Mato Grosso

Exposição coletiva marca o lançamento da Temporada 2019 da Galeria Lava Pés

Publicado em

“Entre Formas e Cores” é o nome da exposição coletiva que entra em cartaz nesta quarta-feira (27.02), a partir das 20h, na Galeria Lava Pés. Esculturas e pinturas de seis importantes artistas compõem a exposição que segue aberta ao público até o mês de abril.  

Com obras de Rosylene Pinto, Janderson Cavalcante, Benedito Silva, José Pereira, Rimaro e Osiris Paulo, o público poderá prestigiar os trabalhos inéditos de segunda à sexta-feira, com horário para visitação sempre das às 8h às 18h.

A curadoria é do superintendente de patrimônio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Vicente de Paulo, que destaca as principais características da exposição. “A riqueza de linguagens define bem. Entre as obras teremos esculturas em argila e ferro, arte naif, pinturas sacras e reproduções do futebol e das festas populares. Entre formas e cores, os artistas trazem referências culturais e encantos da enriquecedora intimidade com a arte”.

Para o secretário Allan Kardec, depois da reinauguração do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – no início do mês de fevereiro – o lançamento da Temporada 2019 da Galeria Lava Pés acentua o comprometimento da gestão com as questões museológicas.

“Esta é a primeira de muitas exposições que teremos na Galeria Lava Pés, este ano. Há menos de um mês, reabrimos as portas do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e, agora, uma bela exposição, cheia de personalidade, abrilhanta mais uma estreia dedicada às artes visuais. A proposta é valorizar a arte regional e sua diversidade, unindo gerações de artistas e promovendo o intercâmbio de saberes entre a experiência e novos talentos. Ah, e já estamos preparando uma nova exposição, a partir de maio. Aguardem que vem coisa muito boa por aí”, adianta o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Allan Kardec.  

Leia mais:  Museus em Cuiabá são boas opções para o feriado de carnaval

Inaugurada em 28 de outubro de 2015, a Galeria de Artes Lava Pés é um equipamento cultural de Cuiabá. Localizado no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o espaço possui 350 metros quadrados de área e está equipado para receber exposições nos mais variados suportes.

Entre Formas e Cores

A exposição coletiva que estreia esta semana na Galeria Lava Pés destaca artistas de diferentes gerações e valoriza a diversidade de linguagens que enriquece as artes visuais em Mato Grosso. “Um significativo encontro de artistas. Uma exposição que expressa percepções variadas com habilidades singulares, oferecendo diferentes linguagens que se interligam, conceitualmente, valorizando sempre as tradições e características marcantes da nossa cultura”, revela o secretário adjunto, Paulo Traven.

Entre os artistas convidados, Janderson Cavalcanti é um dos novos talentos que descobriu nas esculturas, habilidade para transformar sucata (peças de ferro de bicicletas, carro e motores) em obras de arte.

Já Rosylene Pinto trabalha escultoras e pintoras, trazendo para a exposição coletiva, peças em argila com traços da cultura mato-grossense e formas hiperativas.

Leia mais:  Ligeirinho Paiaguás amplia a frota e ganha nova rota

Rimaro, conhecida por seus trabalhos de arte Naif (primitiva), apresenta obras com forte apelo às tradições regionais. Seu trabalho já garantiu participação em salões de várias cidades do país, sempre ganhando prêmios e homenagens.

Sobre o artista Benedito Silva, possui uma produção intensa e retrata a regionalidade com obras coloridas e bem definidas. O abstracionismo e as cores são características marcantes de seu trabalho.

Zé Pereira é o artista do futebol, das festas de santo, das perspectivas. Suas obras naif se destacam pela riqueza de detalhes e singeleza.

Por fim, Osires Paulo, talentoso artista que já representou o Estado em uma exposição coletiva em Paris, na França. Destaca-se por usar muitas cores quentes, uma metáfora ao calor de Cuiabá.

Serviço

Tema: Abertura da Temporada 2019 da Galeria Lava Pés

Quando: 27/02 (quarta-feira)

Horário: a partir das 20h

Quem pode participar: Livre para todas as idades/ Entrada franca

Local: A Galeria de Artes Lava Pés é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Está localizada na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Duque de Caxias, em Cuiabá, aberta ao público de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 18h.

Outras informações: (65) (65) 3613-0225/0209 ou (65) 98425-1443 (whatsApp – Imprensa)

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20

Published

on

O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso, será um dos parceiros do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) no próximo sábado (20 de agosto), no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá.
 
A população terá acesso a diversos serviços gratuitos como atendimentos médicos, aferição de glicose, agendamento de exames, negociação de débitos e religações pela Energisa, coleta de sangue, corte de cabelo e muito mais.
 
Por parte do Verde Novo, serão distribuídas 500 mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado, para que a população tenha a oportunidade de colaborar com o processo de arborização urbana de Cuiabá.
 
Os atendimentos do Verde Novo serão realizados das 8h às 12h, na Creche Filantrópica Nina Zaque, localizada no endereço do link a seguir: https://sesi.mt/MultiaçãoJdLiberdade
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida de vários caixotes com mudas do Projeto Verde Novo. As caixas estão na parte interior da van do projeto e na frente de cada uma há uma placa com as espécies: bacupari, goiaba e pitomba.
  
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia mais:  Idosa de 76 anos é estuprada dentro de igreja.

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Comarca de Alto Taquari está com telefone fixo indisponível

Published

on

A Comarca de Alto Taquari (a 479 km ao sul de Cuiabá) está com indisponibilidade no telefone fixo nesta terça-feira (16 de agosto). De acordo com a Administração do Fórum a concessionária responsável já foi acionada, porém, ainda não há previsão para normalização do problema.
 
Para atendimento estão disponíveis os e-mails abaixo:
 
Vara Única: [email protected]
 
Distribuidor: [email protected]
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governador apresenta ações ao movimento comunitário: "Terão cada vez mais voz no Governo"
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana