Mato Grosso

Bombeiros dão orientação sobre o que fazer em caso de acidente nas estradas

Publicado em

Se beber, não dirija. Esta máxima é mais do que necessária para quem vai pegar a estrada. Em hipótese alguma deve-se misturar álcool e direção. Até para poder prestar ajuda a quem necessitar em caso de acidentes, seja na estrada ou nas vias urbanas. 

Segundo o 1° tenente Vilas Boas, chefe de Seção Administrativa do Corpo de Bombeiros, em caso de acidente, a primeira recomendação para quem o presenciou, ou saiu ileso, é ligar para o serviço de resgate, se necessário. Em seguida, sinalizar o local para evitar um novo acidente que possa agravar a situação.

“O terceiro passo”, diz Vilas Boas, “é prestar auxílio, se houver alguém com conhecimento de primeiros socorros – seja um médico(a), enfermeiro(a) ou socorrista. Porém, somente neste caso, porque, quando se resgata uma vítima há toda uma técnica a ser seguida para não causar um dano maior. Se o acidente envolve trauma, por exemplo, há o risco de lesão na medula”. 

Segundo o militar, em acidentes na capital, a responsabilidade de conduzir o acidentado até o pronto atendimento é do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto ao Corpo de Bombeiros cabe a missão do desencarceramento, isto é, a retirada de vítimas de ferragens, quando houver. Portanto, nestes casos, deve-se também comunicar os Bombeiros. 

Leia mais:  Seciteci realiza programação especial para o Dia Nacional da Ciência

Já em casos de tumultos ou brigas, apesar de ser uma ocorrência policial, a recomendação é se afastar do local e acionar as forças de segurança presentes no local para intervir. 

Para evitar assaltos, deve-se também estar sempre atento. Ao caminhar nas ruas, fugir de locais isolados e suspeitos, especialmente em horários inadequados. Não portar ou manusear objetos de valor no meio da rua, para não chamar a atenção. “A maior prevenção é não oferecer oportunidade ao assaltante. Não dar chance ao azar”. 

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20

Published

on

O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso, será um dos parceiros do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) no próximo sábado (20 de agosto), no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá.
 
A população terá acesso a diversos serviços gratuitos como atendimentos médicos, aferição de glicose, agendamento de exames, negociação de débitos e religações pela Energisa, coleta de sangue, corte de cabelo e muito mais.
 
Por parte do Verde Novo, serão distribuídas 500 mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado, para que a população tenha a oportunidade de colaborar com o processo de arborização urbana de Cuiabá.
 
Os atendimentos do Verde Novo serão realizados das 8h às 12h, na Creche Filantrópica Nina Zaque, localizada no endereço do link a seguir: https://sesi.mt/MultiaçãoJdLiberdade
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida de vários caixotes com mudas do Projeto Verde Novo. As caixas estão na parte interior da van do projeto e na frente de cada uma há uma placa com as espécies: bacupari, goiaba e pitomba.
  
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia mais:  SES-MT alerta para importância do “Dia D” da vacinação neste sábado (04)

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Comarca de Alto Taquari está com telefone fixo indisponível

Published

on

A Comarca de Alto Taquari (a 479 km ao sul de Cuiabá) está com indisponibilidade no telefone fixo nesta terça-feira (16 de agosto). De acordo com a Administração do Fórum a concessionária responsável já foi acionada, porém, ainda não há previsão para normalização do problema.
 
Para atendimento estão disponíveis os e-mails abaixo:
 
Vara Única: [email protected]
 
Distribuidor: [email protected]
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Seduc faz parceria com o Google e avança na educação on line
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana