Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Cultura realiza Escuta Pública para elaboração de políticas de fomentar

Publicado em

Durante o evento foi lançando o cadastramento cultural para que possamos realizar um mapeamento artístico e cultural de Várzea para identificar e alcançar um maior número de agentes culturais e assim atender.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, por meio da Superintendência de Cultura realizou uma Escuta Pública que discutiu a elaboração do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) – Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento ocorreu no auditório do Anexo II da SMECEL, no Jd. Marajoara.

O superintendente de Cultura da SMECEL, Leandro Manduca, explicou que a realização da primeira Escuta pública sobre o Plano Nacional Aldir Blanc, foi também para divulgar as realizações da etapa 1 e o número de projetos aprovados nesta etapa. “Neste evento estamos lançando um cadastramento cultural para que possamos realizar um mapeamento artístico e cultural em Várzea Grande, com ferramentas tecnológicas, o objetivo é identificar e alcançar um maior número de agentes culturais e assim atender, auxiliando na documentação, nos projetos, acompanhamento de ações, além da promoção de formação e capacitação desse público” informou.

Leia mais:  Profissionais da Saúde de Várzea Grande criam grupo com mães de pessoas com TEA

Leandro também destacou que, desde que assumiu a pasta, vem trabalhado com a equipe técnica da Superintendência para o ‘destravamento’ de 100% dos programas que atendam agentes culturais, artistas, artesãos, fazedores de cultura, produtores, associações, representantes de coletivos culturais e toda a sociedade civil organizada.

A plenária realizada no Anexo II, onde foram apresentados os dados já atingidos no ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB,), representou a primeira etapa para a criação do plano de aplicação dos recursos (PAR). “Na próxima semana estaremos com a 2ª parte das ações que consiste em promover reuniões com os segmentos da dança, das artes plásticas, da música, do artesanato, para que possamos ouvir as pessoas que fazem cultura diariamente no seu bairro, em sua associação, em sua região para identificar as dificuldades encontradas e encontrar a melhor forma de aplicação desses recursos”, disse.

O secretário Cleiton Santana acredita que ações como a Escuta Pública são uma importante ferramenta para a construção de políticas públicas que possam realmente atingir o objetivo de promover as diversas formas das manifestações culturais e valorizar as tradições históricas da população de Várzea Grande. “Ouvir as pessoas que fazem cultura no Município é a maneira ideal para promover práticas que atendam e fomentem a diversidade cultural e a gestão Flávia/Tião reconhece essa necessidade. Parabenizo a iniciativa da Superintendência de Cultura”.

Leia mais:  Projeto de Lei VERGONHOSO em dizer que voo chega em Várzea Grande, não Cuiabá

A Escuta Pública da Superintendência de Cultura contou com a participação do subsecretário da SMECEL, Alexandre Espindola, do superintendente de Esporte e Lazer, Héliton Gomes, do superintendente de Gestão Escolar, Rafael Medeiros, da assessora de Gestão, Rachel Galesso e da coordenadora do escritório regional do Ministério da Cultura, Lígia da Silva Viana.

fonte – varzea grande mt gov.

Comentários Facebook
Advertisement

Várzea Grande

DAE e Ager-MT realizam primeira reunião técnica para início das atividades regulatórias

Published

on

Os trabalhos serão divididos em quatro frentes: ouvidoria, área operacional de água e esgoto, área jurídica e área econômica

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager-MT) deram nesta semana um importante passo na consolidação da parceria firmada entre as duas instituições. Foi realizada a primeira reunião técnica entre as equipes do DAE e da Ager, com foco na apresentação dos times, alinhamento de expectativas e organização dos próximos passos da atuação conjunta.

O encontro marca o início oficial dos trabalhos da Ager no Município como órgão regulador dos serviços prestados pelo DAE, com atribuições que envolvem desde a fiscalização até o acompanhamento técnico, tarifário, jurídico e de ouvidoria.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com a Ager, conhecendo os profissionais que vão atuar conosco e estabelecendo um canal direto entre as equipes técnicas. A partir de agora, os dados e informações serão compartilhados com o objetivo de iniciar efetivamente o processo de regulação, fiscalização e orientação. Essa é uma etapa fundamental para qualificar ainda mais os serviços prestados à população”, destacou o diretor-presidente do DAE, Zilmar Dias

Leia mais:  Vereador provoca 3 Suplente : “pouca-força da vida”

A aproximação entre as duas instituições representa um avanço importante na modernização e na transparência da gestão do saneamento em Várzea Grande. A regulação exercida pela Ager trará mais segurança jurídica, eficiência técnica e controle social, garantindo melhores resultados à população e o fortalecimento institucional do DAE.

“Em breve, teremos um segundo encontro conjunto e, a partir disso, os trabalhos serão divididos em quatro frentes: ouvidoria, área operacional de água e esgoto, área jurídica e área econômica. Cada uma com plano de trabalho e cronograma próprios, com a meta de apresentar relatórios dentro dos próximos três meses”, explicou o diretor de Saneamento e Ouvidoria da Ager-MT, Jossy Soares.

O convênio entre o DAE/VG e a Ager-MT foi assinado em 1º de julho, formalizando a atuação da agência reguladora estadual na supervisão e acompanhamento dos serviços de água e esgoto do município. Desde então, as equipes vêm construindo, de forma conjunta, os marcos técnicos e operacionais dessa nova fase.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Várzea Grande

Várzea Grande oficializa propostas da 11ª Conferência de Assistência Social

Published

on

Resolução traz ainda os nomes dos representantes estaduais eleitos durante os debates e que irão, agora, participar da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, entre os dias 8 e 10 de outubro, em Cuiabá

Foi publicada nesta quinta-feira, 10 de julho, no Diário Oficial dos Municípios, a Resolução nº 16/2025, com as propostas aprovadas durante a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, realizada no início deste mês. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência reafirmou o compromisso da cidade com a garantia de direitos e o fortalecimento das políticas públicas sociais.

Durante o evento, também foram eleitos os representantes de Várzea Grande que participarão da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, entre os dias 8 e 10 de outubro, em Cuiabá. Os delegados defenderão as propostas municipais para que se tornem estaduais e, posteriormente, concorrerão à delegação nacional.

“A publicação dessas deliberações é a concretização do compromisso que assumimos com a população. Elas refletem o que foi debatido com seriedade durante a conferência e apontam caminhos para uma cidade mais humana, justa e acolhedora”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito.

Leia mais:  Técnicos do Ministério da Saúde realizam pesquisa em diversos bairros de Cuiabá e Várzea Grande

A prefeita Flávia Moretti (PL) também ressaltou a importância do momento. “A assistência social é uma das bases de um município forte. Várzea Grande avança porque escuta sua população e constrói políticas públicas com participação e planejamento”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Taynara Morais Humbelino de Jesus, explicou que a conferência é um espaço democrático, fundamental para a construção de políticas sociais mais efetivas. “As propostas aprovadas nas etapas municipais podem alcançar o plano estadual e até federal. É a população participando ativamente das decisões que impactam sua vida. Nosso dever agora é defender essas ideias com responsabilidade e compromisso”.

Confia abaixo nos links as propostas aprovadas no evento, que agora integram a Resolução nº 16/2025, e os delegados eleitos, confira abaixo:

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana