Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Combate à violência contra mulher vira projeto de escola estadual em Rondonópolis

Publicado em

A violência contra a mulher virou tema de um projeto desenvolvido pela Escola Estadual Stela Maris Valeriano da Silva, em Rondonópolis (a 202 quilômetros ao sul da Capital). Trata-se de um trabalho desenvolvido pela professora de língua inglesa Patrícia Alves Santos Oliveira, tendo como foco estimular o protagonismo dos estudantes.

“Em razão dos índices alarmantes de violência contra a mulher no Estado e, principalmente, em Rondonópolis, adotei como obra o livro da escritora indiana Rupi Kaur, cujo título é “Honey and Milk”, traduzido como “outros jeitos de usar a boca”, destaca a professora.

Patrícia lembra que a autora faz uma divisão de capítulos intitulados: “a dor; o amor; a ruptura; a cura”. Com uma linguagem poética e muito perspicaz, Rupi Kaur aborda as violências que as mulheres são acometidas nas mais diversas partes do mundo. A professora disponibilizou nos grupos de whatsapp das turmas o arquivo em PDF, para que os estudantes possam ler em seus aparelhos de celular.

Leia mais:  Seplag firma parceria com Funac e contrata reeducandas

Como avaliação, a proposta da professora é de que os alunos produzam cartazes em grupos com os poemas da Rupi, acompanhados de imagens de mulheres vítimas de violência, assim como ilustrações para serem expostos pela escola. “É uma avaliação que possibilite as diversas competências e habilidades. Isso é importante”, assegura.

Ela ressalta que os estudantes estão lendo o livro em inglês, para isto, buscam o auxílio do google tradutor e de dicionários.  Nas aulas, a professora trabalha os aspectos da língua de maneira contextualizada e realiza rodas de conversa a partir dos poemas escolhidos pelos estudantes.

O projeto nasceu, no início do ano letivo, com uma nova proposta educativa. Na semana pedagógica, os docentes reavaliaram o projeto político pedagógico (PPP), com a coordenação, a fim de discutirem novas metodologias.Conforme a equipe gestora, durante este ano, os projetos pedagógicos têm como objetivo estimular o protagonismo das crianças e dos adolescentes.

A professora Patrícia vem desenvolvendo suas aulas nessa perspectiva de letramento crítico, adotando um gênero textual para cada bimestre. Neste primeiro, com as turmas de ensino médio, o foco tem sido o gênero poema.

Leia mais:  Prefeito EMANUEL PINHEIRO pediu 670 mil doses extra de vacina como compensação pela realização da Copa América em Cuiabá.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Estudo do ICV aponta Mato Grosso como o maior produtor de madeira legal no país
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Governo anuncia ordem de serviço para retomada e início de 114 obras nas estradas de MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana