Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Esclarecimentos acerca do óbito ocorrido na Policlínica do Verdão

Publicado em

Assessoria de Saúde

Clique para ampliar

Em relação ao óbito ocorrido na Policlínica do Verdão na noite deste domingo (17), a Secretaria Municipal de Saúde informa:

– A paciente chegou em estado grave na unidade e recebeu todo o tratamento necessário. Em momento algum a paciente ficou desassistida, mas, infelizmente devido ao agravamento de seu estado de saúde, mesmo com todos os esforços dos médicos para salvá-la, ela veio a óbito.

– A Policlínica do Verdão possui 2 aparelhos respiradores. Na tarde de sábado (16), uma pessoa que estava alcoolizada derrubou uma bala de oxigênio em cima de um dos aparelhos, que apresentou um defeito. O outro respirador foi testado e estava funcionando normalmente;

– Assim que soube do defeito do respirador, o coordenador da Policlínica entrou em contato com a empresa terceirizada responsável pela manutenção destes aparelhos para realizar o conserto.

– Neste domingo o outro aparelho apresentou defeito. Novamente a coordenação entrou em contato com a terceirizada para ir resolver o problema urgentemente. Desta vez o coordenador foi atendido e os técnicos foram fazer a manutenção dos aparelhos;

Leia mais:  Qualifica 300 oferece 3 mil vagas e atenderá migrantes e população em situação de rua

– A paciente que se encontrava no box de emergência e necessitava do respirador teve o procedimento realizado de forma manual enquanto aguardava a ambulância para realizar sua transferência para outra unidade de saúde, que já havia sido providenciada. A respiração de forma manual é uma ação que os técnicos de enfermagem são treinados para realizar em caso de necessidade;

– Neste meio tempo um dos aparelhos foi consertado e a paciente foi colocada no respirador mecânico. O outro aparelho precisou ser levado para ser consertado na própria empresa;

– O médico da Policlínica do Verdão que estava atendendo a paciente, em uma decisão conjunta com os médicos da ambulância avançada resolveu não transferir a paciente, uma vez que ela já estava com o respirador mecânico e o tratamento que receberia na outra unidade seria o mesmo que ela estava recebendo no momento.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Conselho Municipal aprova alterações na Empresa Cuiabana de Saúde Pública

Published

on

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá aprovou, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei que propõe alterações na Lei nº 5.723 de 17 de outubro de 2013, que trata da criação da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). A mudança visa agilizar processos e melhorar a eficiência no atendimento da saúde pública da capital.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância da aprovação pelo Conselho. Segundo ela, o projeto busca desburocratizar os processos de aquisição e contratos, que hoje enfrentam entraves administrativos que comprometem a agilidade dos serviços.

“O Conselho se mostrou bastante sensível à propositura do prefeito Abilio, que quer dar celeridade à parte meio da saúde, que estava muito presa às amarras da legislação sobre aquisições e contratos, tornando moroso o processo de aquisição de medicamentos, insumos e contratos de serviços. Todas essas situações estavam deixando a saúde engessada”, explicou.

A proposta transfere para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública a responsabilidade pela gestão da parte operacional da saúde, enquanto a SMS ficará focada na parte finalística, ou seja, na oferta de serviços à população.

“A SMS ficará responsável pela oferta de serviços de saúde e a Empresa Cuiabana vai cuidar da parte operacional, como contratação de serviços, aquisição de medicamentos, e outros contratos. Esses processos, que eram muito morosos dentro da Secretaria, serão agilizados pela Empresa Cuiabana”, completou Lúcia Helena.

Leia mais:  Mobilidade Urbana avança em infraestrutura e prestação de serviços

A aprovação no Conselho Municipal de Saúde contou com ampla maioria. “Não foi unânime, pois tivemos duas abstenções, mas todos os outros conselheiros votaram a favor e não houve nenhuma votação contra. O prefeito respondeu a todos os questionamentos dos conselheiros, que ficaram satisfeitos ao entender que o objetivo é nobre, dar celeridade à saúde”, afirmou a secretária.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também comentou a aprovação e a importância da iniciativa. “Explicamos todas as alterações previstas na lei e tiramos as dúvidas dos conselheiros. O foco é tornar a gestão da saúde mais ágil e eficiente, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais rápida e eficaz para atender melhor a população. Essa modernização vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados”, disse o prefeito.

A conselheira Daniella Amaral, que votou favoravelmente ao projeto, também reforçou a importância da proposta para dar mais dinamismo ao setor. “Meu voto foi favorável porque, desse modo, a secretaria vai ter mais agilidade no processo de aquisições, contratações e prestação de serviços, o que vai facilitar e dar mais autonomia tanto para a Empresa como para a Secretaria. Com isso, vamos estar praticamente no mesmo ritmo de empresas privadas, que resolvem com celeridade todos os processos e entraves. Isso vai facilitar tanto para os administradores quanto para os usuários, que passarão a receber insumos, medicamentos e serviços com maior qualidade nos atendimentos nos postos, hospitais e UBSs em geral”, destacou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá disponibiliza ferramenta eletrônica para abertura de processos

Com a aprovação no Conselho, o próximo passo será o envio do projeto de lei à Câmara Municipal de Cuiabá para apreciação e votação dos vereadores. “Agora depende da Câmara. A expectativa é que, sendo aprovado, o prefeito sancione a lei imediatamente para que as mudanças comecem a valer o quanto antes”, finalizou a secretária Lúcia Helena.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito durante uma apresentação/reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Todos estão sentados enquanto o prefeito realiza seu discurso para os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá. A sala é branca e as cadeiras do auditório são azuis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Morro do Seminário recebe trabalhos emergenciais para conter deslizamentos

Published

on

Visando conter possíveis deslizamentos e garantir a segurança de quem transita no local, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, intensificou, na manhã desta segunda-feira (28), os trabalhos emergenciais de contenção no Morro do Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho (do Seminário), localizado na região central da capital.

O local foi afetado por deslizamentos após as fortes chuvas registradas neste domingo (27). Em ação rápida, a Prefeitura atua para preservar a área e proteger os pontos históricos da cidade, como o Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho.

Entre as ações já realizadas estão o corte no aterro, limpeza da área, aterramento com instalação de estacas e, neste momento, a aplicação de concreto armado para reforçar o barranco e evitar novos deslizamentos.

A Defesa Civil de Cuiabá permanece monitorando a área de risco e acompanhando a execução das obras. A Secretaria Municipal de Obras Públicas já havia iniciado as ações preventivas no sábado (26), realizando a limpeza da área afetada e iniciando os preparativos para a construção de um novo muro de contenção. Foram feitas perfurações para a instalação das estacas, etapa fundamental para garantir a estabilidade do terreno.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro lança ampliação da ação tapa-buracos nesta sexta-feira (24), às 14h30

Em razão das chuvas registradas no domingo e da previsão de novas precipitações nesta segunda-feira, os trabalhos de contenção seguem em andamento e avançam conforme as condições climáticas permitem.

#PraCegoVer

A imagem aérea mostra um trecho do Morro do Seminário, que sofreu com deslizamentos de terra no último domingo (27). No local há uma vasta vegetação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana