Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

CGE apresenta ações de controle social e transparência à Rede de Controle

Publicado em

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) apresentou na última semana à Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso as ações planejadas para 2019 na área de Ouvidoria. A explanação foi realizada na reunião ordinária do mês de março de 2019, sediada na CGE-MT, como parte das atividades do Grupo de Trabalho Controle Social.

Uma das ações programadas é fomentar junto às secretarias estaduais o atendimento dos pedidos de informação no prazo estabelecido na Lei de Acesso à Informação (de até 20 dias) por meio de atuação conjunta com a Corregedoria Geral, unidade administrativa da própria CGE.

Esta ação é um dos fundamentos para melhorar o ranking de Mato Grosso na Escala Brasil Transparente, da Controladoria Geral da União (CGU), e no Ranking Nacional da Transparência, do Ministério Público Federal (MPF). Atualmente, Mato Grosso ocupa a 10ª posição no ranking da CGU e a 6º posição no ranking do MPF.

Outra ação é a implantação do Observatório Popular de Transparência, com o objetivo de capacitar os conselhos de políticas públicas, principalmente os Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCEs), no exercício qualificado do controle social da aplicação dos recursos públicos. A ideia é realizar ciclos de orientação sobre como e onde buscar informações para realizar o controle social. Nesse sentido, serão realizados treinamentos acerca de como manusear o Portal Transparência e o sistema Mira Cidadão.

O superintendente de Ouvidoria da CGE, Vilson Nery, falou sobre as ações de Ouvidoria planejadas para 2019

O superintendente de Ouvidoria da CGE, Vilson Nery, falou também sobre as ações já executadas nos dois primeiros meses do 2019. Uma delas foi a disponibilização do aplicativo WhatsApp como mais um canal de atendimento da Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso. O novo canal, denominado de Ouv-Zap, funciona pelo número (65) 98476-6548 e, com exceção de chamadas telefônicas, todas as funcionalidades poderão ser utilizadas, seja por meio de mensagens de texto, áudios, fotos ou vídeos. 

Leia mais:  Governo investe mais de R$ 8,4 milhões para finalizar duas escolas em Barra do Bugres

Como responsável pela coordenação técnica da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, a CGE também capacitou os ouvidores setoriais sobre a aplicação da Lei de Acesso à Informação e o papel da Ouvidoria como comunicação institucional no Governo de Mato Grosso.

Outra ação foi uma capacitação voltada aos ouvidores das secretarias e instituições que participam do programa REM (REDD+ para pioneiros), projeto que premia países e estados pioneiros no combate ao desmatamento na Amazônia. A capacitação foi desenvolvida em parceria com a Sema e a Cooperação Técnica Alemã GIZ.

Para melhor recebimento das demandas, a programação incluiu workshop sobre ouvidoria e mediação, além de palestras sobre temas específicos da pauta como, Mudanças Climáticas, Salvaguardas do REDD+ e esclarecimento de dúvidas sobre o programa REM.

Novo membro-colaborador

Na reunião, foi aprovado o ingresso da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom) na Rede de Controle como membro-colaborador.

“O controle interno ainda é incipiente nos municípios, muitas vezes, porque a gestão não dá o devido valor que a atividade requer ou porque a gestão não enxerga o controle interno como parceiro. Por isso, a participação da Audicom na Rede de Controle pode contribuir para romper essas barreiras”, destacou o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

Outros assuntos

Leia mais:  Peritos realizam simulação de local de crime para estudantes do Ensino Médio

A reunião ordinária teve outras questões em pauta. Entre elas, representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea) apresentaram uma cartilha com sugestões práticas de como manter a casa segura para pessoas da terceira idade. Também falaram sobre o Projeto de Lei 198/2018, em trâmite na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que cria o programa estadual de educação e de prevenção de quedas acidentais, em especial para idosos.

Outro assunto foi o Plano de Capacitação Anual de Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. De 21 a 24 de maio, o Ministério vai promover treinamento sobre o assunto para os servidores dos órgãos de controle de Mato Grosso.

União do controle

A Rede de Controle foi constituída em 2010 com o objetivo de fomentar entre os órgãos participantes o compartilhamento de informações, conhecimentos e técnicas de prevenção, detecção e punição, bem como o desenvolvimento de ações articuladas de fiscalização, de combate à corrupção, de incentivo ao controle social e de capacitação de agentes públicos.

O grupo é composto pelas seguintes instituições: Advocacia Geral da União (AGU), Caixa Econômica Federal (CEF), CGE-MT, CGU, Controladoria Geral do Município de Cuiabá (CGM-Cuiabá), Crea, Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público Estadual (MPE), MPF, Polícia Federal (PF), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Procuradoria Geral do Município (PGM-Cuiabá), Receita Federal do Brasil (RFB), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Agentes prendem seis pessoas e multam 66 motoristas no domingo (22)
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Semana da Justiça pela Paz reúne parceiros na oferta de serviços às vitimas de violência

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana