Várzea Grande

Gestores da rede municipal  de ensino participam de Seminário promovido pela UNDIME/MT

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Gestores das escolas da rede municipal de ensino de Várzea Grande participaram do 1º Seminário de Implementação do Documento de Referência Curricular (DRC) das Redes de Ensino de Mato Grosso. O evento, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), teve início com abertura solene na quinta-feira(21), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e os debates se estenderam durante todo o dia 22.

A abertura do seminário contou com as presenças, da secretária de Estado de Educação, Marioneide Klimeaschewsk, do presidente da Undime, Silvio Fidélis, da presidente do Conselho Estadual de Educação, Adriana Tomasoni e do presidente da AMM, Neurilan Fraga, além de representantes ligados ao segmento da educação dos 141 municípios de Mato Grosso.

O presidente da Undime/MT e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, informou que com a homologação da BNCC em dezembro de 2017, a Undime iniciou em regime de colaboração com a Seduc, a elaboração do Documento de Referência Curricular – DRC para Mato Grosso, etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo a orientações da Base como referência.

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“Após um processo de estudo, discussões e produção por parte do grupo de redatores de MT, a versão preliminar foi encaminhada para consulta pública. O documento ficou disponibilizado por 53 dias para que recebesse as contribuições dos profissionais da Educação dos 141 municípios. Neste período, foram recebidas mais de 200 mil sugestões que foram analisadas para a elaboração da versão final do documento” declarou.

Segundo Fidelis, o documento foi encaminhado ao Conselho Estadual de Educação que, em parceria com a Undime, aprovou o parecer que em seguida foi homologado pela Seduc em 2018.

A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Marioneide Klimeaschewsk, destacou que a meta para 2019 será fortalecer o documento nas redes de ensino de Mato Grosso. “Pra quem é educador a BNCC é prioridade, porque é a essência do trabalho pedagógico que faz a diferença na educação de nossas crianças. Esse documento foi construído por muitas mãos e discutido onde realmente a educação acontece, que é no chão da escola e nas realidades específicas e diversificadas de todo o Estado”.

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O secretário Silvio Fidelis informou que a participação dos secretários municipais de educação e coordenadores pedagógicos das respectivas secretarias municipais neste 1º Seminário tem como foco a formação continuada e a ressignificação do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas municipais. “O papel dos dirigentes é orientar a implementação do DRC em suas respectivas redes e eles receberão as informações que estão voltadas para além da implementação do documento”.

Ele ressaltou que, com a homologação do DRC-MT em 2018, o ano de 2019 será o ano de implementação do documento para as etapas da educação infantil  e ensino fundamental de responsabilidade dos municípios.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

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Várzea Grande

Prefeito participa de formatura do Proerd e destaca combate às Drogas

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Alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande participam, nesta e na próxima semana, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia, além de marcar o encerramento das aulas, serve como incentivo e reforço das lições transmitidas durante o projeto, cujo objetivo é realizar a prevenção contra drogas nas escolas. Nesta segunda-feira (8), a formatura aconteceu para os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos.

Presente no evento, o prefeito Kalil Baracat destacou a importância de projetos como o Proerd, que atuam na prevenção às drogas desde a infância, pois garantem para as crianças um futuro com mais possibilidades. “Ficamos muito felizes pela parceria com a Polícia Militar em diversos projetos que, como esse, ajudam a construir um futuro melhor para as nossas crianças”, afirmou.

Para o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Silvio Fidelis, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. “Temos como ideal uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social, e programas como o Proerd, conduzidos em parceria com a Polícia Militar, somam em direção a esse objetivo”, disse.

O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões, que ensina as crianças a refletirem sobre suas escolhas em quatro etapas: parar; pensar; analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão.

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“O trabalho do programa é realizado em uma pedagogia socioconstrutivista, de forma que a criança aprende tudo pela relação com o policial que vai à sala de aula, fardado, para as aulas”, explica o Cabo PM Romoaldo, instrutor do Proerd, e completa, afirmando que o programa também atua para conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades com o meio escolar e com a comunidade, ensinando respeito e disciplina.

“Além dos benefícios para os alunos e a comunidade, o Programa também ajuda a polícia a se aproximar da sociedade, estabelecendo um vínculo entre as crianças e os instrutores policiais, incluindo estes agentes nas diferentes comunidades”, completa Romoaldo.

A professora Rose Araújo, do 5º ano, destaca que o projeto também ajuda na sala de aula, pois as crianças aprendem mais sobre respeito e disciplina. “Nossos alunos participaram bastante, aprenderam muitas coisas, então acredito que vão poder fazer escolhas melhores desde agora”, disse.

Para Nawaly Azevedo, mãe de Nauane Gabrielly, o projeto representou mudanças importantes na filha e um estímulo importante para que ela continue num caminho sem drogas e sem violência.

Além da formatura, a cerimônia marcou a premiação de dois alunos como destaques na redação, Filipe Franca e Yasmin dos Santos. Essa última disse que o programa a ajudou a ter mais responsabilidade e, principalmente, ser mais confiante de si. “Foi muito legal e acho que vai ser bom para o meu futuro, porque ensina coisas importantes”, completou.

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A Superintendente Pedagógica da SMECEL, Luz Marina da Silva, destacou o Proerd como um programa já tradicional na Rede Municipal e que se aprimora a cada ano. “Ficamos muito contentes de ver também a participação da comunidade, prestigiando aqui o evento, pois se trata de um programa com uma missão muito importante de afastar as nossas crianças das drogas e da violência”, concluiu.

O evento também contou com a participação da Banda de Música de Várzea Grande e do Superintendente de Cultura, professor Joilson. Os próximos formandos serão os alunos das EMEB Ana Francisca de Barros; Aristides Pompeo de Campos; Rita Auxiliadora de Campos Cunha; Faustino Antônio da Silva e Dirce Leite de Campos, respectivamente.

No segundo semestre de 2022, 26 turmas do 5º ano da rede municipal receberão o projeto, nas EMEB Demétrio de Souza; Heróclito Leôncio Monteiro; Manoel Correa de Almeida; Mercedes de Paula Sôda; Marilce Benedita de Arruda; Líbia da Costa Rondon; Lenine de Campos Póvoa e Lúcia Leite Rodrigues.

fonte – varzea grande mt gov

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Várzea Grande

Três homens são presos por suspeita de falsificar diplomas em Várzea Grande (MT)

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Três homens foram presos em flagrante, nesta terça-feira (9), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, sob suspeita de integrarem uma quadrilha de falsificação de diplomas e documentos, segundo a Polícia Militar.

De acordo com o 1º tenente Góes, o chamado inicial era para atender uma ocorrência de roubo de veículo. Contudo, quando os militares fizeram a abordagem do carro suspeito, encontraram diversos diplomas e documentos falsos.

Segundo o tenente, essa prática é conhecida como “golpe do seguro”.

“Tudo começou com uma ocorrência de roubo de veículo, que localizamos na Avenida Mário Andreazza em Várzea Grande. Fizemos a abordagem e dois suspeitos desceram do carro, então vimos que dentro do carro tinha diversos certificados. Eram falsificadores de documentos e estavam indo fazer uma entrega. Continuamos o acompanhamento e identificamos a pessoa que iria receber o certificado”, disse.

Os suspeitos irão responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público, formação de quadrilha e roubo, de acordo com a PM.

fonte – g1

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