A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou do encerramento da Expedição SER Família Mulher MT Por Elas, realizado nesta última quinta-feira (12) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento contou com a presença de autoridades e diversas apresentações.
Ao longo de nove meses, a Expedição visitou 13 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), promovendo atendimentos e conscientização sobre violência doméstica, além de capacitação para servidores das áreas de Segurança Pública e assistência social, visando otimizar o atendimento às vítimas e agilizar os procedimentos.
Durante o evento, Virginia Mendes foi homenageada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), pela Polícia Judiciária Civil e por outros convidados, em reconhecimento ao seu trabalho e à idealização do Programa SER Família Mulher. A primeira-dama agradeceu a colaboração de todos os envolvidos no projeto.
“Agradeço à secretária Grasi, toda a sua equipe da Setasc, todas as autoridades que fazem parte deste projeto, à minha equipe Unaf, às primeiras-damas nos municípios, às secretárias de assistência social, porque eu sonho, mas quem realiza e faz as coisas acontecerem são todas as pessoas que estão envolvidas”, agradeceu a primeira-dama.
A cerimônia contou com apresentações culturais, incluindo um balé do projeto Piano Gente, com alunas do Colégio Ibero-Americano e coreografia da bailarina e professora Júlia Fernandez, além de uma encenação teatral de Laine Ryusse, de Água Boa, com a peça Sentimentos Feridos. Virginia Mendes ressaltou que essas ações são essenciais no combate à violência.
“Me emocionei com a apresentação do balé e da peça de teatro. É por todas as vítimas que estamos lutando, pelas crianças e meninas que irão crescer, que irão casar, que terão suas famílias, e queremos evitar que elas passem por esse sofrimento que é a violência doméstica. Nós queremos diminuir essa violência que existe contra as mulheres”, alertou Virginia.
Durante seu discurso, Virginia Mendes fez um apelo aos homens, enfatizando a importância do respeito mútuo entre os gêneros. “Peço aos homens casados ou aqueles que estão namorando que saibam respeitar suas companheiras e reconhecer o quanto elas são importantes. Sei que muitos respeitam, porém muitos também não respeitam. Quando fizemos a campanha contra a violência, eu pedi que fosse o mais real possível. Muitos, às vezes, não entendem e acham que estamos mostrando algo violento, mas sabemos porque ouvimos relatos que partem o coração. E união é que faz a força”, ratificou.
O evento marcou a assinatura do Termo de Adesão dos municípios da RISP de Cuiabá e Várzea Grande ao Programa SER Família Mulher, além da criação do Organismo de Políticas Públicas para Mulheres (OPM). Com a formalização, os municípios poderão oferecer apoio a vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social, conforme a Lei Federal 11.340/2006. A expedição abrangeu 15 regiões e 137 municípios, com 75 deles participando do programa. Ao todo, 2.812 profissionais da segurança pública e das áreas socioassistenciais foram capacitados, e 592 vítimas de violência doméstica receberam atendimento. Atualmente, 441 mulheres com medida protetiva são beneficiárias do programa, que oferece suporte temporário, sendo suspenso quando a vítima alcança estabilidade financeira.
No evento, a primeira-dama Virginia Mendes e o diretor do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, lançaram também o selo adesivo “Autista a Bordo” e a credencial de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será disponibilizada online para aqueles já cadastrados com a Carteira de Identificação do Autista (CIA).
“Esse é mais um mecanismo criado para dar qualidade de vida aos autistas e seus familiares. Gratidão ao Governo do Estado e ao Detran por nos apoiar em nossas ações, por humanizar o tratamento às pessoas com autismo nos serviços de trânsito. Essa ferramenta com certeza vai ajudar muito na rotina diária”, agradeceu.
fonte – o mato grosso.