Pesquisar
Close this search box.
Previous slide
Next slide

Várzea Grande

Com atividades de saúde e lazer, prefeita Flávia Moretti inaugura piscina e celebra Dia do Idoso no Vovô Zeid

Publicado em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, participou, nesta quinta-feira (1º.10), da festividade em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, no Centro de Convivência Vovô Zeid. A programação foi marcada pela reinauguração da piscina da unidade, utilizada em atividades de hidroginástica, caminhada na água, natação, entre outras práticas.

A nova estrutura conta com barras de segurança, tapete antiderrapante e cadeira especial para pessoas cadeirantes, garantindo mais acessibilidade e segurança durante as atividades.

Os idosos, a prefeita Flávia Moretti e demais autoridades participaram da celebração ao som de músicas regionais, samba, pagode e forró.

“Eu fico muito feliz em poder estar vivendo este momento com vocês. Por isso, decidi mergulhar junto com os idosos. Várzea Grande está virando a chave na política pública voltada à pessoa idosa. Hoje, parabenizo todos os vovôs e vovós que estão aqui, pois é o dia de vocês, que escreveram e ainda escrevem parte da história de Várzea Grande”, afirmou a prefeita.

A iniciativa é realizada pelo Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre, com apoio da Associação dos Terapeutas Holísticos Sem Fronteiras (ATHSF), da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande.

A programação também conta com atendimentos de saúde, incluindo teste de glicemia, aferição da pressão arterial, acupuntura e atividades físicas funcionais. Outro momento previsto é a palestra sobre saúde com o médico Pedro Lobato, que abordará temas relacionados aos cuidados com a saúde e à qualidade de vida durante o envelhecimento.

A secretária de Assistência Social, Taynara Morais, destaca que o Centro de Convivência Vovô Zeid oferece atividades e serviços que contribuem para um envelhecimento mais saudável e com qualidade de vida.

“Aqui é um lugar especial e que apresenta uma política pública especial para os idosos. Essa piscina será fundamental para diversos exercícios, além de ser uma opção de lazer”, afirmou Taynara.

A coordenadora do Vovô Zeid, Leda Márcia, conta que a unidade atende 173 idosos. Segundo ela, o espaço também orienta os participantes sobre seus direitos e deveres, além de promover um ambiente de acolhimento e convivência.

“Trabalhamos com muito carinho para mostrar que eles podem socializar, fazer amizades e viver essa fase da vida com mais alegria. Muitos moram sozinhos e encontram aqui atenção, afeto e novas oportunidades”, destacou.

O vereador Charles da Educação elogiou as políticas desenvolvidas na unidade.

“Parabenizo a prefeita, a secretária e toda a equipe que está trabalhando aqui no Vovô Zeid. Várzea Grande hoje está de parabéns pelo foco e pelas políticas públicas desenvolvidas em favor da pessoa idosa”, afirmou.

O príncipe da festa, Manoel da Silva, de 75 anos, morador do bairro Planalto Ipiranga, conta que desenvolve a arte da pintura no Vovô Zeid. Durante a celebração, ele presenteou a prefeita Flávia Moretti com uma de suas obras.

Leia mais:  Novo Secretário de Serviços Públicos, Lucas do Chapéu do Sol, anunciar o início de um estudo para a retirada de 30 radares VG

“Aqui, eu saio de casa, venho distrair minha cabeça com minhas pinturas, pois é algo que realmente amo. Além disso, venho me divertir com os amigos que fiz aqui”, declarou, sorridente.

A princesa da festa, Dimam dos Santos Ferreira, moradora do bairro Jardim Aeroporto, destaca que o Vovô Zeid se tornou um novo lar para ela.

“Aqui é minha segunda casa. Eu gosto de pintar, costurar, faço parte do coral e danço. É um local onde me divirto. Aqui realmente me traz felicidade”, disse.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Advertisement

Várzea Grande

Conselho reforça defesa dos direitos da população idosa em Várzea Grande

Published

on

Neste 1º de outubro, Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reforça a importância da proteção, da valorização e da garantia de direitos da população com 60 anos ou mais. Em meio às ações voltadas ao segmento, o Conselho exerce papel estratégico no acompanhamento e na fiscalização das políticas públicas destinadas à pessoa idosa.

“O Conselho é um órgão permanente, paritário, deliberativo e consultivo, com atribuições relacionadas ao acompanhamento, à fiscalização e à deliberação sobre políticas públicas para a pessoa idosa. Em junho deste ano, por exemplo, o colegiado criou uma Comissão Permanente de Visita Técnica às instituições que atendem esse público, com atuação em instituições de longa permanência, centros de convivência e entidades socioassistenciais”, explicou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Várzea Grande, Cilbene Maria Rosa da Conceição.

Ela destaca que a data também é um momento para reforçar o papel da sociedade na defesa dos direitos da população idosa.

Leia mais:  Mutirão retira entulhos, poda árvores e intensifica limpeza em Várzea Grande

“O Dia da Pessoa Idosa é uma oportunidade para lembrar que envelhecer com dignidade é um direito. Nosso trabalho no Conselho é fortalecer a participação social, acompanhar as políticas públicas e contribuir para que os direitos da pessoa idosa sejam respeitados e garantidos”, afirmou.

A Prefeitura também vem fortalecendo a articulação das políticas públicas voltadas à população idosa. Em 2025, o município criou a Rede Municipal de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RENADI/VG), com a proposta de integrar serviços e instituições e ampliar a rede de proteção e enfrentamento à violência, à negligência e ao abandono.

A prefeita Flávia Moretti destaca que a valorização da pessoa idosa deve fazer parte das políticas permanentes do município.

“Valorizar a pessoa idosa é reconhecer sua história, sua experiência e sua contribuição para Várzea Grande. Nosso compromisso é fortalecer as políticas públicas e a rede de proteção para garantir respeito, dignidade, segurança e qualidade de vida.”

Para a secretária municipal de Assistência Social, Taynara Morais, a atuação integrada entre poder público, Conselho e sociedade é fundamental para ampliar a proteção.

Leia mais:  Acidente na Felintho Müller, no centro de Várzea Grande deixa dois mortos

“A pessoa idosa precisa estar no centro das políticas de proteção social. O trabalho integrado permite identificar demandas, fortalecer a rede de atendimento e garantir que os direitos sejam efetivamente assegurados.”

Além de fiscalizar e acompanhar serviços, o Conselho também atua no fortalecimento do controle social e na articulação de iniciativas voltadas à promoção dos direitos da pessoa idosa. A atuação do colegiado inclui o acompanhamento das condições de atendimento, acessibilidade, alimentação e cumprimento das normas destinadas à proteção desse público.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue Reading

Várzea Grande

Saúde promove atendimento e orientações para idosos no Centro de Convivência Vovô Zeid

Published

on

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária, participou, nesta quinta-feira (1º), de uma atividade no Centro de Convivência Vovô Zeid, em Várzea Grande, em comemoração ao Dia do Idoso. A programação reuniu cuidados de saúde, acolhimento e momentos de convivência com os idosos que frequentam o espaço.

Durante a ação, a equipe realizou testes de glicemia, aferição de pressão arterial e sessões de auriculoterapia. A psicóloga e responsável técnica pela Saúde Mental do município, Marisa Rodrigues, também participou da programação com um momento de acolhimento e reflexão.

O subsecretário de Saúde, Gabriel Figueiredo, destacou a importância da integração entre as políticas públicas para garantir um atendimento mais completo à população idosa.

“É muito importante integrar a saúde com a assistência social e com as demais políticas públicas, porque isso amplia o acesso aos serviços e contribui para melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. E não podemos esquecer da saúde mental. A convivência, o acolhimento, estar junto e saber que existe uma rede de apoio fazem toda a diferença. É importante também buscar ajuda quando necessário e permitir esse cuidado”, afirmou.

A ação foi articulada pelo Programa Saúde do Idoso e do Homem, da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande. As profissionais trabalharam em parceria com a equipe do Centro de Convivência Vovô Zeid para levar os serviços de saúde até o espaço.

“Pensamos nessa ação como uma forma de cuidar e também de estar mais perto dos nossos idosos. Conseguimos reunir a equipe de saúde para oferecer os atendimentos, como aferição de pressão, teste de glicemia e auriculoterapia, mas também queríamos proporcionar um momento de convivência e valorização. Foi uma ação construída em parceria com o Vovô Zeid, especialmente para celebrar o Dia do Idoso”, destacou Darlen.

Leia mais:  Mutirão retira entulhos, poda árvores e intensifica limpeza em Várzea Grande

Além dos atendimentos, a equipe também buscou parcerias com empresas, que doaram frutas e sucos para a realização da atividade. Foram disponibilizadas frutas aos participantes e entregues canecas personalizadas como lembrança aos idosos que frequentam o centro.

Palestra orientativa

O médico Pedro Lobato ministrou uma palestra sobre os principais cuidados na terceira idade, com orientações sobre hidratação, especialmente durante o período de calor intenso, alimentação saudável, atividade física e qualidade do sono.

Durante a conversa, o médico também destacou a importância da exposição ao sol pela manhã, da manutenção de horários regulares de sono, de evitar o consumo de cafeína no fim do dia e de reduzir o uso de telas antes de dormir.

Outro ponto abordado foi a importância da convivência social. “Solidão adoece”, destacou Pedro, ao falar sobre como manter vínculos, conversar, participar de atividades e compartilhar experiências contribui para a saúde mental e a qualidade de vida.

O médico também incentivou os idosos a manterem a mente ativa com atividades como leitura, jogos, música e outras formas de estimular o cérebro, além da prática de exercícios físicos para manter o corpo ativo.

Leia mais:  Calor e estiagem aumentam risco de animais peçonhentos dentro de casas; CCZ-VG orienta moradores

A atividade reforçou que envelhecer com saúde envolve não apenas acompanhamento médico, mas também movimento, boa alimentação, sono adequado, convivência, acolhimento e acesso às políticas públicas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana