Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Cantata de Natal encerra o ano do projeto Cuiabá Sonoro com apresentações emocionantes

Publicado em

Na noite desta segunda-feira (02), o auditório do Palácio Alencastro foi palco de uma emocionante Cantata de Natal, realizada pelos alunos do projeto Cuiabá Sonoro, promovido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O evento, com entrada gratuita, reuniu 47 alunos que, com entusiasmo, demonstraram o talento desenvolvido ao longo do ano.

O repertório natalino incluiu clássicos como Noite Feliz, We Wish You a Merry Christmas, Bate o Sino, Jingle Bell Rock, Boas Festas e Aleluia, acompanhados por instrumentos como violoncelo, teclado e violão. Além das músicas de temática natalina, foram interpretadas canções populares, como Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores, Asa Branca, Tocando em Frente, Trem do Pantanal e Só Quero Amar.

Histórias de transformação através da música

Maria Luz, uma das alunas do curso de violoncelo, compartilhou sua experiência. Aos 28 anos e natural do Maranhão, ela encontrou no projeto uma oportunidade de retomar os estudos musicais enquanto cursa Saúde Coletiva na UFMT.
“Eu já conhecia o instrumento e tinha feito aulas anteriormente, mas acabei parando por um tempo. Quando soube do Cuiabá Sonoro, decidi aproveitar as aulas gratuitas para retomar os estudos. Foi uma experiência incrível, aprendi muito e pretendo continuar”, destacou Maria, agradecida pela oportunidade.

Leia mais:  Alvorada na Praça 8 de Abril deu início às comemorações do aniversário de Cuiabá

A coordenadora do projeto, Karol Bataioli, comemorou o sucesso da cantata e ressaltou o progresso dos alunos:
“Essa cantata celebra o encerramento das atividades do ano, nas quais os alunos, que estiveram em aula desde fevereiro, tiveram a oportunidade de mostrar tudo o que aprenderam. Estamos muito satisfeitos com a dedicação e o esforço deles, que demonstraram persistência ao longo de todo o ano”, comentou.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, também destacou a importância do projeto e da apresentação:
“O Cuiabá Sonoro é uma iniciativa que nasceu da dedicação dos professores da Secretaria de Cultura, todos formados em música e extremamente talentosos. Hoje, o projeto funciona como um piloto para uma futura escola municipal de música, atendendo gratuitamente mais de 200 alunos. Este evento não só celebra o aprendizado deles, mas também serve como estímulo para que continuem se desenvolvendo na música”, afirmou o secretário.

Além disso, Justino informou que o projeto disponibiliza aulas de mais de dez instrumentos musicais, ministradas por cinco professores qualificados.
“A música tem o poder de transformar vidas, e o Cuiabá Sonoro oferece essa oportunidade para muitas pessoas que antes não tinham acesso. É uma experiência de muito sucesso e motivo de orgulho para a gestão municipal”, acrescentou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá suspende atendimentos na Sexta-Feira da Paixão; Serviços essenciais são mantidos

Para quem não conseguiu assistir à cantata desta segunda-feira, haverá outra apresentação nesta quarta-feira (03), a partir das 18h, no auditório da Prefeitura de Cuiabá. Todos estão convidados a prestigiar o talento e o trabalho desenvolvido pelos alunos do Cuiabá Sonoro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Primeira-dama anuncia nova coordenadora e projeta “melhor Siminina de todos os tempos”

Published

on

A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris, anunciou Ivete Carneiro de Souza como a nova coordenadora do projeto Siminina.

O anúncio aconteceu após reunião de alinhamento na Prefeitura de Cuiabá, nesta quinta-feira (23), onde também participou Luciene Rodrigues de Moraes, representando o Instituto PROASPI.

Segundo a primeira-dama, o projeto social terá atenção da atual gestão como nunca teve antes. “Nós, todos juntos, vamos fazer o melhor Siminina de todos os tempos. Esse é nosso objetivo, e estamos trabalhando para isso, planejando o que tem de melhor para nossas meninas e também para as equipes que cuidarão delas”, salientou a primeira-dama.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também destacou nesta semana a ampliação das ações.

“É um programa que vai ter uma função dupla com a assistência social. A ideia é dar amparo para aquelas famílias, por meio da assistência social e o papel pedagógico educacional pela Secretaria de Educação. Esse programa não vai acabar. Pelo contrário, vai melhorar. Vai ampliar a capacidade de atendimento. Inclusive, vamos buscar nossas redes escolares para poder dar a estrutura necessária ao Sinimina”, disse o prefeito.

Leia mais:  Festival no Mercado do Porto oferta sorvete de maça e pimenta, chocolate com pimenta e mais de 500 kg da especiaria

O programa “Siminina” tem o propósito de promover a inclusão social de crianças e adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Nele são ofertados ações de inclusão como atividades relacionadas ao lazer, saúde, cidadania, ações de combate ao abuso e exploração sexual infantil, medidas de acompanhamento psicossocial das meninas e de seus familiares e ações com a finalidade de evitar a gravidez na adolescência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura flagra crime ambiental e caminhões irregulares da Locar

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou, na tarde desta quinta-feira (23), uma fiscalização surpresa que identificou diversas irregularidades cometidas pela empresa terceirizada Locar Saneamento Ambiental. As falhas configuram crime ambiental e colocam em risco a segurança dos trabalhadores que realizam a coleta de lixo doméstico na capital. A ação foi coordenada pela equipe gerência de resíduos sólidos.

Durante a inspeção, foram detectados problemas graves nos veículos da empresa, como falta de giroflex, essencial para alertar outros motoristas sobre a presença de trabalhadores na pista, ausência de botão de emergência nas compactadoras, expondo os profissionais a risco de acidente, bordas do compartimento de carga e suportes de sustentação amassados, com risco de cortes e fraturas, falta de extintores, pneus carecas e trabalhadores em campo sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“É inadmissível que uma empresa contratada para realizar um serviço essencial apresente tamanhas falhas e exponha a população e seus próprios colaboradores a riscos. A Prefeitura de Cuiabá está dando à Locar um prazo até o dia 6 de fevereiro para que todas as irregularidades sejam corrigidas. Durante esse período, realizaremos auditorias diárias para acompanhar o cumprimento das medidas. Caso a empresa não melhore, não hesitaremos em rescindir o contrato e buscar outra solução para garantir a qualidade e segurança na prestação dos serviços”, afirmou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.

Leia mais:  Prefeito entrega obras de PSF que atende bairros Jardim Florianópolis e União nesta sexta-feira

Além disso, auditorias apontaram irregularidades ambientais, incluindo veículos sem caixas coletoras de chorume, que podem provocar contaminação do solo por metais pesados, prejudicando a fauna, a flora e a população. Foi constatada a presença de óleo e chorume derramados no pátio de convívio dos funcionários.

Outro ponto crítico é a ausência de licença ambiental para a operação da empresa. A Locar transferiu sua garagem para Cuiabá no final de novembro do ano passado e, até a data da fiscalização realizada pela Limpurb, em 09 de janeiro de 2025, a empresa ainda não havia iniciado o processo de licenciamento ambiental.

A instituição também não apresentou documentos obrigatórios, como o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), certificados de treinamentos em segurança e saúde no trabalho, além dos laudos de insalubridade e periculosidade.

Entre os dias 2 e 20 de janeiro, a Locar já havia recebido sete notificações devido a falhas recorrentes na coleta de lixo domiciliar em bairros como CPA, Jardim Vitória, Doutor Fábio I e II, Três Barras, Primeiro de Março, Residencial Despraiado, Altos da Serra e Bela Vista. Os atrasos também atingiram os distritos de Nossa Senhora da Guia e Sucuri, descumprindo o contrato vigente.

Leia mais:  Juca do Guaraná Filho: Trabalhar e fortalecer a Câmara Municipal de Cuiabá e dar a ela uma nova imagem

#PraCegoVer
As imagens mostram um grupo de pessoas usando coletes verdes da Prefeitura de Cuiabá, vistoriando caminhões responsáveis pela coleta de lixo. Os caminhões são brancos, e o local é uma estrada de chão com terra avermelhada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana