Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Deputado abre os trabalhos da Comissão de Agropecuária e destaca números da cadeia produtiva

Publicado em

Foto: Marcos Lopes

Nesta quinta-feira (13) aconteceu a primeira reunião da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária. Na reunião ordinária ficou determinado pelos membros que a equipe técnica fará um convite para a secretária de estado de Meio Ambiente, para o presidente do INCRA e para o presidente do INTERMAT para participarem da próxima reunião, no dia 03 de abril.

Os chefes dos órgãos deverão responder questionamentos sobre a regularização ambiental e apresentar um panorama das questões fundiárias no Estado.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) será muito importante a participação dos convidados para esclarecer dúvidas, apresentar a atual situação da regularização ambiental (CAR) e da regularização fundiária (APF). 

O presidente ainda ressaltou a importância do início dos trabalhos para dar celeridade principalmente nos processos de regularização fundiária. 
“Este trabalho tem muito a contribuir nesse momento de dificuldade que vive o Estado. Precisamos fazer com que aumente a arrecadação e a geração de emprego. E para isso iremos trabalhar dando celeridade nos processos de regularização, porque quando regulariza uma área de um cidadão, que espera há mais de 15 anos, ele poderá com o título na mão buscar linha de crédito, fazer projeto de manejo, de desmate e daí sim produzir gerando emprego e renda”, disse Nininho. 

Leia mais:  ALMT intermediará melhorias à PJC em parceria com a bancada federal

O presidente levou à Comissão a notícia de que o Estado de Mato Grosso no mês de fevereiro foi o campeão de produção de carne bovina. “Presidi a CPI dos Frigoríficos e trabalhamos para quebrar o monopólio que existia na cadeia de Frigoríficos, o que fez com que novas plantas abrissem e então o credenciamento dessas plantas para exportação, elevando o estado ao patamar de campeão em exportação de carne bovina”, disse o parlamentar. 

“Na CPI fizemos um trabalho para elevar a alíquota do ICMS na comercialização do boi em pé abatido no Estado, a alíquota que era de 4% passou a ser 7%, e isso foi fundamental para fortalecer a indústria da carne no Estado”, lembrou Nininho. 

PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA 
A exportação de carne bovina atingiu os melhores índices no mês de fevereiro com uma receita de US$ 87,97 milhões provenientes do embarque de 23,4 mil toneladas em 2019. Este é o melhor resultado desde 2014 e coloca Mato Grosso na liderança de exportações brasileiras de carne. Fonte (SINDIFRIGO).

Leia mais:  Silvio Fidélis participa do G20 em evento educacional “Catalisando Mudanças”

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu

Published

on

Após as fortes chuvas que atingiram os municípios de Rio Branco e Salto do Céu, na região Oeste, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, mobilizou apoio emergencial do Poder Executivo. Prontamente, o governador Mauro Mendes designou uma equipe da Defesa Civil para atender as cidades afetadas.

Os técnicos realizam um levantamento in loco dos danos. Botelho afirmou que já conversou com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira (Sinfra), para substituir, com urgência, as pontes de madeira destruídas pela enxurrada.

A segurança das famílias atingidas e a recuperação das áreas danificadas são, segundo Botelho, as principais metas das prefeituras neste momento. “Recebi pedidos de ajuda da imprensa e dos prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas e imediatamente entrei em contato com o governador. Fomos prontamente atendidos. Estamos unidos para enfrentar este momento difícil e garantir o bem-estar de todos”, destacou o deputado.

De acordo com o prefeito de Rio Branco, Pabollo Victor Siman, três pontes de madeira foram completamente destruídas, além de praças, e quatro famílias ficaram desabrigadas. Muitos moradores perderam móveis e há necessidade de doações de cestas básicas. “A equipe da Defesa Civil já está aqui, a água começou a baixar, e agora estamos avaliando os impactos das chuvas”, informou Pabollo, enfatizando que uma das pontes destruídas já conta com um projeto na Sinfra para substituição por uma estrutura de concreto.

Leia mais:  Deputado Thiago lidera “Encontro Nacional de Comissões de Educação do Legislativo"

Novas pontes

Para evitar problemas semelhantes no futuro, Botelho se comprometeu a viabilizar melhorias na infraestrutura de Rio Branco e Salto do Céu, cidades vizinhas. “Já falei com Marcelo Padeiro [Sinfra] para que as pontes de madeira sejam substituídas por estruturas de concreto. Além disso, rotas alternativas devem ser analisadas para atender a população da região”, afirmou.

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Mais chuvas

A previsão meteorológica indica a continuidade das chuvas. A Defesa Civil reforça o alerta à população para que siga as orientações de segurança e evite áreas alagadas.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política MT

Parcerias e inovação: iniciativas de Botelho na segurança pública de MT

Published

on

A segurança pública em Mato Grosso tem sido uma prioridade para o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ele é responsável por diversas leis e projetos que modernizam os serviços e garantem a proteção da população.

Recentemente, Botelho liderou a votação do Projeto de Lei Complementar 36/2024, que entre outras medidas, criou a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus/MT). Além disso, ele foi convidado a compor o Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado (Cicco), que supervisiona as metas do programa Tolerância Zero, do governo estadual, intensificando o enfrentamento ao crime organizado.

Uma das medidas defendidas por Botelho é o monitoramento de escolas e creches com câmeras de vídeo. Ele também é autor da Lei Ordinária 12.190/2023, que estabelece o Programa Empresa Amiga da Segurança Pública, incentivando a parceria entre o setor privado e as forças de segurança. Outro destaque é a Lei Ordinária 12.452/2024, que criou o Programa Delegacia Itinerante, permitindo que a Polícia Civil atenda comunidades em regiões mais distantes. “Atuamos no fortalecimento das políticas de segurança, criando leis que abrangem tanto a prevenção quanto o combate à criminalidade”, enfatiza Botelho.

Leia mais:  Assembleia instala CST para debater prevenção à depressão na comunidade acadêmica

Outro avanço importante é a Lei Ordinária 11.601/2021, que estabelece a Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas, reforçando os esforços para enfrentar esse grave problema no Estado. Além disso, a Lei Ordinária 12.482/2024 regulamenta o comércio de materiais recicláveis e bens móveis usados, prevenindo roubos, furtos e a receptação de produtos roubados.

Mais infraestrutura

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Botelho destacou a necessidade de uma delegacia especializada para atendimento às mulheres (Indicação 2.515/2024) e a ampliação do videomonitoramento e postos policiais em áreas vulneráveis.

Também propôs patrulhas rurais equipadas, além de ter contribuído para redução de custos na ALMT. O dinheiro economizado, foi investido na aquisição de viaturas e armamentos, fortalecendo a segurança em Mato Grosso.

As iniciativas, aliadas ao trabalho das forças de segurança, segundo Eduardo Botelho, são importantes para avançar. “Com tecnologia, prevenção e infraestrutura, estamos construindo um Estado mais seguro”, afirmou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana