Pesquisar
Close this search box.

Sem categoria

ETA Cristo Rei volta a funcionar após manutenção da bomba de captação

Publicado em

Abastecimento só começa amanhã de manhã, após os reservatórios encherem

Após quatro dias de paralisação, a ETA Cristo Rei voltou a operar e já está tratando água. A manutenção da bomba de captação foi concluída com sucesso, permitindo que a estação retome a produção.

A prefeita Flávia Moretti (PL) destacou a dedicação dos servidores do DAE em restabelecer a operação da Estação o mais breve possível. “Foi um trabalho incessante e com êxito pela dedicação dos nossos servidores. Sabemos de todos os transtornos que a falta de água causa à população, mas estamos nos desbodrando na busca por soluções e sairemos vitoriosos, tenho certeza disso”.

Apesar do retorno da operação, o abastecimento ainda não será imediato. O sistema precisa de aproximadamente 12 horas para encher os reservatórios, garantindo volume suficiente para distribuir água aos bairros atendidos. A previsão é que o abastecimento comece a ser normalizado a partir de amanhã (08) pela manhã.

A manutenção foi iniciada ontem à noite, quando a bomba foi substituída pela primeira vez. Entretanto, assim que foi instalado, o equipamento precisou ser removido, ainda de madrugada, após apresentar defeito. Ao longo de toda manhã de hoje a equipe atuou no reparo, garantindo que ela retomasse os trabalhos agora a tarde.

Leia mais:  Preços do gás natural canalizado podem cair até 5% em fevereiro

Agora, com a ETA operando novamente, a água tratada começa a ser armazenada, e a equipe do DAE segue monitorando o processo para garantir um retorno seguro e gradual do abastecimento.

Os bairros previstos para receber água amanhã durante todo o dia são:

Condomínio Chapada Guimarães

Condomínio chapada buriti

Condomínio chapada verde

Bairro Planalto Beira Rio

Bairro Construmat

Bairro Alameda

Bairro Manga

Bairro Joaquim Curvo

Bairro Jaime Campos

Bairro Santa Bárbara

A população pode acompanhar atualizações e registrar qualquer necessidade nos canais oficiais do DAE.

ETA I

A mesma manutenção ocorre agora na ETA I, a ETA Velha. A estação apresenta no momento problemas na bomba que puxa água do Rio Cuiabá e leva para tratamento.

É preciso lembrar que ETA acabou de passar por manutenção na adutora e estava retomando gradualmente o abastecimento.

No entanto, na noite de ontem (6), a bomba parou de funcionar. Ela é responsável por abastecer nove bairros, onde estão 115 loteamentos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Sem categoria

Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Published

on

Convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios vai aumentar acolhimento de meninas e mulheres várzea-grandenses

O evento “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, dentro do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reuniu na tarde de hoje (27), mulheres e apoiadores em uma tarde de solidariedade e fortalecimento feminino. Realizado no restaurante Mahalo, em Cuiabá, o encontro teve como objetivo arrecadar recursos para financiar os atendimentos psicológicos oferecidos pela Lírios às meninas e mulheres vítimas de violência. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e de um coletivo de mulheres e organizações comprometidos com a valorização da mulher.

Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, visando ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município. “Como voluntária da Lírios, já estive em escolas levando palestras sobre violência contra mulher e sei da importância desse trabalho. Nossa missão é garantir que mais mulheres tenham acesso ao apoio psicológico e emocional para reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a prefeita.

Leia mais:  Várzea Grande realiza ações emergenciais para enfrentar período de chuvas

A OSC Lírios atua há 11 anos no acolhimento de mulheres vítimas de violência e já atendeu mais de 24 mil meninas e mulheres em todo estado, oferecendo suporte psicológico e social.

De acordo com Maria Fernanda, representante da instituição, o evento é realizado exclusivamente em março, em alusão ao Mês da Mulher, e tem um papel essencial na manutenção dos serviços prestados. “O propósito é arrecadar recursos para custear, quando necessário, as psicólogas que atendem na Lírios. O público é majoritariamente feminino, mas o evento é aberto a todos que queiram apoiar essa causa tão importante”, afirmou.

A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, reforçou a necessidade de apoio contínuo. “No mês das mulheres, todos querem ajudar, mas precisamos desse suporte o ano inteiro. Além do atendimento psicossocial, levamos palestras para escolas sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e escuta pacífica não-violenta. A sociedade precisa se engajar, seja financeiramente, com doações ou como voluntários”, ressaltou.

O evento também contou com o apoio da renomada chef de cozinha Ariane Malouf, proprietária do Mahalo, que preparou o cardápio com carinho especial. “Poder contribuir para essa causa tão nobre me enche de alegria. Pequenos gestos fazem a diferença e, através da gastronomia, podemos tornar esse momento ainda mais especial”, declarou.

Leia mais:  Mais qualidade de vida: Prefeito inaugura obras de asfalto das estradas Adalgisa, Silvana e Jacinta

“O “Chá com Propósito” não é apenas um evento beneficente, mas um símbolo da luta contra a violência e da importância do acolhimento. Queremos com o convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande e a OSC Lírios, fortalecer a iniciativa, garantindo que ainda mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário para superar a violência e reconstruir suas histórias”, completou a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

Capacitação promove avanços na rede pública de Várzea Grande

Published

on

Além dos temas acerca da segurança alimentar, cardápio e distribuição dos gêneros alimentícios, este ano a formação tem um foco específico na questão do ‘açúcar zero’ nas unidades escolares, principalmente nos CMEI’s que atendem crianças de 1 ano a 3 anos e 11 meses

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL/MT) está promovendo nos dias 27 e 28 de fevereiro o Encontro de Boas Práticas em Serviço de Alimentação. A formação é direcionada aos profissionais técnicos em Nutrição Escolar – TNE (merendeiras e merendeiros) da rede municipal de Várzea Grande. O evento acontece no auditório do Anexo II da SMECEL, no Jardim Marajoara.

O superintendente Operacional do Sistema Escolar, responsável pela alimentação nas escolas, Jair Aragon Gama, disse que o evento reforça a importância dos profissionais que atuam na alimentação escolar. “Uma criança com fome não consegue aprender” ressaltou.

Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 380 profissionais responsáveis pela merenda na escola. As formações ocorrem com a participação de todos os profissionais, divididos em quatro turmas nos períodos vespertino e matutino.

Leia mais:  Vasco luta por reforços e manutenção de elenco no fim de 2019

Além dos temas que incluem as palestras sobre segurança alimentar, cardápio e distribuição dos gêneros alimentícios, este ano a formação tem um foco específico na questão do ‘açúcar zero’ nas unidades escolares, principalmente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que atendem crianças de 1 ano a 3 anos e 11 meses.

Outro ponto que será amplamente discutido na formação está relacionado ao consumo de produtos industrializados, no intuito de promover a redução do desses alimentos dentro das unidades escolares. Alimentos como bolacha recheada, salgadinhos tipo skinny e refrigerantes são ricos em açúcar, em gordura trans e sódio, por isso são proibidos para a compra e utilizados dentro das unidades escolares conforme a Resolução 06 de 2020 do FNDE.

CAPACITAÇÃO – Segundo o superintendente, o Encontro de Boas Práticas em Serviço de Alimentação será dividido em três momentos: No primeiro momento a abordagem será sobre a história do Programa de Alimentação Escolar, no segundo será sobre as rotinas de elaboração de cardápios, as rotas de entregas de alimentos nas unidades, o sistema de Registro Diário de Alimentação e no terceiro momento a abordagem será sobre o recebimento/armazenamento dos produtos, a higienização (pessoal, ambiente e utensílios) e por fim, a preparação e distribuição dos alimentos.

Leia mais:  Projeto do Instituto de Previdência de Sinop receberá prêmio nacional de inovação

O município de Várzea Grande também é referência estadual no atendimento à alunos com restrições na alimentação escolar. Neste ano letivo, o Município conta com 250 alunos que recebem alimentação diferenciada nas unidades escolares. O cardápio para atender esse público é elaborado de acordo com os laudos médicos de cada aluno apresentados na escola.

A alimentação especial elaborada pelas nutricionistas do Sistema Escolar atende alunos com diabetes, com hipertensão, intolerância à lactose, doença celíaca e alérgicas, entre outras patologias.

Através da Superintendência do Sistema Escolar, a SMCEl distribui para os CMEI’s, instituições filantrópicas, escolas de Educação Infantil, Educação Básica, Programa Escola em Tempo Ampliado, Educação de Jovens e Adultos e Escola em Tempo Integral, mais de 35 mil refeições todos os dias letivos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana