Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Diretoria da APDM é empossada e empoderamento feminino é tema

Publicado em

A nova diretoria da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT) tomou posse, nesta quarta-feira (13), na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. A instituição será presidida pela primeira-dama de Santo Antônio do Leverger, Tayane Augusta Araújo de Andrade, e terá como presidente de honra a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

Defensora da Associação, como entidade fundamental para o fortalecimento de ações voltadas para a assistência social nos municípios mato-grossenses, Virginia afirmou se sentir lisonjeada com o convite e disse que trabalhará para o fortalecimento da associação. “Acredito muito no papel das primeiras-damas frente aos temas sociais, principalmente junto a pessoas em grande vulnerabilidade social. Fico honrada com o convite e me comprometo a trabalhar em conjunto com a diretoria da APDM”, disse.

Tayane, por sua vez, aproveitou o discurso de posse para falar da importância do empoderamento feminino. “A Organização das Nações Unidas (ONU) fala sobre a importância de empoderar mulheres, delas liderarem e promoverem o desenvolvimento em seus meios, e nada melhor que mostrar isso ocorrendo na prática, aqui neste evento. É preciso ressaltar que nossa entidade é forte e importante, relevante socialmente e para todo Mato Grosso. Quando acreditarem que nada muda, olhem à sua volta. Estamos liderando cada vez mais”, destacou.

A presidente também agradeceu o comprometimento de Virginia e da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, junto à associação. “A presença de ambas fortalece ainda mais a APDM e demonstra a diferença desse novo governo. São pessoas que realmente se importam. Temos uma primeira-dama disposta a nos ouvir, que veio aqui, saber das necessidades da assistência social, e uma secretária que sempre está de portas abertas para nos atender. A associação agradece imensamente a disponibilidade do Estado. Nos sentimos confiantes e com expectativas para os próximos dois anos”, completou Tayane.

Leia mais:  Batalhão de Trânsito abordou mais de 90 mil veículos em 2019

Proposta é expandir programas e alcançar mais pessoas em vulnerabilidade social no Estado

(Foto: Caroline De Vita | Secom-MT)

Para a secretária Rosamaria Carvalho, a posse da APDM foi a primeira grande articulação envolvendo os municípios mato-grossenses. “É importante nos fazermos presentes, mostrar que estamos a postos para ouvi-los. Essa, certamente, é nossa primeira articulação com os 141 municípios e são exatamente as primeiras-damas municipais que estão diante dos problemas postos no dia a dia de cada cidade. Sabemos que os problemas são diversos e as demandas muitas, mas estamos aqui para acolhê-los”, afirmou a titular.

A diretoria

Além de Tayane Augusta Araújo de Andrade como presidente, a diretoria executiva da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso é composta, ainda, por Marli Natalina Noca, que será secretária geral e é lotada como secretária de Assistência Social de Barra do Bugres; Luciana Cristina dos Santos, que será tesoureira e é primeira-dama de Jaciara; Flávia Luiza Coelho Lannes Omar, que será primeira suplente e é secretária de Assistência Social de Várzea Grande; e Patrícia Passador Pavei, primeira-dama de Feliz Natal e segunda suplente. Ainda compõem esta nova gestão como conselheiras fiscais Nelsa Gonçalves Cardoso, que é secretária de Assistência Social do de Campos de Júlio; Maria Giovana Rodrigues Kuhn, primeira-dama de Terra Nova do Norte e Irene Souza Peruzzo, primeira-dama de Juína.

Leia mais:  SES e MT Hemocentro promovem ação em parceria com a Fiemt

CIB

Além do evento de posse da APDM, nesta quarta-feira (13), na Fiemt, na quinta-feira (15), haverá, no mesmo local, a primeira Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Dentre temas a serem debatidos no evento, estão o calendário e regimento interno do CIB neste ano, o relatório do último ano, as câmaras técnicas e cofinanciamento 2018 dos serviços da Assistência Social.

Sobre o cofinanciamento, a secretária da Setasc aproveitou o evento da APDM para anunciar às primeiras-damas e gestores que o Governo do Estado irá quitar o valor atrasado, em cinco parcelas.

Governo do Estado busca articulação na área social junto aos 141 municípios neste primeiro contato com as primeiras-damas

(Foto: Caroline De Vita | Secom-MT)

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Tribunal disponibiliza nova função no PJe que facilita emissão de certidões de objeto e pé
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Tribunal de Justiça declara constitucional lei que institui atendimento médico em creches e escolas

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana