Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Dia especial aborda viabilidade econômica e ambiental para agricultores

Publicado em

Produtores rurais do município de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá), integrantes do Projeto Rural Sustentável e estudantes participaram do Dia Especial sobre Sistema Integração Lavoura Pecuária (ILPF). O evento foi dividido em duas etapas. No período da manhã foram realizadas palestras sobre recuperação de pastagem e sistemas agroflorestais, na Câmara Municipal. De tarde, os participantes visitaram a Fazenda Gamada para conhecer a viabilidade econômica e ambiental do Sistema.

A técnica agropecuária da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Pamella Rúbio, fala que os produtores receberam informações sobre atividades sustentáveis e como aumentar a produtividade na área já existente. O técnico agropecuário da Empaer, Cleverson Braz Mateus, proferiu palestra sobre a recuperação de pastagem enfocando variedades e técnicas a serem feitas desde a coleta de solo para análise laboratorial, germinação, resistência a pragas e doenças, manejos e outros.

O analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Diego Barbosa Alves Antônio, destacou em sua palestra os sistemas agroflorestais, a melhor posição para o plantio das árvores com o objetivo de gerar sombreamento na pastagem e melhoramento nutricional do solo, além de fornecer alimentação para o gado. Segundo o analista, o ILP consiste na diversificação da produção, possibilitando o aumento da eficiência na utilização dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente, a estabilidade de produção e a renda do produtor.

Leia mais:  Sorteios voltarão quando Caixa recomeçar extrações da Loteria Federal; programa continua

Na Fazenda Gamada, numa área de 100 hectares, foi implantada uma Unidade de Referencia Tecnológica (URT) com o Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), pela Embrapa Agrossilvipastoril. Conforme Diego, o Sistema Integração já ajudou a recuperar as pastagens e  está fornecendo madeira para produção de cercas e para abastecer o forno do secador de grãos.

 A Fazenda pertence ao produtor rural Mário Wolf Filho. Durante a visita os participantes foram recepcionados pela pesquisadora e responsável pelos projetos da fazenda, Dheyme Bolson, que relatou as fases de implantação do sistema que trouxe viabilidade econômica e sustentabilidade com o aumento na quantidade de bovinos por hectare.

A técnica Pamella destacou que a fazenda é considerada modelo na região e que abriu as portas para os agricultores familiares conhecerem de perto a integração lavoura e pecuária de forma sustentável. O evento contou com a participação de 41 produtores.

Parceria BID

O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre o governo do Reino Unido, o governo do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esta Cooperação Técnica é financiada pelo Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (Defra), tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Leia mais:  Núcleo de Atuação Estratégica do Poder Judiciário avança em melhorias para a sociedade

A Empaer é uma entidade cadastrada no projeto e já contribuiu com a recuperação e reforma de mais de mil hectares de áreas de pastagens degradadas nos municípios de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá) e Nova Canaã do Norte. O projeto conta com a participação de 57 produtores rurais que recebem um subsídio ou premiação no valor de R$ 500,00 por hectare, para compra de calcário, adubo e sementes.

 O trabalho de recuperação foi iniciado no mês de setembro de 2017, e já foram recuperados 1.007 hectares, o que representa em torno de 80% das áreas de pastagens nos municípios.  Essa tecnologia aplicada tem como objetivo reverter a área com a melhoria da pastagem, aumentar o número de animais no pasto e, conseqüentemente, melhorar a rentabilidade do agricultor.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Imóveis que foram destinados à Previdência estadual não tinham liquidez
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Colaboradores surdos participam de evento que celebra parceria de cinco anos com o Poder Judiciário

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana