Cuiabá

Crianças recebem óculos de grau em ação promovida pela Assistência Social

Publicado em

As crianças atendidas pelas Unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) receberam na tarde desta quinta-feira (28), óculos de grau por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e a ótica Chilli Beans. Ao todo foram agraciadas dez crianças, da faixa etária entre 07 e 14 anos.

A ação é uma iniciativa da primeira-dama do Município, Márcia Pinheiro, para proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar das crianças atendidas pelos programas ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Dessa vez foram beneficiadas as crianças participantes do Programa de Fortalecimento de Vínculo ofertados nas Unidades dos Cras dos bairros Osmar Cabral, Dom Aquino, CPA, Pedregal e Nova Esperança.

As crianças que foram contempladas passaram por exames de vista realizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo identificado cada problema e o grau necessário. Depois dessa etapa da escolha da armação, a ótica providenciará as lentes e depois irá fazer a entrega dos óculos prontos para o uso.

Leia mais:  LDO de R$ 4,5 bilhões prevê RGA, trincheira no Circulo Militar e mais três viadutos em Cuiabá

Lucas de Jesus, 13 anos foi um dos beneficiados. Segundo ele já fazia uso do óculos, mas quebrou. Por falta de condições financeiras estava sem usar o que estava dificultando no aprendizado e a dor de cabeça era constante. A mãe, Deise Carvalho da Silva que acompanhava o filho, agradeceu a ajuda da Prefeitura. “Estou desempregada, sem condições de pagar por uma consulta e muito menos comprar um óculos novo para ele. Estamos felizes e agradecidos. Tenho certeza que ele irá melhorar o rendimento em sala de aula”, disse ela.

A pequena Helena Brasil Souza, 12 anos, moradora do bairro Pedra 90 também ganhou o óculos novo. “Eu estou muito feliz e prometo que vou usar os óculos todos os dias na escola. Vou mostrar para todos os meus amigos”, ressaltou Helena.

A coordenadora do serviço de fortalecimento de vínculos, Rosangela Ferreira de Lara acredita que parcerias como essa são fundamentais para que as crianças possam ser atendidas com serviços de excelência e de forma humanizada. “Nós temos muitas crianças que precisam usar óculos, mas que, por falta de recursos, não têm condições de comprar. Ações como essa contribuem para o bem-estar dessas pessoas”, declarou.

Leia mais:  Saberes da Terra é uma ponte entre a Prefeitura e o produtor rural, destaca Pinheiro

Representando o núcleo de apoio da primeira-dama, Valdomiro Arruda informou que a ação social terá continuidade ao longo do ano com previsão de entrega de novos óculos. Segundo ele, as meninas do Siminina já receberam e os próximos a receber os óculos serão os idosos.

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  LDO de R$ 4,5 bilhões prevê RGA, trincheira no Circulo Militar e mais três viadutos em Cuiabá
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Quatro mil estudantes vão participar de projeto de entrega voluntária de óleo de cozinha usado

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana