Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Consultório na Rua leva assistência social e serviços de saúde para grupos vulneráveis

Publicado em

Instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde o “Consultório nas Ruas” tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, que na maioria das vezes se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. 

Implantado pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande o Consultório de Rua é composto por uma equipe de profissionais multidisciplinar que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. O atendimento é realizado de forma itinerante e, quando necessário, desenvolvem ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do município.

A coordenadora do Programa , Soraya Miter Simon, fala do sucesso do ‘Busca Ativa pela Vida’ desde que começou a ser executado em Várzea Grande e de como todo o trabalho vem ganhando força graças a atenção recebida por parte da gestão atual que se preocupada em levar saúde de qualidade a todo e qualquer cidadão várzea-grandense. “O programa promove a inclusão social, devolvendo a dignidade de cada cidadão que escolheu ou foi escolhido pelas ruas. A importância do programa e sim prestar atendimento aos que moram ou trabalham nas ruas da cidade. Já avançamos muito desde o começo e a tendência é avançar cada vez mais, porque graças a prefeitura de Várzea Grande podemos oferecer cada vez mais opções de atendimento para esses pacientes”, conta o coordenadora. 

O secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes explica que além do atendimento médico o projeto, promove também a inserção de moradores de rua em situação de exclusão social, em projetos sociais, possibilitando um espaço concreto do exercício de direitos e cidadania. “Estamos nos empenhando para atender cada vez melhor e mais rápido essa população, porque chegar até eles e convencê-los que eles necessitam do atendimento e do possível tratamento nem sempre é fácil. A equipe está de parabéns porque vem apresentando dados cada vez mais positivos em relação aos atendimentos e a permanência desses pacientes nos tratamentos até o final. Usamos a seguinte política, se o paciente não vai até o SUS, o próprio SUS vai até ele, o importante é garantir a promoção à saúde pública do nosso município”, garantiu o secretario de Saúde.

Leia mais:  Servidores de VG recebem salários no sábado

A coordenadora explica que as equipes dos Consultórios na Rua podem ser organizadas em três modalidades, a modalidade 1 formada  por 4 (quatro) profissionais, a modalidade 2  – equipe formada por 6 (seis) profissionais,  a modalidade 3 – equipe da Modalidade II acrescida de um profissional médico.

“Os trabalhos funcionam da seguinte forma, as equipes realizam o mapeamento dos principais pontos onde possuem moradores de rua usuários de algum tipo de droga ilícita ou lícita em locais públicos, para possíveis locais de atendimentos. Em seguida oferece orientação, prevenção e acompanhamento de doenças infectocontagiosas associadas ao uso indevido de álcool e drogas. Realizam encaminhamentos aos demais serviços da rede. Fazem também o acompanhamento com os pacientes com Tuberculose, HIV e DSTs que se encontra em situação de rua e estão sem tratamento. Todo atendimento é compartilhado e encaminhado para as equipe de atenção básica das Unidades de Saúde do território. Em conjunto com a Atenção Básica promovemos  campanhas de vacinação aos usuários de drogas, moradores de rua, profissionais do sexo e outros em situação de vulnerabilidade”, explicou a coordenadora Soraya Miter.

O morador de Rua conhecido somente como Rodolfo, que atualmente vive na região do  aeroporto em Várzea Grande, fala com gratidão sobre  equipe que o atende a cerca de um ano e meio. “Eu só tenho a agradecer a toda a equipe do Consultório de Rua, toda vez que eu precisei deles obtive a ajuda que necessitava. Além disso, consegui outros tipos de atendimentos através da equipe, que deve ter muita preocupação e consideração com todos nós moradores de rua que muitas pessoas nem quer chegar perto, eles nos atende com toda dedicação do mundo, deixo aqui  meu muito obrigada pra eles e que o poder público nunca cancele esse projeto, que faz muita diferença na vida de pessoas como nós”, fala o morador de rua, que é natural de São Paulo e passou a viver nas ruas desde que chegou em Várzea Grande. 

Leia mais:  Deputada alerta sobre aumento dos casos de feminicídios em MT e cobra políticas públicas de proteção as mulheres

O Programa  é idealizado pelo Ministério da Saúde  e foi implantado em Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Com o nome  de ‘Busca Ativa pela Vida’ o Consultório de Rua percorre locais de vulnerabilidade social levando assistência e atendimento aos  moradores de rua, profissionais do sexo e usuários de drogas que se encontram em vias públicas. Atualmente cerca de 90 pessoas são atendidas por dia. O atendimento que funciona de segunda à sexta, das 18h às 22h30, em pontos estratégicos da cidade por onde os moradores costumam se concentrar, mas nunca são pontos fixos. Composto de uma equipe multidisciplinar, o consultório móvel, conta com psicólogo, assistente social, enfermeiros, agente social, motorista e coordenação. As visitas têm a proposta de redução de danos causados pela vulnerabilidade,com tratamento de saúde,  alem de levar   informação e cuidados de prevenção à saúde. 

Por: Letícia Kathucia – Secom/VG

Comentários Facebook
Advertisement

Várzea Grande

Mudança na Educação de Várzea Grande pode ter vira-volta nesta semana

Published

on

O cenário político de Várzea Grande pode ter um novo rumo na gestão da pasta da Educação, que atualmente está sob a responsabilidade do vice-prefeito Tião da Zaeli. Segundo fontes obtidas pelo site EstacaolivreMT, há movimentações nos bastidores que indicam possíveis mudanças à frente da Secretaria Municipal de Educação.

Nomes como o de Rosy Padro e Charles da Educação têm circulado como fortes candidatos a assumir o comando da pasta. A especulação sobre essas trocas surge em meio a um contexto de atritos entre a prefeita Flávia Moretti e seu vice, Tião da Zaeli, ambos do PL, além da crescente resistência de alguns vereadores do partido que vem atuando contra à administração municipal. Vamos aguardar os próximos capítulos

Comentários Facebook
Leia mais:  Bazar do Bem atrai centenas de pessoas e agrada pela causa, organização, beleza e qualidade
Continue Reading

Várzea Grande

Secretaria realizada pintura em diversos pontos de Várzea Grande

Published

on

A iniciativa tem como objetivo organizar o fluxo de veículos, garantir mais segurança a motoristas e pedestres e melhorar a mobilidade urbana no Município.

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, intensificou os trabalhos de sinalização em diversas regiões da cidade. Na semana passada, a equipe realizou a pintura e revitalização da sinalização horizontal no entorno do Hospital Santa Rita e ao longo da Avenida Filinto Müller até o bairro Nova Várzea Grande.

Além dessas áreas, os serviços foram executados em importantes vias da região central, como no trecho entre a Avenida Alzira Santana e Filinto Müller. A iniciativa tem como objetivo organizar o fluxo de veículos, garantir mais segurança a motoristas e pedestres e melhorar a mobilidade urbana no Município.

Na segunda-feira (17), os trabalhos foram de demarcação da pista dupla no local onde está o Fórum da cidade. A sinalização definitiva foi concluída na terça-feira (18), com a pintura das faixas.

A Prefeitura, por meio da prefeita Flávia Moretti, reforça que a sinalização viária é um serviço essencial para evitar acidentes e garantir um trânsito mais seguro e eficiente. Outras regiões do Município também devem receber melhorias nos próximos dias, conforme o cronograma da Secretaria de Mobilidade Urbana.

fonte – momento mt.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura apresenta demonstrativos fiscais do 3º quadrimestre de 2023 no próximo dia 26
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana