Cuiabá

Educação adere Rally Ecológico e levará ações voltadas à leitura para região do Coxipó do Ouro

Publicado em

Mais uma Secretaria do Município adere ao Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos, fruto da parceria com a Cronorally e Bridgestone/Sena Pneus. Soma-se à competição, agora a Pasta de Educação, que distribuirá mil kits de livros aos estudantes do Coxipó do Ouro e, na mesma região, haverá ainda um plantio de mudas e uma programação especial livros. A união foi firmada nesta semana e as ações serão desenvolvidas pela equipe das Bibliotecas ‘Saber com Sabor no dia 29 de março (sexta-feira).

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a iniciativa de unir um evento grandioso e eixos de formação é essencial para o alcance das pessoas, principalmente as crianças e adolescentes, que estão em uma fase de desenvolvimento.

“Eu fico maravilhado quando encontro pessoas que lutam pela dignificação da educação, que busquem meios para difundir projetos, como esse. Aumentar o poder de acesso à leitura é um dos passos para transformamos não só Cuiabá, mas como todo país. Quero somente agradecer as equipes envolvidas nessa parceria e reforçar meu compromisso com educação dos cuiabanos”, frisou Pinheiro.  

Segundo a professora Edvair P. Alves, coordenadora do projeto, o objetivo é incentivar a leitura, levando conhecimento, entretenimento, cultura e lazer com atividades voltadas às crianças, jovens e adultos da Escola Municipal Nossa Senhora Penha de França, no Distrito do Coxipó do Ouro. “Nessas atividades serão distribuídos aproximadamente mil kits de livros. Isso dá um total de cinco mil livros entregues”, disse a professora Edvair, que participará do Rally.

Leia mais:  Ação de arborização marca fim de semana na Capital

Na Escola Nossa Senhora Penha de França, no Coxipó do Ouro, no dia 29 de março, estarão em ação os projetos: “Árvores que dão Livros”, com uma variedade de edições, que serão penduradas em árvores da localidade. Lá também terá a exposição de acervo da Fauna e Flora Brasileira/Consciência Ambiental. O evento ainda contará com jogos, brincadeiras, cantigas; “A Mala e o Baú de Livros”, varal literário; tenda e cabaninha de livros, oficina de desenho e pintura, piquenique literário; narração de Histórias: Curupira (um anão de cabelos vermelhos e pés voltados para trás que protege as florestas), e outros, além da entrega de kits de livros aos alunos.

As Bibliotecas Comunitárias ‘Saber Com Sabor’ funcionam no bairro santa Isabel (Idalina Rosa da Silva), na rua Allan Kardec, 359, no Pedregal (Dona Canuta da Silva), na rua Maranguape, s/n; no Pedra 90 (avenida Principal, s/n), no Osmar Cabral (Nilma Luiza da Silva Branca), na Quadra 14, Lote 36, nº 8, No Cidade Verde (Davidson da Costa Campos), – na rua Terezinha, s/n, além dos pontos de Leitura da Secretaria Municipal de Educação, na Praça do Distrito de Aguaçu.

Esses espaços possuem um acervo de aproximadamente 72 mil livros, na sua maioria proveniente de doações. São obras de literatura infantil, infanto-juvenil, clássicos da literatura brasileira e estrangeira e da cultura mato-grossense. Além de leituras e pesquisas, os frequentadores e leitores têm acesso a atividades dirigidas pelos bibliotecários e educadores, como ‘contação’ de histórias, palestras, vídeos, produção de textos literários (contos, poemas, romances, crônicas, literatura de cordel, poesia, rimas, trava língua), teatro, sessão de cinema, músicas, oficinas de brincadeiras, desenhos, pinturas, dobraduras, jogos e reciclagem diversas. Durante o ano, também são realizadas feira de livros, com trocas e doações.

Leia mais:  Manifestantes pedem impeachment de Bolsonaro e mais vacinas contra Covid-19 em Cuiabá

“As bibliotecas possuem livros disponíveis para empréstimo. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima da sua residência, para efetuar o seu cadastro, levando comprovante de residência, documento com foto e cópia desse número de telefone e preencher um formulário fornecido pela coordenação da biblioteca. Todas as bibliotecas estão abertas ao recebimento de doações de livros, revista, gibis e outros materiais que possam enriquecer o acervo das unidades”, explicou a professora.

Os espaços são mantidos e gerenciados pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Além das Bibliotecas ‘Saber com Sabor’, Cuiabá possui também 32 bibliotecas nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino. Os espaços só fecham período de férias.  

 

A leitura em números – Em 2018, as Bibliotecas ‘Saber com Sabor’ realizaram 8.500 empréstimos. Ao todo, as unidades possuem 2.463 cadastros ativos e foram frequentadas por aproximadamente 30 mil pessoas.

Entre as ações realizadas merecem destaque a doação de 3 mil kits de livros para unidades educacionais e instituição religiosa, além de eventos como o Livro de Rua, em comemoração ao dia do leitor, o Livro Esquecido que comemorou o dia do Bibliotecário, Formação SigEduca, a participação na festa literária de Parati (RJ), e os dias do livro infantil e do folclore.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Programa Enxergar é Humanizar é destaque nacional em encontro realizado pela Fundação Abrinq

Published

on

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou, durante a live desta terça-feira (9), a participação de Cuiabá no encontro promovido pela Fundação Abrinq. O evento, realizado no formato on-line, reuniu prefeitos da região Centro-Oeste e tratou de ações relacionadas ao Programa Prefeito Amigo da Criança. O destaque foi o Programa Enxergar é Humanizar, criado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2019.

Na live, Emanuel Pinheiro falou sobre os avanços que a cidade vem conquistando, se transformando num modelo também nos cuidados com as crianças e adolescentes. No encontro da Abrinq, o gestor foi representado pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, também participou do encontro, representando a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Janayna Ferreira de Jesus.

“Cuiabá e a gestão Emanuel Pinheiro fizeram bonito em nível nacional durante o encontro da Abrinq. A secretária Edilene e a secretária-adjunta Chistiany puderam expor ao Brasil os avanços e as conquistas em todos os cuidados que temos com as crianças. Divido com vocês o sucesso na nossa gestão principalmente no apoio, no acolhimento, no amor, nas políticas públicas efetivas de inclusão e de justiça social, também das nossas crianças, nosso maior patrimônio”, ressaltou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Prefeitura publica editais de homologação do resultado final e convocação do Processo Seletivo Emergencial para TNE e ASG

Encontro da Fundação Abrinq

No encontro promovido pela Fundação Abrinq foram apresentadas oportunidades para o planejamento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no campo das Políticas Sociais, com foco nas boas práticas e destaques regionais.

Os Municípios de Cuiabá e Querência, no Mato Grosso, Goianésia/GO e Nova Andradina/MS apresentaram suas práticas na implementação das Políticas Sociais para Crianças e Adolescentes, considerando as especificidades de seus territórios.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a rede pública que atende a mais de 57 mil estudantes matriculados e as ações e Programas desenvolvidos pela gestão como os Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC), Enxergar é Humanizar, Bom de Bola Bom de Escola, MPT na Escola (de prevenção contra o trabalho infantil).

“O foco da gestão Emanuel Pinheiro hoje é a alfabetização dos nossos estudantes e a recuperação das habilidades perdidas durante a pandemia. Nesse sentido, a gestão investe na formação continuada e apoio aos profissionais da educação, na ampliação do número de salas de apoio pedagógico, no monitoramento dos estudantes e no trabalho com material estruturado”, destacou a secretária Municipal de Educação Edilene de Souza Machado. 

Reinaldo Cardoso, da Fundação Abrinq, falou sobre o Programa Enxergar é Humanizar. “A política de Educação, trabalhando junto com a saúde e a assistência social. Achamos a iniciativa muito interessante”, disse ele durante o evento.

Leia mais:  Pinheiro lança programa que vai beneficiar mais de 10 mil cidadãos da área rural de Cuiabá

Prefeito Amigo da Criança

Os gestores que formalizaram sua adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança inscrevem iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade; proteção; protagonismo; redução de risco de desastres naturais e migração; processos de gestão; desenvolvimento sustentável e primeira infância.

Durante a gestão, as ações e os resultados obtidos são avaliados, de acordo com as metas estabelecidas pelo Município. Os indicadores de avaliação consideram os diferentes graus de avanço, a institucionalidade da política, o aprimoramento dos mecanismos de participação e a ampliação da destinação orçamentária. 

Os gestores municipais que conseguem avançar, cumprir, consolidar e institucionalizar os processos de planejamento e de participação social, além de apresentar evolução significativa dos indicadores sociais, são reconhecidos e recebem o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Por quatro vezes a gestão municipal de Cuiabá participou do programa e o prefeito Emanuel Pinheiro, o segundo reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.

A sétima edição do prêmio refere-se ao período 2021-2024.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Sorteio da Nota Cuiabana Especial Dia dos Pais garante R$ 160 mil em premiações

Published

on

Os ganhadores da Nota Cuiabana Premiada 2022 – Especial Dia dos Pais – foram conhecidos nesta terça-feira (09) no sorteio realizado pela Prefeitura de Cuiabá. Os números são extraídos pela loteria federal. A ação é organizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Fazenda. Para a 2ª Edição desse ano, celebrado no próximo domingo (15), as premiações variam entre R$ 40 mil para o 1º colocado, R$ 20 mil para o segundo e mais 100 premiações de R$ 1 mil cada.

Após a realização do sorteio, o próximo passo é comunicar os ganhadores. As entregas dos prêmios são feitas de forma virtual. O contato com os ganhadores é para informar sobre os procedimentos e a data da entrega das premiações.

Ao todo serão quatro edições para 2022. A próxima já definida no calendário anual, será alusiva ao Dia das Crianças, 12 de outubro, e seus ganhadores serão conhecidos no dia 11 de outubro. Serão destinados R$ 40 mil para a 1ª colocação, R$ 20 mil para o segundo, mais 100 prêmios no valor de R$ 1 mil cada.

Leia mais:  Prefeitura publica editais de homologação do resultado final e convocação do Processo Seletivo Emergencial para TNE e ASG

E como já é de costume, no calendário de sorteios da Nota Cuiabana, a última edição é em comemoração ao Natal. O sorteio será no dia 13 de dezembro, com premiações de R$ 150 mil para o 1º prêmio, R$ 50 mil para o 2º e os demais serão 100 sorteados nos valores de R$ 1 mil cada. Todos os sorteios serão realizados pela loteria federal.

Os créditos acumulados poderão ser utilizados para abatimento de até 30% do valor do IPTU para pessoas físicas. O prazo de utilização dos créditos será de cinco anos. Quem ainda não está cadastrado basta se registar no site www.notacuiabana.com.br e começar a exigir a nota fiscal em qualquer serviço prestado, como por exemplo, salão de beleza, consultório médico, estacionamento, academia ou oficina mecânica. Cada nota fiscal emitida gera um cupom eletrônico.

A página oficial da Nota Cuiabana é a https://www.notacuiabana.com.br/Default.aspx. 

NOTA CUIABANA 

A Nota Cuiabana é um programa instituído pelo município, está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Fazenda e tem por objetivo incentivar e premiar o cidadão, que solicita a emissão de notas fiscais no comércio da cidade, no âmbito do município de Cuiabá.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá publica lista das solicitações de matrícula que serão atendidas na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses

O programa já premiou centenas de pessoas, ou consumidores, que no ato da compra solicitaram sua nota de serviço, concorrendo diretamente a prêmios. “O hábito de exigir a nota fiscal é uma questão de cidadania, uma vez que quem adquiriu tem direito a nota de serviço, e o comerciante é obrigado a emiti-la, mas o consumidor precisa exigir o seu direito”, reforçou o secretário.

Para participar, os contribuintes devem exigir a nota fiscal de cada serviço prestado por empresas cadastradas pela Prefeitura de Cuiabá, a partir do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Em seguida, devem cadastrar as notas no site da prefeitura (www.cuiaba.mt.gov.br) ou no site do projeto (www.notacuiabana.com.br).

Os contribuintes que ainda não estão inscritos no programa podem se cadastrar e solicitar as notas fiscais de serviços. “O objetivo é que a cada ano, as pessoas criem o hábito de solicitar a nota fiscal e com isso aumentar a arrecadação do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), no município”, concluiu.

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana