Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Escola da Magistratura promove novo Sarau e lançamento de livros e revista jurídica no dia 5

Publicado em

Na próxima quinta-feira (5 de dezembro), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) realizará dois grandes eventos pedagógicos para celebrar os feitos da atual gestão (biênio 2023/2024), conduzida pela desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, diretora-geral, e pelo vice-diretor, desembargador Márcio Vidal.
 
O primeiro, às 15h, na própria Esmagis-MT, certificará os alunos de Pós-Graduação em Direito Judicial, das turmas três e quatro do Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi), voltado aos juízes substitutos de Mato Grosso. A abertura será feita pela desembargadora Helena Ramos.
 
Na sequência, serão lançados dois livros: Estudos em Direito Penal e Processo Penal, em homenagem ao desembargador Paulo da Cunha e ainda Estudos Avançados em Direito Judicial II.
 
Já o segundo evento do dia, a partir das 16h, na Sala Muricizeiro, será realizado será o V Sarau Prosa, Poesia e Justiça, dessa vez em homenagem ao saudoso poeta, escritor, cronista e desembargador José Barnabé de Mesquita. Essa ação contará com a presença da neta do homenageado, Denise Mesquita. Ainda estão previstas a leitura de diversas poesias do poeta, nas vozes do governador Mauro Mendes Ferreira, da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, do desembargador Wesley Sanchez Lacerda, da juíza Flávia Catarina Oliveira de Amorim Reis, da servidora Dalilla de Oliveira Matos e da senhora Maria de Lourdes Seba Roder.
 
Além disso, ação pedagógica será marcada pelo lançamento de dois livros – “Rondon, o Marechal da Paz”, de Maurício Melo Menezes, e “Direito do Agronegócio – Temas Contemporâneos”, de autores diversos – e ainda pelo lançamento da primeira revista científica produzida pela Esmagis-MT, intitulada “Interface Direito e Sociedade”.
 
Ainda durante o evento será lançada a revista jurídica “Interface Direito e Sociedade”, instituída pela Portaria n. 7/2024 da Esmagis-MT, com edição especial em homenagem ao desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Antônio Rulli Junior (in memoriam). Para representar o magistrado homenageado estará presente o filho dele, o professor Antônio Rulli Neto.
 
Segundo explica a desembargadora Helena Ramos, a revista jurídica foi concebida pela necessidade de interconexão entre os estudos científicos e o sistema de Direito, no sentido de que se dê publicidade à produção acadêmica, enriquecendo o arcabouço pragmático-teórico em produção no âmbito da Esmagis-MT.
 
“O elo entre academia e magistratura se consolida com a presença tripartite dos autores Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), que compõem o projeto, de forma a permitir que o ensino jurídico relacionado ao exercício da magistratura, justiça e direitos fundamentais, seja conectado à sociedade de forma ampla e democrática”, asseverou.
 
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Arte colorida onde aparece, em destaque, uma imagem de José Barnabé de Mesquita. Ele é um homem de cabelos grisalhos, que usa terno e óculos de grau. Abaixo, informações sobre o evento, com nome V Sarau Prosa, Poesia e Justiça José Barnabé de Mesquita, com data (5/12), horário (16h) e local (Esmagis-MT). Abaixo, informações sobreo lançamento da revista científica e dos dois livros. Assinam a arte o logo do Poder Judiciário e da Esmagis-MT. Imagem 2: arte colorida com predominante amarela. À direita a capa dos dois livros a serem lançados. Já à esquerda, informações sobre a Certificação e sobre o Lançamento dos livros. Imagem 3: arte colorida em tons de azul do lançamento da revista científica Interface Direito e Sociedade. Na imagem, aparece a capa da revista, onde há a imagem de um tuiuiú, ave símbolo do Pantanal mato-grossense. Na lateral, informações sobre a data (5/12), horário (16h) e local (Esmagis-MT). Assinam a arte o logo do Poder Judiciário e da Esmagis-MT.
 
Lígia Saito/Keila Maressa
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Mato Grosso começa a emitir nova carteira de identidade

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Zilmai Ferreira se filia ao PL em Cuiabá e torna-se pré-candidata a prefeita, impulsionando a presença bolsonarista em Nobres, MT
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Mato Grosso começa a emitir nova carteira de identidade

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana