Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Edição 2019 do Projeto Educando para Cuiabania terá concurso de desenho, e festival de dança e vídeo

Publicado em

A V Edição do Projeto Educando para Cuiabania tem novidades em 2019, uma delas é o Concurso de Desenho para a escolha do Mascote dos 300 anos da Capital. Até esta sexta-feira (15), os alunos matriculados na rede municipal de Educação poderão enviar seus desenhos à Secretaria de Educação. Uma comissão interna vai avaliar os trabalhos e o resultado será divulgado no dia 20 de março. O desenho vencedor será escolhido como símbolo dos 300 anos da capital.

Além do Concurso de Desenho, o Projeto Educando para Cuiabania terá Festival de Dança com Siriri e Rasqueado, para estudantes da Educação Infantil e do 1º Ciclo; Festival de Vídeos com o tema ‘As Belezas de Cuiabá’, para estudantes do 3º Ciclo; Culminância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do projeto ‘Os educandos da Educação de Jovens e Adultos como agentes (trans) formadores nos 300 anos da História de Cuiabá: pessoas, memórias, história e lugares’; o Teatro vai à escola para contar a história de personalidades históricas e artísticas, para estudantes da Educação Infantil, 1º 2º e 3º Ciclos;  e city tour pelo centro histórico da Capital para estudantes da Educação Infantil, 1º 2º e 3º Ciclos.

Leia mais:  Sugestão de Pauta - Prefeito anuncia medidas emergenciais de combate a Covid19

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos explicou que o Projeto Educando para Cuiabania propõe ações que retratam a história e a cultura cuiabanas, ao mesmo tempo em que permite à comunidade escolar resgatar a sua cidadania. “O objetivo desse projeto é despertar a comunidade escolar da rede pública municipal de Ensino, para a história e a cultura locais, fazendo com que ela se sinta parte delas e, sensibilizar os estudantes para o exercício da cidadania, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento de sentimentos de identidade e orgulho”, destacou Alex Vieira Passos.

Todas as ações previstas no projeto Educando para a Cuiabania têm como objetivo em comum, a pesquisa da história e da cultura cuiabanas, levando os alunos a reconhecerem as manifestações sócio-histórico-culturais, e adotarem uma postura de respeito à diversidade e à valorização da cultura regional.

Concurso 

Em relação ao concurso de desenho para escolha do mascote de Cuiabá no aniversário de 300 anos da capital, o desenho deve ser um trabalho inédito, produzido pelo estudante, a mão livre, com orientação do professor.

Leia mais:  Prova do processo seletivo para o HMC será neste domingo (14)

O material a ser usado para elaboração e pintura do desenho é de livre escolha do estudante e de seu professor, podendo ser em lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, nanquim ou outro.

Os desenhos dos estudantes serão avaliados em relação à proposta, ou seja, o mascote deve simbolizar as comemorações do aniversário dos 300 anos de Cuiabá;  originalidade, o que significa que não tenha sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores, e criatividade.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama lamentam morte de servidora da secretaria Municipal de Saúde

Published

on

O Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, manifestam profundo pesar pelo falecimento da servidora efetiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Juliete Agelim, ocorrido nesta terça-feira (21).

Juliete desempenhava um papel essencial na saúde de Cuiabá, atuando como coordenadora da Clínica da Família no CPA 1 desde novembro de 2024. Além disso, ela era professora e coordenadora na UNIVEST, onde ministrava aulas no curso de Enfermagem no período noturno, deixando um legado de dedicação e compromisso com a educação e a saúde.

A servidora foi encontrada em sua residência por colegas de trabalho, que, preocupados com sua ausência na unidade, decidiram procurá-la. Juliete morava sozinha e deixa dois filhos, que residem com o pai. A Polícia Judiciária Civil (PJC) está apurando as circunstâncias de sua morte.

Neste momento de dor, o prefeito, a primeira-dama e toda a gestão municipal expressam solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Juliete. Sua contribuição para a saúde e a educação de Cuiabá será sempre lembrada com respeito e admiração.

Leia mais:  Blitz Animal visa conscientizar a população para evitar casos de abandono e maus-tratos

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura faz manutenção de 3 mil lâmpadas em 12 dias

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), concluiu cerca de 3 mil atendimentos em apenas 12 dias de mutirão para reparos e manutenção na iluminação pública da capital. Durante a ação, também foram repostos mais de 600 metros de cabos de cobre de 16 mm², furtados em avenidas da cidade. Atualmente, as equipes concentram esforços nas regiões Sul e Leste, que registraram o maior número de solicitações.

Entre os bairros atendidos estão Osmar Cabral, Parque Residencial Coxipó, Nova Esperança I, Pedra 90, Jardim dos Ipês, Residencial Itapajé, Loteamento São Paulo, Residencial Julieta, Residencial Sonho Meu, Novo Milênio, Jardim Universitário, Jardim Imperial I e II, Báu, Lixeira, Voluntários da Pátria, Jardim Itália, CPA II, Jardim Renascer, Santa Cruz, Jardim Califórnia, Jardim Shangri-lá, Carumbé, Campo Verde, Jardim Petrópolis, Campo Velho e Ribeirão do Lipa.

Além disso, pontos estratégicos da cidade receberam atenção especial, como a Avenida Dante de Oliveira (Trabalhadores), o Parque das Águas, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a Avenida Érico Preza e a Avenida Tancredo Neves.

Leia mais:  Evento formativo abre atividades escolares para o segundo semestre da rede municipal

“Esse mutirão é um exemplo do compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a qualidade de vida dos moradores. A iluminação pública não apenas traz mais segurança, mas também valoriza os espaços urbanos e promove o bem-estar das comunidades. Estamos intensificando os trabalhos nas áreas mais demandadas, e é fundamental que a população continue utilizando os canais de atendimento para que possamos identificar e solucionar os problemas de forma ágil. Nosso objetivo é construir uma Cuiabá mais iluminada, segura e acolhedora para todos”, pontuou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.

O mutirão mobilizou oito equipes dedicadas exclusivamente à substituição de lâmpadas, soquetes, braços e bocais, além da reposição de postes derrubados. Uma equipe específica foi designada para realizar essas demandas.

Todos os profissionais utilizam equipamentos de segurança, como capacetes, luvas especiais, cintos de segurança, botinas isoladas e uniformes antichama, garantindo a execução dos serviços com segurança e eficiência.

A população pode continuar solicitando serviços de manutenção por meio dos canais de atendimento da Limpurb: telefone (65) 3645-5511/5522 ou pelo aplicativo Cidade Limpa.

Leia mais:  ​Cuiabá está entre as cem melhores cidades do país para se viver e ocupa a 8ª classificação no ranking de capitais, aponta levantamento

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana