Sem categoria

Foliões relatam golpes com cartões durante o Carnaval; confira dicas para evitar

Publicado em


Golpe da troca de cartões, da dupla operação e do valor errado estão entre os mais comuns aplicados durante o Carnaval
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Golpe da troca de cartões, da dupla operação e do valor errado estão entre os mais comuns aplicados durante o Carnaval

Além de prestar atenção em possíveis furtos no meio da aglomeração, quem está curtindo o Carnaval de rua pelo Brasil também precisa ficar atento a outro tipo de golpe: o que acontece durante as compras na folia. De acordo com a a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), situações como a cobrança dupla, a troca de cartões e a fraude do valor errado estão entre as mais comuns durante a festa.

Leia também: Agências bancárias não funcionam durante o Carnaval; confira programação

Nas redes sociais, internautas relataram alguns golpes sofridos durante o Carnaval
. A jornalista Olga Bagatini, por exemplo, escreveu em sua conta no Twitter como seu cartão foi trocado por um vendedor ambulante enquanto ela tentava realizar uma compra.

Segundo ela, o vendedor “arruma uma desculpa qualquer como ‘wi-fi não tá pegando’, se afasta um pouco e troca seu cartão
por um idêntico ao seu.” Enquanto isso, ele presta atenção na senha digitada pelo cliente.

A jornalista contou que, mesmo tendo percebendo quase que instantâneamente que seu cartão havia sido trocado, isso não a poupou de cair no golpe
: enquanto ela falava com seu banco no telefone, para bloquear todos os cartões, foi avisada que mais de R$ 3 mil já haviam sido gastos “em dez minutos”. Confira o depoimento completo de Bagatini:




Outros usuários da rede social também se manifestaram sobre os golpes no Carnaval
.





Leia mais:  Caixa lança financiamento imobiliário com taxa fixa











Entenda os tipos mais comuns de golpe no Carnaval e confira dicas para evitar problemas


Instituições financeiras disponibilizaram dicas para que seus clientes não caiam em golpes durante o Carnaval
Divulgação

Instituições financeiras disponibilizaram dicas para que seus clientes não caiam em golpes durante o Carnaval


Segundo a Febraban
, o golpe mais comum tem sido esse da troca de cartões
: na hora de realizar o pagamento, o vendedor ambulante se aproveita ou provoca alguma distração no cliente para conseguir trocar o cartão por outr qualquer.

Então, ele presta bastante atenção na hora que o consumidor digita sua senha no cartão errado, ou faz, sem que o cliente perceba, com que ele digite a senha no campo de valor, em que aparecem os números digitados, e não asteriscos.

Leia também: Carnaval não é feriado nacional e empresas podem não liberar funcionários

Assim, com a senha e o cartão em mãos, o golpista consegue fazer compras e gastar o dinheiro do cliente até que ele perceba o ocorrido.

Já no golpe da dupla operação ou valor errado,  o ambulante pode fingir que a maquininha deu algum problema e diz que o cartão não passou na primeira vez. Então, ele pega outro  aparelho e cobra novamente o valor. Também pode acontecer de ele se aproveitar de uma eventual distraçãod e um cliente e cobrar um valor maior do que o devido.

Para evitar esse tipo de fraude
, a Febraban lançou um vídeo e até uma marchinha de Carnaval para alertar os foliões sobre os golpes. Instiuições financeiras como Itaú e Santander também já estão avisando seus clientes dos possíveis problemas. 



Leia mais:  Luciano Huck sobre separação de Thiaguinho e Fernanda Souza: “Nossa família”













Confira algumas dicas dos bancos para evitar cair nos golpes:

  • Fique atento ao seu cartão ao entregá-lo para fazer um pagamento: quando recebê-lo de volta, cheque seu é mesmo o seu nome nele;
  • Preste atenção no visor da maquininha: verifique se está digitando a senha na tela certa e se ela não está visível (é preciso que ela esteja aparecendo em forma de asteríscos);
  • Desconfie caso o cartão seja passado mais de uma vez na máquina;
  • Confira se a compra foi aprovada após digitar a senha e peça o recibo para checar novamente;
  • Guarde seus documentos em um lugar seguro.

Leia também: Carnaval de São Paulo politiza, abraça causas sociais e quer relevância nacional

Apesar de não ser compartilhada pelos bancos, há outra dica para evitar a troca de cartões no Carnaval
que está circulando nas redes sociais: colar um adesivo para que seja mais fácil identificar seu cartão. Veja:






Comentários Facebook
Advertisement

Política VG

Vereador/VG se “despede” de entidade; sai a Federal e mira votação histórica de Curvo

Published

on

Pré-candidato à Câmara Federal pelo PSB, o Vereador por Várzea Grande, Bruno Lins Rios se licenciou da UCMMAT (União das Câmaras de Mato Grosso), para alçar vôo  mais alto. Empossado na entidade em 2021, Rios terá pela frente dois adversários de peso no partido, sendo a primeira-dama de Rondonópolis, Neuma de Morais e o Deputado Estadual, Alan Kardec. O vereador poderá se engajar exclusivamente como representante de Várzea Grande, já que outro pretendente ao mesmo cargo, o Vereador Rogerinho Dakar (PSDB), vê sua sigla “derretendo”. A idéia de Bruno é “bombar” na cidade industrial, para isso vêm se cacifando financeiramente e logicamente formar dobradinhas, dentre as metas, uma delas é aproximar da histórica votação em 2006 do ex-vereador Chico Curvo, batendo 37 mil votos.

 

 

fonte Oempallador

Comentários Facebook
Leia mais:  Caixa lança financiamento imobiliário com taxa fixa
Continue Reading

Sem categoria

Datafolha: 55% dizem que não votam em Bolsonaro de jeito nenhum

Published

on


source
Datafolha: 55% dizem que não votam em Bolsonaro de jeito nenhum
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 08.03.2022

Datafolha: 55% dizem que não votam em Bolsonaro de jeito nenhum

Dentre os pré-candidatos ao Palácio do Planalto,  o presidente Jair Bolsonaro é o que apresenta o maior índice de rejeição, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira: 55% dos entrevistados afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. O desempenho é melhor que o apresentado na última pesquisa do instituto, quando essa porcentagem chegou a 60%. As duas pesquisas, contudo, não são diretamente comparáveis, já que houve mudanças na lista de candidatos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quem ocupa a segunda colocação no ranking, com rejeição de 37%. Na sequência, vêm o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 30%; o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 26%; e o ex-governador Ciro Gomes (PDT), que registrou 23% no índice.

Em um segundo bloco, com números menores, estão o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), com 14%; Vera Lúcia (PSTU), que registrou 13% de rejeição; Simone Tebet (MDB) e Leonardo Péricles (UP), ambos com 12%; e Felipe D’Ávila (Novo), que marcou 11%.

Leia mais:  Bolsonaro sanciona lei que muda relação financeira entre BC e Tesouro

Leite, que perdeu nas prévias do PSDB para o governador João Doria, avalia um convite do PSD para concorrer à Presidência, além da possibilidade de concorrer pelo próprio PSDB no lugar de Doria — hipótese estimulada por aliados.

Leia Também

A baixa rejeição a nomes do segundo bloco, no entanto, passa também pelo grau de conhecimento desses pré-candidatos entre os eleitores. Lula é o mais conhecido pelos entrevistados: 99% disseram saber quem ele é. O presidente Jair Bolsonaro tem índice de 98%, enquanto 90% afirmaram conhecer Sergio Moro. Ciro Gomes tem 89% de conhecimento e Doria, 80%.

Dos entrevistados, 42% dizem conhecer o governador Eduardo Leite, 31% conhecem Vera Lúcia e 30%, Felipe D’Ávila. A senadora Simone Tebet registra índice de 28%, enquanto Leonardo Péricles tem 20% de conhecimento.

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 municípios de todo o país entre terça e quarta-feira desta semana. A pesquisada foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08967/2022. O nível de confiança do levantamento – isto é, a probabilidade de que ele reproduza o cenário atual, considerando a margem de erro – é de 95%.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana