Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Deputados debatem com TJ situação de comarcas

Publicado em

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Os deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Nininho (PSD) participaram na última segunda-feira (25), de uma reunião com presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. Na pauta da reunião a possibilidade de fechamento de comarcas em Mato Grosso, principalmente na região Sul e Sudeste do Estado.

Além dos parlamentares, estiveram na reunião, o prefeito de Pedra Preta, Juvenal Pereira, o  Ná,  o vereador Ronaldo também  de Pedra Preta, o vereador Giovane da cidade de Poxoreu, além do presidente da OAB de Rondonópolis, Stalyn Paniago. 

O deputado Thiago Silva explicou que as comarcas de Pedra Preta, Poxoréu, Itiquira, Dom Aquino e Juscimeira estão na lista e que dependendo de um estudo podem fechar. “A nossa preocupação é que as pessoas, principalmente as mais carentes, também sofram com as distâncias para serem atendidas pela Justiça, além do risco da comarca de Rondonópolis ficar sobrecarregada”, destacou o deputado.

Leia mais:  CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal convoca ex-governador Silval Barbosa, presidente da Amaggi e doleiro

O parlamentar explicou que, por outro lado, os estudos estão ocorrendo em razão dos valores do duodécimo que o TJ tem recebido. Ele ainda explicou que antes de qualquer decisão, o TJ vai se reunir com prefeitos, deputados e OAB para fazer uma grande avaliação da decisão.

Thiago ainda explicou que ele e o deputado Nininho se colocaram à disposição para analisar com o governo do estado, o que poderá ser feito para evitar o fechamento destas comarcas. “Estamos preocupado é que a maioria é da nossa região e não podemos permitir que a nossa população tenha prejuízos”, disse Thiago.

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

Assembleia acompanha apresentação do plano de ação para combate a crimes ambientais

Published

on

Deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) acompanharam o anúncio do governo do estado do plano de ação para combate ao desmatamento ilegal e a incêndios florestais de 2025, feito na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Paiaguás. Conforme a apresentação, o investimento estimado é de mais de R$ 125 milhões.

No documento está previsto trabalho de gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação. O principal destino de recursos são ações de prevenção e combate a crimes ambientais, como construção de um centro de triagem e reabilitação de animais silvestres, abertura de aceiros, monitoramento das áreas com satélites, ações educativas, contratação de brigadistas, criação de salas de situação descentralizadas e construção de um centro de triagem e reabilitação de animais silvestres.

“É um esforço que o Estado faz, através das nossas secretarias e em parceria com a iniciativa privada, um investimento em ações estruturadas, equipamentos e efetivo para que possamos combater os incêndios nesse período. Agradecemos às nossas forças de segurança e parceiros e esperamos que esses investimentos possam produzir um resultado ainda mais efetivo do que o que tivemos nos últimos anos”, disse o governador do estado, Mauro Mendes (União).

Leia mais:  Assembleia instala última comissão permanente do biênio:Trabalho e Administração Pública

Presidente em exercício da Casa de Leis, o deputado estadual Júlio Campos (União), declarou que a ALMT está à disposição da política ambiental de Mato Grosso. “Nós assistimos hoje às palestras da secretária [Mauren Lazzaretti, de estado de Meio Ambiente], também do nosso comandante do Corpo de Bombeiros [coronel BM Flávio Gledson Bezerra] mostrando o quanto o atual governo vem fazendo em prol da política ambiental seja no combate ao desmatamento, também aos incêndios ilegais na área floresta do Mato Grosso”, afirmou o parlamentar. Segundo o comandante-geral dos Bombeiros, a expectativa é de que mais de 1.080 militares sejam mobilizados, além de 90 brigadistas municipais e 150 estaduais.

O plano ainda prevê o uso de 28 máquinas agrícolas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, oito aeronaves, um helicóptero do Cento Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além de mais de 80 viaturas para apoio nas operações por terra. Ainda de acordo com o Governo do Estado, o valor de R$ 125 milhões representa aumento de 68% nos investimentos para combate a crimes ambientais, em comparação com o ano passado.

Leia mais:  PREFEITURA E INTERMAT ENTREGAM TÍTULOS DEFINITIVOS PARA MORADORES DA COMUNIDADE VILA MANEQUINHO - ÀGUA-FRIA

Licenciado do cargo, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, deputado Carlos Avallone (PSDB) destacou que tem acompanhado a atuação dos órgãos estaduais no combate aos incêndios florestais e ressaltou a importância dos investimentos e da cooperação entre as instituições para minimizar os impactos do fogo.

Também esteve presente o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), juntamente com representantes de órgãos como Ministério Público, Câmara dos Deputados, Exército Brasileiro, além de membros do poder executivo estadual.

Com informações da Secom-MT

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política MT

Wilson Santos propõe nome de pastor Sebastião Rodrigues de Souza para o Grande Templo

Published

on

Para eternizar a memória do saudoso pastor Sebastião Rodrigues de Souza, vítima da Covid-19 em 2020, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) propôs Projeto de Lei de n.° 432/2025, que denomina o nome do religioso no Grande Templo, sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Cuiabá, nesta quarta-feira (26), durante sessão plenária. O motivo da proposta deve-se ao importante legado deixado aos fiéis, em que ele ficou por 45 anos à frente do Ministério da Instituição Religiosa.

O parlamentar contou que teve o privilégio de homenagear o evangélico, ainda em vida, quando foi prefeito de Cuiabá, ao inaugurar as pontes da Avenida Professora Edna Affi, conhecida por Avenida das Torres. “As homenagens ao pastor estão lá, nas pontes, com quem tive uma ótima relação. E hoje pude apresentar um projeto de lei que o homenageia e que eu considero a maior liderança religiosa de Mato Grosso, depois do saudoso arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Aquino Corrêa. Na minha modéstia opinião, o pastor na sua missão e no seu sacerdócio de evangelização, merece essa homenagem no Grande Templo”, justificou.

Leia mais:  Assembleia instala última comissão permanente do biênio:Trabalho e Administração Pública

Ele frisou sobre a certeza absoluta de homenagear o saudoso pastor em qualquer ambiente ou espaço deste estado. “O Grande Templo é um ambiente mais apropriado, mais condizente e que cai como uma luva para eternizar o nome deste grande líder, responsável por ter construído o Grande Templo. De maneira bastante respeitosa, peço aos colegas que nós possamos, em breve, apresentar o voto das comissões e eternizar o nome do pastor no Grande Templo”, conclui Wilson Santos.

Histórico – O pastor Sebastião nasceu em agosto de 1931, na cidade de Pirajuba (MG). Ao mudar na década de 70 para Mato Grosso, ele iniciou os trabalhos de propagação religiosa por diversos municípios mato-grossenses, onde fortaleceu e promoveu importantes trabalhos de evangelização da palavra de Deus, tanto que chegou a ser presidente da Assembleia de Deus do estado e vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil.

Um grande marco deixado por ele, foi a construção do Grande Templo, que é considerado o maior templo físico da Assembleia de Deus da América Latina – com capacidade para recepcionar 22,5 mil pessoas.

Leia mais:  Relator vota favorável ao programa ‘Moeda Verde’

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana