Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Empaer pesquisa resíduo industrial de gelatina com possibilidade de uso agrícola

Publicado em

O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, esteve reunido nesta terça-feira (26.01) com representantes da PB Leiner Brasil Indústria e Comércio de Gelatinas. A finalidade foi de firmar uma parceria para desenvolver um projeto de pesquisa sobre o uso de resíduo industrial de gelatina na agricultura familiar. Conforme Loffi, o contrato que será assinado com a empresa prevê recursos na ordem de R$ 506 mil.

 A empresa é líder no mercado de gelatina e hidrolisados e possui uma unidade de fabricação no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá). A matéria prima utilizada é advinda do couro bovino, e durante o processo de produção são gerados resíduos denominados lodo aeróbico e resíduos sólidos. A indústria produz de 400 a 700 toneladas de resíduos por dia, que hoje são descartados em aterros sanitários.

De acordo com Renaldo, o trabalho de pesquisa será executado pela Empaer para verificar a possibilidade de uso do resíduo como fonte de fertilizante orgânico para a agricultura familiar. “Vamos pesquisar e analisar se o resíduo industrial poderá ser utilizado. Em caso positivo, os produtores terão acesso a um fertilizante orgânico de baixo custo”, esclarece.

Leia mais:  Feliz Natal prorroga teletrabalho na unidade judicial durante reforma do Fórum

O consultor da empresa e engenheiro agrônomo, Sebastião Júnior Rosa de Abreu, fala que a escolha da Empaer em desenvolver a pesquisa foi pela confiança no trabalho e também pela proximidade com o campo experimental situado em Acorizal. Ele destaca que esse trabalho de pesquisa sobre os resíduos industriais vão proporcionar bons resultados e agregar valor ao solo. “Nosso resíduo não é agressivo e pode trazer retorno”, enfatiza.

O gerente de planta da PB Leiner, Xavier Guisez, comenta que a empresa produz 460 toneladas de gelatina por mês e atende o mercado nacional e internacional (Estados Unidos, Europa, Austrália e outros). A gerente de Utilidade e Meio Ambiente da PB, Maybe Lopes Gonçalves, esclarece que o trabalho de pesquisa da Empaer vai auxiliar na melhor disposição do resíduo. “Após testado e confirmado a viabilidade  será repassado para a agricultura familiar”, salienta.

O diretor de pesquisa e fomento da Empaer, Wininton Mendes da Silva, fala que esse é um projeto piloto com prazo de 180 dias, e que vai servir como um monitoramento do uso do resíduo, com avaliação do seu impacto ambiental. E ainda esclarece que a pesquisa vai validar e fomentar o uso agrícola do lodo e resíduo sólido para fertirrigação e fertilização de feijoeiro e culturas forrageiras. “Projeto importante para o setor produtivo e com potencial de uso agrícola, é o que vamos pesquisar e conferir”, finaliza.

Leia mais:  Mato Grosso tem a segunda menor alíquota de imposto sobre etanol do país

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Seminário reúne especialistas e atrai profissionais do setor
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  TJMT participa de evento nacional sobre direitos da infância e juventude

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana