Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Assembleia presta homenagem ao centenário do empresário Ueze Elias Zahran

Publicado em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma sessão especial, na manhã desta quinta-feira (12), em homenagem ao centenário do empresário Ueze Elias Zahran, fundador da Rede Mato-Grossense de Comunicação (RMC) e do grupo Copagaz. A cerimônia foi conduzida pelo deputado estadual Júlio Campos (União), autor da proposta, e contou com a participação de diretores das televisões Centro América e Morena, de representantes da família Zahran e do deputado Wilson Santos.

Ueze Zahran morreu em 2018, aos 94 anos, e se tornou uma referência no estado por ter fundado a primeira emissora de televisão de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, quando os estados ainda eram unificados. Filho de libaneses, o empresário também foi precursor na distribuição de gás de cozinha no estado com a criação da Copagaz em 1955, que hoje integra a Copa Energia.

O deputado Júlio Campos, propositor da homenagem, destacou o legado do senhor Ueze Zahran para o estado e para a população mato-grossense. “Doutor Ueze fez questão de inaugurar a primeira emissora de televisão, quando ainda éramos uma cidade pequena. Ele foi um visionário, acreditou no potencial de nosso estado e trouxe uma televisão que já estava rodando em São Paulo, nos grandes centros”.

Leia mais:  Serviço de comunicação com paciente da saúde chega a mais 42 municípios de MT

O deputado Wilson Santos fez questão de recordar toda a trajetória do do Grupo Zahran, conduzido e comandado pelo empresário Ueze Zahran. “Filho de família libanesa, nascido em 1924, numa época que não tinham estradas, pontes, comunicação, ele teve visão e audácia para investir. O grupo de gás é hoje o número um da América Latina, a Rede Mato-Grossense de Comunicação é um grupo expressivo hoje no estado, já teve o trabalho reconhecido pela ONU e hoje a Assembleia, ao prestar essa homenagem, reconhece as qualidades e tudo que ele fez pelo crescimento de Mato Grosso”.

O presidente do Grupo Zahran, Caio Turqueto, agradeceu a homenagem em reconhecimento a todo trabalho e dedicação do senhor Ueze Zahran e destacou que, ele tinha por Mato Grosso, um carinho especial. “Ueze não era um líder empresarial, ele era um líder da família e eu acho que isso, de uma certa maneira, toca profundamente o coração da família. O centenário dele marca toda uma trajetória de crescimento, de industrialização e isso é muito importante ser reconhecido”.

Leia mais:  PELA PARCERIA, OSMAR FRONER É HOMENAGEADO PELA APAE CHAPADA DOS GUIMARÃES

Segundo Turqueto, o legado de Zahran não está somente no passado, pelo que ele fez, mas também no futuro, nos ensinamentos que ele deixou. “Ele era um empresário que estava sempre se renovando. Governança, por exemplo, é um discurso que nós começamos 30 anos atrás, e hoje é um tema que está permeando todas as empresas. Então, essa capacidade transformacional é a característica mais marcante da personalidade do Ueze Zahran”.

O presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho, fez questão de receber os representantes do Grupo Zahran após a cerimônia e reafirmou que a Assembleia presta uma importante homenagem não apenas dos deputados, mas de toda a população mato-grossense.

Atualmente, a RMC possui mais de 600 funcionários e no próximo ano, vai comemora os 60 anos desde a inauguração da primeira emissora de televisão.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu

Published

on

Após as fortes chuvas que atingiram os municípios de Rio Branco e Salto do Céu, na região Oeste, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, mobilizou apoio emergencial do Poder Executivo. Prontamente, o governador Mauro Mendes designou uma equipe da Defesa Civil para atender as cidades afetadas.

Os técnicos realizam um levantamento in loco dos danos. Botelho afirmou que já conversou com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira (Sinfra), para substituir, com urgência, as pontes de madeira destruídas pela enxurrada.

A segurança das famílias atingidas e a recuperação das áreas danificadas são, segundo Botelho, as principais metas das prefeituras neste momento. “Recebi pedidos de ajuda da imprensa e dos prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas e imediatamente entrei em contato com o governador. Fomos prontamente atendidos. Estamos unidos para enfrentar este momento difícil e garantir o bem-estar de todos”, destacou o deputado.

De acordo com o prefeito de Rio Branco, Pabollo Victor Siman, três pontes de madeira foram completamente destruídas, além de praças, e quatro famílias ficaram desabrigadas. Muitos moradores perderam móveis e há necessidade de doações de cestas básicas. “A equipe da Defesa Civil já está aqui, a água começou a baixar, e agora estamos avaliando os impactos das chuvas”, informou Pabollo, enfatizando que uma das pontes destruídas já conta com um projeto na Sinfra para substituição por uma estrutura de concreto.

Leia mais:  PELA PARCERIA, OSMAR FRONER É HOMENAGEADO PELA APAE CHAPADA DOS GUIMARÃES

Novas pontes

Para evitar problemas semelhantes no futuro, Botelho se comprometeu a viabilizar melhorias na infraestrutura de Rio Branco e Salto do Céu, cidades vizinhas. “Já falei com Marcelo Padeiro [Sinfra] para que as pontes de madeira sejam substituídas por estruturas de concreto. Além disso, rotas alternativas devem ser analisadas para atender a população da região”, afirmou.

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Mais chuvas

A previsão meteorológica indica a continuidade das chuvas. A Defesa Civil reforça o alerta à população para que siga as orientações de segurança e evite áreas alagadas.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política MT

Parcerias e inovação: iniciativas de Botelho na segurança pública de MT

Published

on

A segurança pública em Mato Grosso tem sido uma prioridade para o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ele é responsável por diversas leis e projetos que modernizam os serviços e garantem a proteção da população.

Recentemente, Botelho liderou a votação do Projeto de Lei Complementar 36/2024, que entre outras medidas, criou a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus/MT). Além disso, ele foi convidado a compor o Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado (Cicco), que supervisiona as metas do programa Tolerância Zero, do governo estadual, intensificando o enfrentamento ao crime organizado.

Uma das medidas defendidas por Botelho é o monitoramento de escolas e creches com câmeras de vídeo. Ele também é autor da Lei Ordinária 12.190/2023, que estabelece o Programa Empresa Amiga da Segurança Pública, incentivando a parceria entre o setor privado e as forças de segurança. Outro destaque é a Lei Ordinária 12.452/2024, que criou o Programa Delegacia Itinerante, permitindo que a Polícia Civil atenda comunidades em regiões mais distantes. “Atuamos no fortalecimento das políticas de segurança, criando leis que abrangem tanto a prevenção quanto o combate à criminalidade”, enfatiza Botelho.

Leia mais:  PELA PARCERIA, OSMAR FRONER É HOMENAGEADO PELA APAE CHAPADA DOS GUIMARÃES

Outro avanço importante é a Lei Ordinária 11.601/2021, que estabelece a Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas, reforçando os esforços para enfrentar esse grave problema no Estado. Além disso, a Lei Ordinária 12.482/2024 regulamenta o comércio de materiais recicláveis e bens móveis usados, prevenindo roubos, furtos e a receptação de produtos roubados.

Mais infraestrutura

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Botelho destacou a necessidade de uma delegacia especializada para atendimento às mulheres (Indicação 2.515/2024) e a ampliação do videomonitoramento e postos policiais em áreas vulneráveis.

Também propôs patrulhas rurais equipadas, além de ter contribuído para redução de custos na ALMT. O dinheiro economizado, foi investido na aquisição de viaturas e armamentos, fortalecendo a segurança em Mato Grosso.

As iniciativas, aliadas ao trabalho das forças de segurança, segundo Eduardo Botelho, são importantes para avançar. “Com tecnologia, prevenção e infraestrutura, estamos construindo um Estado mais seguro”, afirmou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana