Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Cavalaria da PM recebe reforço de novos policiais

Publicado em

Oito novos policiais já estão nas ruas reforçando as ações de segurança desenvolvidas pelo Regimento de Policiamento Montado (RPMon), a Cavalaria, uma unidade especializada da Polícia Militar.

A formatura foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (15.03), na sede da Cavalaria, no Parque de Exposições de Cuiabá (Acrimat). A solenidade, presidida pelo Chefe de Estado Maior da PM, coronel Delvison Cruz, com apresentação e desfile dos formandos e seus cavalos, encantou especialmente as crianças e arrancou aplausos do público.

Depois de aprovados em rigoroso processo seletivo interno, realizado ano passado, no qual avaliou-se conhecimentos teóricos e operacionais, entre outros, os policiais estudaram durante dois meses em período integral. Cada candidato à vaga teve de comprovar competência para atividades especificadas da Cavalaria e habilidades no trato e, claro, amor pelo animal.

O comandante da unidade, major Walmir Barros Rocha, destaca a importância desse reforço nas ações preventivas e de repressão à criminalidade. Rocha lembra que a Cavalaria é uma força suplementar as ações dos batalhões que fazem o policiamento de rotina. “Somamos com as demais ferramentas da Segurança Pública”, pontua.

Leia mais:  Entidades sociais têm até o dia 31 para participar do primeiro sorteio do Nota MT

Como características próprias a Cavalaria tem, por exemplo, a ostensividade, ou seja, a facilidade de ser vista e intimidar a prática criminosa pela presença forte. Outra, como o cavalo representa uma plataforma móvel, permitindo ao policial um campo de visão maior, também pode prevenir crimes ou permitir a prisão de criminosos no ato do crime e/ou acionar com mais rapidez o reforço de outras unidades.

O coronel Carlos Eduardo Pinheiro, comandante do Cesp (Comando Especializado), divisão da PM que reúne as unidades especializadas como Cavalaria, Bope, Rotam, Trânsito e Ambiental, complementa que o policiamento montado chega em lugares que carros e até motos não alcançam, supera estradas ruins e mesmo lugares onde os caminhos nem foram abertos ainda.

Pinheiro observa que a área de atuação da Cavalaria não se restringe a Cuiabá, onde está sediada. A unidade dispõe da infraestrutura para atuar em todo Mato Grosso, conforme a necessidades apresentada. Todavia, sua finalidade e importância são claras em eventos esportivos em estádios, manifestações, eventos com grandes aglomerações como Carnaval, Vinde Vede, entre outros.

Leia mais:  Sema divulga calendário para cursos de descentralização

     

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Obras: Comarca de Sapezal suspende expediente presencial por 15 dias a partir desta quarta-feira
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Operadores do Direito aprimoram conhecimento sobre Recuperação Judicial em curso oferecido pelo TJMT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana