Cuiabá. Na fachada, em verde, a identificação do local.

fonte – cuiabá mt gov.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeito, primeira-dama e secretário lamentam o falecimento de servidor da Cultura

Published

on

O prefeito Abilio Brunini, a primeira-dama Samantha Iris e o secretário Municipal de Cultura, Johnny Everson lamentam o falecimento do servidor Thiago Marques, carinhosamente conhecido como “Thiagão do estúdio Inca”, ocorrido nesta segunda-feira (19), em Cuiabá, em decorrência de pneumonia.

Thiago era diretor de projetos e parcerias, da Secretaria Municipal de Cultura, e responsável pelo estúdio musical inaugurado recentemente, no Museu de Imagem e Som (Misc).

Um dos últimos trabalhos de Thiago Marques foi realizado no mês passado, para o músico cuiabano Ebinho Cardoso, que reside nos Estados Unidos.

“Nesse momento de tristeza nos solidarizamos com a dor da família, amigos e da comunidade cultural cuiabana, pela perda irreparável para nossa administração e para o cenário musical. Seu talento, generosidade e alegria deixaram uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, lamentou o prefeito.

O secretário Johnny Everson também expressou seus sentimentos. “É uma perda muito grande para a cultura, por seus relevantes serviços prestados para músicos de Cuiabá. Thiagão possuía uma bagagem imensa. Que a família e amigos sintam-se abraçados nesse momento difícil”, declarou.

Leia mais:  Sine municipal oferece 558 vagas nesta quinta-feira (14); Confira as oportunidades

O velório será realizado nesta segunda-feira, das 13h às 16h, na Funerária Santa Rita, em Cuiabá.

#PraCegoVer

A foto que ilustra a nota mostra Thiago Marques, em preto e branco, com crachá da Prefeitura de Cuiabá.

fonte – cuiabá mt gov.

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana