Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Artistas nacionais e regionais participam de iniciativa de leitura para crianças

Publicado em

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça participa nos dias 19, 20 e 21 de março do projeto ‘Lê Pra Mim?’, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A iniciativa reúne artistas e/ou personalidade do país para ler livros infantis brasileiros a crianças, com a proposta de incentivar o hábito da leitura neste público. As sessões são abertas ao público, mas com limite de entrada até a lotação do Salão Nobre, onde serão realizadas as leituras. Até o momento, estão agendadas 960 crianças de escolas municipais.

Os artistas confirmados para ler para as crianças em Cuiabá são as atrizes Francoise Forton, Dandara Mariana e Helga Nemeczyk. Artistas regionais também aderiram ao projeto, e o público poderá ouvir uma história do apresentador e compositor Pescuma, a cantora Vera Capilé, o escritor Ivens Scaff, os atores Alicce Olvieira, Romeu Benedicto, Lionê Vitório, Justino Astrevo (Nico e Lau), Maurício Ricardo, Márcio de Camillo e Vini Hoffmann (do grupo de teatro Tibanaré).

Leia mais:  MTI promove encontro sobre desburocratização e melhoria da eficiência na gestão estatal

A leitura de livros infantis ocorrerá em sessões de manhã e de tarde, totalizando 10 encontros literários. A cada encontro, dois livros infantis serão lidos, sendo um por uma personalidade local e outro por um convidado nacional. Ao final, todas as crianças levam para casa um livro infantil.

O espaço reservado para a leitura de livros é o Salão Nobre do Palácio da Instrução, onde fica a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. No local, haverá almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças, de 4 a 10 anos. Cada apresentação terá um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Serão reservados 20 lugares por encontro ao público espontâneo e as senhas serão distribuídas com 1h de antecedência. Em Cuiabá, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que cedeu o espaço, e a Secretaria Municipal de Educação, na mobilização das escolas.

O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila. O “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram realizadas 30 edições que circularam por 13 cidades. Ao longo deste período, 25 mil crianças foram beneficiadas e 24 mil livros foram doados. Mais de 500 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras.

Leia mais:  Judiciário instala Pontos de Inclusão Digital em Novo Horizonte do Norte e Santo Antônio do Leste

Para mais informações, acesse o site www.lepramim.com.br 

Serviço:

Sessões: Terça (19.03) – 8h, 09h, 14h e 15h / Quarta (20.03) e Quinta (21.03) – 08h, 09h e 14h.

Agendamento: Escolas interessadas em participar devem fazer agendamento com Joelson, pelo número (65) 99670-1012.

Público geral: Serão reservados 20 lugares por encontro ao público espontâneo e as senhas serão distribuídas com 1h de antecedência.

Local: A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá, ao lado da Igreja Matriz.

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Controladoria participa de debate nacional sobre riscos de fraude nos órgãos públicos
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Comarca de Cláudia está selecionando profissionais da área de Psicologia

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana