Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Deputado Thiago Silva promove nova edição do Gabinete Itinerante em Rondonópolis

Publicado em

Mais uma edição do Gabinete Itinerante do deputado estadual Thiago Silva (MDB) foi realizada no último fim de semana (12) em Rondonópolis. Desta vez, o mutirão de serviços do mandato participativo atendeu a população dos bairros Mathias Neves e Antônio Geraldini, nos altos da Avenida Rio Branco. O evento contou com presença da população e lideranças comunitárias de várias comunidades. Este é um trabalho parlamentar de prestação de contas que o deputado tem realizado desde o início do seu mandato.

“Foi uma festividade muito linda, com diversos serviços oferecidos para a sociedade. O cidadão compareceu em massa e foi uma oportunidade e tanto para esta conversa próxima com o deputado. Este trabalho, de levar o gabinete ao povo para atender a população, é muito importante. Fica aqui o agradecimento em nome de toda a população desta região que foi contemplada com este lindo Gabinete Itinerante aqui na nossa região”, destaca Ozeias Reis, liderança comunitária da região do bairro Vila Rica.

Leia mais:  Lúdio diz que 500 mil pessoas não tomaram a 2ª dose e 315 mil estão sem a dose de reforço em MT

Crianças, adultos e idosos puderam aproveitar as atrações e os serviços oferecidos, gratuitamente, no campo de futebol da Praça Osvaldo de Barros. De esporte a estética, passando por orientação jurídica e encaminhamento de demandas nas áreas de serviços públicos, saúde, educação e infraestrutura, a programação foi diversificada. Houve ainda competições esportivas com medalhas e premiação, sorteio de brindes.

Na parte da manhã foram realizadas inscrições para oficinas e apresentações dos projetos “Flor do Cerrado” e “Esporte na Comunidade”, que possuem mais de 20 polos espalhados por Rondonópolis, abrangendo diversas modalidades esportivas. Outro projeto, o “Tocando em Frente, que oferece aulas gratuitas de violão, está com vagas abertas em vários polos, incluindo o Mathias Neves.

O Gabinete Itinerante continuará percorrendo , durante todo o ano, os bairros da cidade e municípios da região, ouvindo as necessidades da população. Parte fundamental da iniciativa, o projeto também inclui prestação de contas sobre os projetos de lei e ações do parlamentar, além de receber sugestões e demandas para serem encaminhadas e defendidas na Assembleia Legislativa e governo do estado.

Leia mais:  Pesquisa mostra o ex-presidente Lula na frente de Jair Bolsonaro na intenção de votos em MT

“Esta é uma ação que aproxima a Assembleia Legislativa da comunidade, do povo nos bairros e nas cidades. É o momento de fazermos uma grande reunião para debatermos juntos que cidade e que Mato Grosso queremos para o presente e para o futuro”, afirma o deputado Thiago Silva. “Isso é mandato participativo”, completa.

Participaram desta edição do Gabinete Itinerante, lideranças comunitárias das regiões da Vila Rica, Mathias Neves, Antônio Geraldini, Dom Osório, Padre Lothar, Parque Universitário, João Moraes, Carlos Bezerra, Rosa Bororo, Cidade Natal, Jose Sobrinho, Vila Olinda, Neuma de Morais e Pedra 90.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

Projeto do deputado Valdir Barranco é aprovado na ALMT e facilita acesso ao crédito rural

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, nesta quarta-feira (9), em primeira votação e por unanimidade, o Projeto de Lei nº 1065/2025, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que propõe a dispensa da Autorização Provisória de Funcionamento (APF) como requisito para o acesso ao crédito rural por agricultores e agricultoras familiares. A medida representa um avanço no fortalecimento da agricultura familiar no estado.

Com a proposta, ficam dispensados da apresentação da Autorização Provisória de Funcionamento (APF) agricultores assentados pela reforma agrária, pequenos produtores com até quatro módulos fiscais, trabalhadores enquadrados no Pronaf e aqueles com Cadastro Ambiental Rural (CAR) regularizado. A exigência da APF, vigente apenas em Mato Grosso, vinha dificultando o acesso a políticas públicas e limitando o desenvolvimento de milhares de famílias no campo.

O deputado Valdir Barranco destacou a aprovação da proposta em plenário, ressaltando a importância da medida para os trabalhadores do campo. “É com muita satisfação que informo que nosso projeto de lei foi aprovado em primeira votação. Essa é uma iniciativa fundamental para transformar a realidade de milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais que buscam acesso ao crédito”, afirmou Barranco.

Leia mais:  Nova secretária-adjunta da Setasc aponta que o social de MT vive momento de evolução

“Chega de burocracia! A agricultura familiar precisa de dignidade, não de entraves. Com essa aprovação, Mato Grosso começa a corrigir uma injustiça e se alinha ao resto do país. Esse projeto nasceu do chão da roça, das reuniões com os assentados, das conversas com os sindicatos. É uma conquista coletiva”, destacou o deputado.

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Ele também reforçou que o trabalho não para por aqui. “Agora seguimos firmes pela aprovação em segunda votação e pela sanção do governador. Só assim essa mudança vai se tornar realidade para quem mais precisa: o pequeno produtor que luta todos os dias para colocar comida na mesa das famílias brasileiras”, defendeu.

Segundo ele, com a derrubada da exigência da APF, a expectativa é que milhares de famílias possam acessar crédito, assistência técnica, financiamento e comercializar sua produção com mais segurança jurídica e menos burocracia. “Seguimos na luta por um campo com mais direitos, mais produção e menos papelada. É justiça social no campo”, finalizou o Barranco.

Leia mais:  Deputados aprovam dispensa de pauta para mensagem dos incentivos fiscais

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política MT

Wilson Santos solicita explicações sobre operação da PM de Proteção Ambiental contra catadores de iscas vivas

Published

on

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (9), o Requerimento nº 426/2025, por meio do qual solicita a convocação do comandante do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA-MT), tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento. O objetivo é que o oficial preste esclarecimentos sobre os fundamentos jurídicos e técnicos da “Operação Isca Viva”, realizada em comunidades ribeirinhas e pesqueiras tradicionais de Mato Grosso.

O parlamentar explicou que a reivindicação surgiu em razão de denúncias recebidas de catadores de iscas vivas e proprietários de estabelecimentos comerciais que atuam na coleta e comercialização deste tipo de recurso pesqueiro. Também, acrescenta que eles alegam violações de direitos durante abordagens e apreensões promovidas durante a operação policial.

Segundo Wilson Santos, as recentes ações de fiscalização e repressão têm provocado repercussão social, econômica e jurídica relevantes. Ele destaca a necessidade de esclarecer os motivos que levaram à realização das operações, a proporcionalidade das medidas adotadas, a conduta dos agentes públicos envolvidos e os impactos diretos sobre a economia local das comunidades afetadas.

Leia mais:  Nova secretária-adjunta da Setasc aponta que o social de MT vive momento de evolução

“Há registros de apreensões, notificações e até mesmo sanções que, segundo relatos recebidos por nosso gabinete, carecem de transparência e de respaldo técnico claro. Diante disso, é fundamental que o comandante da Polícia Militar de Proteção Ambiental preste esclarecimentos à Assembleia Legislativa sobre os critérios normativos e científicos que fundamentaram as fiscalizações e ações repressivas. Também queremos entender como se deu a articulação entre os órgãos ambientais estaduais e as forças de segurança durante a execução dessas operações”, justificou o deputado.

Wilson Santos destacou ainda a necessidade de estabelecer medidas que coíbam possíveis excessos ou violações de direitos durante abordagens e apreensões, ressaltando que cabe à Assembleia Legislativa o dever de garantir que a legislação ambiental seja aplicada com equilíbrio, justiça e razoabilidade. O parlamentar reforçou que é essencial considerar os impactos sociais, econômicos e culturais sobre comunidades tradicionais que dependem há décadas da pesca e da comercialização de iscas vivas.

“Nossa solicitação busca garantir transparência, promover o diálogo institucional e encontrar soluções pacíficas que conciliem a preservação ambiental com o respeito à dignidade e aos modos de vida de trabalhadores vulneráveis. Os relatos de abordagens violentas, abusivas e desumanas, especialmente envolvendo idosos de mais de 70 anos e pequenos comerciantes, são extremamente preocupantes. Essas pessoas não podem ser tratadas como criminosas. São pais e mães de família tentando garantir sua subsistência de forma digna”, concluiu o parlamentar.

Leia mais:  Lúdio Cabral entra com ação na Justiça para impedir aumento da previdência em MT

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana