Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Educação inicia projeto de prevenção às doenças tropicais nas escolas

Publicado em

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Unidades Básicas de Saúde, estão desenvolvendo nas escolas da rede municipal de Várzea Grande o Projeto de Prevenção às doenças tropicais. A primeira escola a receber as ações do projeto foi a EMEB “Alino Ferreira de Magalhães” no bairro Alto da Boa Vista – Parque do Lago, na Região do Grande Cristo Rei.

Cerca de 190 alunos participaram da ação intersetorial entre educação e saúde com ações de prevenção, palestras de conscientização e utilização de materiais como lupas para a visualização dos ciclos de vida do mosquito Aedes aegypti, fortalecendo as práticas de prevenção, adotando uma visão mais abrangente de promoção da saúde.

Segundo o Secretário de Educação, Silvio Fidelis, o Projeto “Dengue, Zika vírus e Chikungunya: Atitude é Prevenção” será trabalhado de acordo com as novas propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio do eixo Matéria e Energia, assim como no eixo Vida e Evolução, que estimula os estudantes a usar as etapas do processo de investigação científica: observar, perguntar, analisar demandas, propor hipóteses, elaborar modelos e explicações, desenvolver, divulgar e implementar soluções para resolver problemas do dia a dia”.

Leia mais:  Prefeito Kalil decreta ponto facultativo no dia 3 de novembro

“A princípio os professores farão pesquisas juntamente com os alunos, sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele pode transmitir. A partir do conhecimento teórico adquirido, serão trabalhados modos de prevenção e possível combate aos criadouros do mosquito. Os alunos elaborarão textos, histórias em quadrinhos, panfletos, teatros, gincanas e seminários para divulgar e sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade e importância de manter seus quintais, casas e caixas d’água limpos”, declarou.

O biólogo Jessé Martins Ribeiro do Centro de Controle de Zoonoses , explica que o mosquito Aedes aegypti é encontrado, principalmente, no meio urbano, colonizando depósitos de armazenamento de água e pequenas coleções temporária, as que facilitam sua proliferação principalmente no período chuvoso. As fêmeas põem os ovos dentro de qualquer recipiente preferencialmente com água limpa dos quais surgem às larvas, se transformam em pupas tornando-se um mosquito adulto no período de 07 dias, podendo o mosquito viver aproximadamente 30 dias. “Em função de experiências realizadas pela FIOCRUZ,  é importante que possamos disponibilizar 10 minutos por semana para vistoriarmos a nossa residência, inclusive o quintal para que possamos eliminar os possíveis criadouros", disse.

Leia mais:  Doze postos de combustíveis foram fiscalizados em Várzea Grande e Cuiabá

“Com as ações do Projeto de Prevenção às doenças tropicais a educação para o ambiente equilibrado e para a saúde vai proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos que residem no entorno do território escolar. Estas práticas escolares ajudam a melhorar o ambiente em que vive e modificar até costumes entre as comunidades. O aluno é o elo destas mudanças.”, frisou o secretário de educação Silvio Fidelis.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Comentários Facebook
Advertisement

Várzea Grande

“Júlio Campos Anuncia R$ 20 Milhões para Saúde de Várzea Grande e Promete Novo Pronto-Socorro”

Published

on

Em um evento de confraternização realizado em Várzea Grande, o deputado estadual e vice-presidente eleito da Assembleia Legislativa, Júlio Campos (União), reafirmou seu compromisso com o município, prometendo, ao lado do senador Jayme Campos, a construção de um novo Pronto-Socorro para a cidade. Além disso, Júlio anunciou que destinou R$ 20 milhões em emendas diretas ao Fundo Municipal de Saúde de Várzea Grande, já garantidos para a gestão da prefeita eleita.

Com esses recursos, a nova administração municipal contará com um aporte significativo para investir na saúde pública, com foco no atendimento de média e alta complexidade. O montante estará disponível para uso em 2025, possibilitando avanços no sistema de saúde do município.

Para Júlio Campos, a saúde pública é uma prioridade que transcende qualquer ideologia ou filiação partidária. “Saúde pública não tem ideologia nem filiação partidária. Saúde pública é um serviço que o Estado tem que prestar a todos, indistintamente”, enfatizou o parlamentar.

Várzea-grandense e ex-prefeito do município, Júlio Campos destacou que acompanha de perto as demandas da cidade e reconhece o esforço da gestão municipal em atender tanto a população local quanto moradores de cidades vizinhas que buscam atendimento médico em Várzea Grande. “É fundamental ampliar e modernizar a estrutura de saúde para garantir qualidade e agilidade no atendimento à população”, declarou.

Leia mais:  Internautas especulam sobre “Peruzinho de Natal” em VG; diz Vereador

O senador Jayme Campos também reforçou a importância dos investimentos e do alinhamento entre os poderes estadual e federal para atender as necessidades da cidade. Ele destacou que o novo Pronto-Socorro será um marco na melhoria da saúde pública do município.

Várzea Grande tem significativos na saúde e atender às expectativas da população, que há anos demanda melhorias na área. A agora que as obras e investimentos anunciados terá resultados efetivos e positivo de qualidade de vida da população povo.

veja o vídeo 👇🏻

Comentários Facebook
Continue Reading

Várzea Grande

Águas Cuiabá tem interesse em assumir saneamento de Várzea Grande

Published

on

O diretor-geral da Águas Cuiabá, Leonardo Menna, afirmou que a empresa Iguá tem o interesse em operar no município de Várzea Grande. Nesta terça-feira, 10, o presidente contou que a prefeita eleita Flávia Moretti (PL) visitou a sede da empresa. A data da disputa de concessão ainda não foi divulgada.

“A Iguá está querendo crescer, está querendo avançar, ganhar outras concessões. E eu acho que, além de tudo, fazer o trabalho que faz em Cuiabá, fazer em Várzea Grande, que a gente percebe que tá precisando de apoio nesse momento”, afirmou.

Moretti e Tião da Zaeli (PL) estiveram na sede da Águas Cuiabá e conheceram o trabalho da empresa.

Menna afirmou que vai participar quando abrirem o pleito para o leilão do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG). Além disso, espera a abertura do pleito para estudar os problemas do município.

“A partir do momento que os dados de edital forem disponibilizados oficialmente, a gente vai começar a estudar a cidade e ver de que forma a gente pode contribuir”, disse.

Leia mais:  Prefeito Kalil decreta ponto facultativo no dia 3 de novembro

fonte – estadao mato grosso.

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana