Foto: Helder Faria
A Assembleia Legislativa instalou na tarde dessa quarta-feira (27) a Comissão de Segurança Pública e Comunitária. Para comandar os trabalhos foi eleito presidente o deputado Elizeu Nascimento (DC) e vice-presidente o parlamentar Delegado Claudinei. De imediato, após a instalação, os componentes da comissão formalizaram um requerimento para a realização de uma audiência pública, já na próxima semana, com o objetivo de discutir o fechamento de delegacias no interior proposto pelo governo do estado.
Na sequência, o novo presidente falou da responsabilidade da comissão para os próximos anos. Nascimento citou alguns exemplos, como se encontram a situação caótica dos presídios no estado, onde a falta de estrutura prevalece em várias delegacias e presídios.
“Nossa gestão será profícua e pretendemos contribuir para melhorar a segurança pública em Mato Grosso. Agradeço a confiança dos demais membros da comissão em apostar no meu trabalho para comandar”, revelou o deputado.
Outro ponto abordado por Nascimento durante a primeira a instalação da comissão está focado no trabalho com a população da periferia. “Já tenho essa proximidade com a sociedade devido às tarefas que desempenho há alguns anos”, lembrou o presidente.
Para o Delegado Claudinei, a nova comissão reúne perfeitas qualificações para desempenhar um bom trabalho em prol do Estado. Ele também usou como exemplo a situação emergencial da possibilidade fechamento das delegacias por parte do Governo e propôs uma parceria entre prefeituras e governo para melhorar o trabalho e também não fechar as delegacias.
“Tenho experiência em alguns municípios onde atuei e dá certo sim. Tive essa parceria com estrutura de materiais e gabinetes, além de reformas dos prédios e serviços de cartórios. Essa será uma das propostas para a audiência pública”, disse ele.
“Estou feliz da comissão contar com essa bancada. Vamos trabalhar muito para recuperar a segurança pública e nosso primeiro foco é buscar sugestões para que o governo não interdita essas delegacias”, esclareceu Claudinei.
O deputado Sílvio Fávero (PSL) falou que a audiência vai mobilizar o governo do estado, população e as prefeituras com o propósito de buscar alternativas para manter os serviços das delegacias.
“Não podemos deixar parar os atendimentos policiais no interior. Sabemos que o Estado se encontra numa situação muito delicada, sendo que, a idéia de parceria com as prefeituras pode viabilizar a continuidade dos trabalhos”, afirmou o parlamentar.
O deputado Ulysses Moraes lembrou que os membros titulares da comissão são todos parlamentares de primeiro mandato e por isso, ele entende que, os trabalhos terão como meta melhorar a segurança pública.
“Se depender de nós, a população pode ter certeza de que não vai faltar empenho para trabalhar. Há muito tempo que a segurança pública está caótica, e temos propostas para apresentar à população para mudar a situação”, concluiu Moraes.
A Comissão de Segurança Pública e Comunitária ficou assim composta:
Presidente: Elizeu Nascimento (DC).
Vice-presidente: Delegado Claudinei (PSL).
Membros Titulares: João Batista (PROS), Ulysses Moraes (DC) e Sílvio Fávero (PSL).
Membros suplentes: Janaína Riva (MDB), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Paulo Araújo (PP) e Dr. Gimenez (PV).