conecte-se conosco


Cuiabá

Espetáculo “Cuiabá 300” é sucesso de público

Publicado

Davi Valle

Com entrada gratuita, uma média de 15 mil pessoas passaram pelo ginásio de esportes Verdinho, na grande CPA, para assistir ao espetáculo “Cuiabá 300”, neste final de semana. A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, deu apoio institucional para a realização desse projeto de valorização à cultura cuiabana.

A peça conta a história de uma terra de luta e vitória de Cuiabá, fundada em 08 de abril de 1719, pelo bandeirante paulista, Pascoal Moreira Cabral. 

Encenada pela Cia. Cena Onze de Teatro, cerca de 270 pessoas entre atores e equipe técnica estiveram envolvidos com esse projeto que é dividido em 11 cenas, entre elas, a elevação de Cuiabá para a categoria de vila, o surto da varíola e a chegada da energia elétrica. Também fazem parte da peça famosos personagens como Jejé, Antonieta, a 1ª TV da capital e muitos outros momentos épicos da história da capital tricentenária.

O secretário da Pasta, Francisco Vuolo, explicou que a relevância e representatividade do tema, aliados ao padrão de qualidade das peças realizada pelo grupo e ao alcance social foram fatores preponderantes para que o Município fosse parceiro deste projeto.

Leia mais:  Prefeito entrega veículo e Procon Itinerante atende moradores do Pedra 90 na próxima semana

“A Prefeitura de Cuiabá apoia os eventos que valorizam e divulgam a nossa cultura, seja na música, no teatro, na arte de maneira geral. O ano de 2019 foi um ano com muitas comemorações ao tricentenário e essa é mais dos lindos projetos que preparamos com muito amor para nossa população cuiabana”, afirmou o secretário.

O diretor-geral do espetáculo, Flávio Ferreira, explicou que a participação da Prefeitura foi imprescindível para que a apresentação fosse possível. “É muito importante a participação da Prefeitura, assim como a Lei de Incentivo à Cultura, os patrocinadores e parceiros pudemos contar com um espaço e infraestrutura adequada para o público”, disse.

Flávio contou ainda que a apresentação faz parte do calendário festivo da Prefeitura de Cuiabá em alusão aos 300 anos.

O espetáculo que tem a duração média de 1 hora e 5 minutos, foi escrito pelo historiador João Carlos Vicente Ferreira e teve entre o público selecionado para participar do evento reeducandos do sistema prisional, indígenas da etnia Xavante, detentos do regime semiaberto, do Sócio Educativo, pessoas assistidas pelas Casas Lares e trabalhadores do aterro sanitário.

Leia mais:  Bullying é abordado no segundo dia do projeto ‘Lê Pra Mim?’

“É importante lembrar que esse projeto não é de apenas entretenimento, mas também de cunho social, já que temos a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza”, explicou Flávio Ferreira.

Para a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Izabelle Fernandes, a oportunidade de contemplar todo o processo histórico de Cuiabá reproduzindo a realidade de séculos atrás foram únicos.

“Ficamos sabendo deste evento e viemos aqui para saber um pouco mais da história, dos detalhes que enriquecem o nosso trabalho. Como somos estudante de arquitetura temos um trabalho muito grande para intervenção do Centro histórico da cidade. Para nós, assistir à peça é uma oportunidade de ter a percepção da cidade contada por historiadores de Cuiabá, o sentimento das pessoas que viviam naquela época”, disse a estudante.

Participaram também do espetáculo a Associação Cultural Flor Ribeirinha e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretaria lança PMI para realização de projeto de revitalização do Mercado Municipal

Publicado

A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico lançou Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal. O certame prevê a realização de estudos técnicos, econômicos, financeiros e jurídicos para avaliar a viabilidade de estruturação de projeto de reestruturação e ocupação do espaço.

Lançado no dia 3 de dezembro, o edital será encerrado na próxima semana. A partir daí a Comissão responsável pelo processo avaliará as propostas entregues pelas empresas participantes e anunciará a vencedora, que terá prazo de 120 dias a partir da divulgação do resultado para dar início aos levantamentos. Depois disso, a administração escolherá o melhor projeto.

Na opinião da secretária da Pasta, débora Marques, a intervenção no Mercado trará benefícios à infraestrutura da região e, consequentemente, ao comércio local. “A iniciativa vai ao encontro de uma série de ações adotadas pela gestão e pela Secretaria, visando valorizar nosso patrimônio e, ao mesmo tempo, desenvolver a economia.”

A secretária lembra que o procedimento não oferece nenhuma despesa aos cofres do Município e que, para participar do PMI as empresas interessadas deverão cumprir requisitos técnicos mínimos. “Com isso, conseguiremos levar nova vida àquele ponto, fomentando o desenvolvimento de novas atividades e estimulando a economia no Centro”, finaliza.

Leia mais:  Semob inaugura duas novas linhas de ônibus; confira

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Mutirões de consultas e exames do CEM deram celeridade às filas de espera da Regulação, mas absenteísmo ainda é um problema

Publicado

Mais de 8 mil pessoas que aguardavam por consultas e exames nas filas da Central de Regulação foram chamadas para atendimento neste ano, graças aos mutirões mensais, que aconteceram no Centro de Especialidades Médicas – CEM ao longo de 2019. Foram realizados dez mutirões, entre os meses de fevereiro e novembro, para desafogar a fila e dar mais celeridade aos atendimentos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, pessoas do estado inteiro foram chamados para participar dos mutirões, que ofertaram várias especialidades médicas a cada edição. Foram atendidas pessoas que aguardavam consultas e/ou exames em ortopedia, oftalmologia, ultrassonografia, ginecologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia, gastrologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, pequenas cirurgias, cirurgia vascular, pneumologia, nefrologia, ultrassom, videolaringoscopia.

“Estes mutirões têm sido mecanismos eficazes para diminuir o tempo dos pacientes na fila de espera da Central de Regulação. Os resultados que estamos alcançando com esses mutirões tem sido muito bons. Conseguimos atender pacientes que estavam aguardando há anos por consultas. Queremos que a população veja que toda a equipe da saúde do Município está comprometida em transformar a saúde pública em um serviço de excelência, e o objetivo é conseguir atender a todos no menor tempo possível e com muita qualidade”, comentou o secretário.

Leia mais:  Bullying é abordado no segundo dia do projeto ‘Lê Pra Mim?’

Apesar dos bons resultados, a Secretaria Municipal de Saúde ainda enfrenta um grande obstáculo: o absenteísmo. “Antes da realização de um mutirão de consultas e exames, a equipe da Regulação entra em contato com as pessoas que estão na fila para ver se o paciente realmente quer o atendimento. Apenas as pessoas que sinalizam que querem ser atendidas são marcadas. Este anos marcamos 8.129 atendimentos nos mutirões, mas deste número compareceram um total de 5.487 pacientes. Tivemos 32% de pessoas que faltaram e que acabaram tirando o lugar de outras que poderiam ter ido. Por isso pedimos aos pacientes que, ao  confirmar a presença, não deixe de ir, pois há muitas pessoas que ainda aguardam para serem atendidos”, explicou Pôssas.

Para o secretário, a meta agora é diminuir ainda mais o tempo de espera nas filas da Regulação. “Estamos trabalhando arduamente para redesenhar a rede de atendimento e, com isso, reduzirmos para no máximo 90 dias de espera que é o período digno de promoção e diagnóstico de saúde”, finalizou.

Leia mais:  Programa Bom de Bola, Bom de Escola tem início com 800 inscritos

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana