Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Deputado Paulo Araújo solicita a construção de Centro de Detenção Provisória em Sapezal

Publicado em

Foto: Marcos Lopes

Por meio de indicação do deputado Paulo Araújo (PP), o município de Sapezal (distante 529 km de Cuiabá) poderá dar um passo importante em direção à humanização do sistema penitenciário da cidade. O parlamentar solicitou ao secretário de Cidades e Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira e Silva, que viabilize a construção de um Centro de Detenção Provisória na cidade.

O parlamentar recebeu nesta semana os vereadores Pastor Adilton, Manezinho e o presidente da Câmara Municipal de Sapezal, Osmar Favini, que vieram solicitar maior celeridade no andamento da licitação. “Ao que foi constatado, depois da visita dos vereadores, é que questão da segurança pública é muito importante, as condições são precárias, ao se cumprir uma diligência, é preciso se deslocar para cidades vizinhas, por falta de um lugar adequado, ficando uma situação inadmissível”, explicou Araújo.

O presidente da Câmara, Osmar Favini, ressaltou que já existem recursos alocados, porém falta agilidade no processo licitatório. “O local já existe. A prefeitura de Sapezal fez a doação do terreno, porém a construção ainda não saiu do papel. Quero agradecer o apoio do deputado Paulo Araújo que não está medindo esforços em nos ajudar”, comentou Favini.

Leia mais:  Morre ex-deputado estadual Pedro Satélite em Cuiabá – tinha 68 anos

Pavimentação – O deputado também indicou a necessidade de recuperação emergencial da rodovia MT-235, no trecho entre Campo Novo do Parecis e Sapezal. “O trecho precisa de manutenção, pois se encontra em estado de abandono. Os moradores afirmam que há bastante tempo esperam por medidas que amenizem os problemas de deslocamento entre as cidades”, frisou.

De acordo com Osmar Favini, a operação tapa-buraco precisa ser feita com urgência. “Existem muitos buracos que são enormes e que acarretam centenas de prejuízos e riscos de acidentes”, concluiu.

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu

Published

on

Após as fortes chuvas que atingiram os municípios de Rio Branco e Salto do Céu, na região Oeste, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, mobilizou apoio emergencial do Poder Executivo. Prontamente, o governador Mauro Mendes designou uma equipe da Defesa Civil para atender as cidades afetadas.

Os técnicos realizam um levantamento in loco dos danos. Botelho afirmou que já conversou com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira (Sinfra), para substituir, com urgência, as pontes de madeira destruídas pela enxurrada.

A segurança das famílias atingidas e a recuperação das áreas danificadas são, segundo Botelho, as principais metas das prefeituras neste momento. “Recebi pedidos de ajuda da imprensa e dos prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas e imediatamente entrei em contato com o governador. Fomos prontamente atendidos. Estamos unidos para enfrentar este momento difícil e garantir o bem-estar de todos”, destacou o deputado.

De acordo com o prefeito de Rio Branco, Pabollo Victor Siman, três pontes de madeira foram completamente destruídas, além de praças, e quatro famílias ficaram desabrigadas. Muitos moradores perderam móveis e há necessidade de doações de cestas básicas. “A equipe da Defesa Civil já está aqui, a água começou a baixar, e agora estamos avaliando os impactos das chuvas”, informou Pabollo, enfatizando que uma das pontes destruídas já conta com um projeto na Sinfra para substituição por uma estrutura de concreto.

Leia mais:  Xuxu Dal Molin homenageia diretores do Hospital Regional de Sorriso

Novas pontes

Para evitar problemas semelhantes no futuro, Botelho se comprometeu a viabilizar melhorias na infraestrutura de Rio Branco e Salto do Céu, cidades vizinhas. “Já falei com Marcelo Padeiro [Sinfra] para que as pontes de madeira sejam substituídas por estruturas de concreto. Além disso, rotas alternativas devem ser analisadas para atender a população da região”, afirmou.

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Mais chuvas

A previsão meteorológica indica a continuidade das chuvas. A Defesa Civil reforça o alerta à população para que siga as orientações de segurança e evite áreas alagadas.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política MT

Parcerias e inovação: iniciativas de Botelho na segurança pública de MT

Published

on

A segurança pública em Mato Grosso tem sido uma prioridade para o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ele é responsável por diversas leis e projetos que modernizam os serviços e garantem a proteção da população.

Recentemente, Botelho liderou a votação do Projeto de Lei Complementar 36/2024, que entre outras medidas, criou a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus/MT). Além disso, ele foi convidado a compor o Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado (Cicco), que supervisiona as metas do programa Tolerância Zero, do governo estadual, intensificando o enfrentamento ao crime organizado.

Uma das medidas defendidas por Botelho é o monitoramento de escolas e creches com câmeras de vídeo. Ele também é autor da Lei Ordinária 12.190/2023, que estabelece o Programa Empresa Amiga da Segurança Pública, incentivando a parceria entre o setor privado e as forças de segurança. Outro destaque é a Lei Ordinária 12.452/2024, que criou o Programa Delegacia Itinerante, permitindo que a Polícia Civil atenda comunidades em regiões mais distantes. “Atuamos no fortalecimento das políticas de segurança, criando leis que abrangem tanto a prevenção quanto o combate à criminalidade”, enfatiza Botelho.

Leia mais:  Programa ampliado de apoio à mulher vítima de violência pode ser instalado em Mato Grosso

Outro avanço importante é a Lei Ordinária 11.601/2021, que estabelece a Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas, reforçando os esforços para enfrentar esse grave problema no Estado. Além disso, a Lei Ordinária 12.482/2024 regulamenta o comércio de materiais recicláveis e bens móveis usados, prevenindo roubos, furtos e a receptação de produtos roubados.

Mais infraestrutura

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Botelho destacou a necessidade de uma delegacia especializada para atendimento às mulheres (Indicação 2.515/2024) e a ampliação do videomonitoramento e postos policiais em áreas vulneráveis.

Também propôs patrulhas rurais equipadas, além de ter contribuído para redução de custos na ALMT. O dinheiro economizado, foi investido na aquisição de viaturas e armamentos, fortalecendo a segurança em Mato Grosso.

As iniciativas, aliadas ao trabalho das forças de segurança, segundo Eduardo Botelho, são importantes para avançar. “Com tecnologia, prevenção e infraestrutura, estamos construindo um Estado mais seguro”, afirmou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana