Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Aquário Municipal passa a funcionar de terça-feira a domingo, das 9h às 18h

Publicado em

Por determinação do prefeito Abílio Brunini, o Aquário Municipal, localizado no bairro Porto, está aberto ao público com entrada gratuita, das 9h às 18h, de terça-feira a domingo. As segundas-feiras são reservadas para manutenção do espaço e descanso da equipe. A gestão do Aquário, agora sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo, está realizando os ajustes necessários para garantir um atendimento de qualidade ao público.

Segundo o secretário de Turismo, Fernando Medeiros, a decisão de fechar às segundas-feiras é estratégica, especialmente devido ao aumento de visitantes nos finais de semana. “Nos fins de semana, a procura é ainda maior, então precisamos de um dia para uma limpeza mais detalhada, desde a recepção até os espaços coletivos. O restaurante no espaço do Museu do Rio também fecha às segundas, o que torna esse dia ideal para essas atividades”, explicou.

Durante o período de férias, o fluxo de visitantes, incluindo turistas de outros estados, tem sido intenso, exigindo maior dedicação da equipe de atendimento. O complexo do Museu do Rio, que inclui o Aquário Municipal, é um dos espaços mais valorizados da cidade, e o prefeito Brunini reforça o compromisso de manter a entrada gratuita enquanto estiver à frente da Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde convoca médicos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 001/2024

“Quando falamos em concessão, trata-se de uma organização dos espaços. É fundamental oferecer opções de lazer, comércio de produtos, alimentos e bebidas, sempre em parceria com associações e entidades como a Abrasel, que já colabora conosco. Estamos trabalhando para trazer mais atrativos, garantindo que o local continue sendo uma opção de qualidade para famílias e visitantes”, destacou o secretário.

AÇÕES EM CARÁTER EXPERIMENTAL

Atualmente, as atividades no local, como eventos, artesanato e food trucks, estão sendo realizadas em caráter experimental, sem concessões ou contratos permanentes. Esse período experimental ajudará a definir os parâmetros para uma ocupação mais estruturada e prolongada no futuro.

“Qualquer alteração na programação será devidamente comunicada à população. Por ora, estamos monitorando o fluxo de visitantes e ajustando as operações. Se a frequência diminuir nos meses fora do período de férias, podemos reavaliar a abertura às segundas-feiras. Tudo está sendo feito de forma cuidadosa e planejada”, concluiu o secretário.

A administração municipal reforça que o objetivo é oferecer um espaço acessível e bem estruturado, atendendo às expectativas de lazer da população e dos turistas.

Leia mais:  Limpurb cumpre missão determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e mantém espaços limpos durante carnaval

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Primeira-dama anuncia nova coordenadora e projeta “melhor Siminina de todos os tempos”

Published

on

A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris, anunciou Ivete Carneiro de Souza como a nova coordenadora do projeto Siminina.

O anúncio aconteceu após reunião de alinhamento na Prefeitura de Cuiabá, nesta quinta-feira (23), onde também participou Luciene Rodrigues de Moraes, representando o Instituto PROASPI.

Segundo a primeira-dama, o projeto social terá atenção da atual gestão como nunca teve antes. “Nós, todos juntos, vamos fazer o melhor Siminina de todos os tempos. Esse é nosso objetivo, e estamos trabalhando para isso, planejando o que tem de melhor para nossas meninas e também para as equipes que cuidarão delas”, salientou a primeira-dama.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também destacou nesta semana a ampliação das ações.

“É um programa que vai ter uma função dupla com a assistência social. A ideia é dar amparo para aquelas famílias, por meio da assistência social e o papel pedagógico educacional pela Secretaria de Educação. Esse programa não vai acabar. Pelo contrário, vai melhorar. Vai ampliar a capacidade de atendimento. Inclusive, vamos buscar nossas redes escolares para poder dar a estrutura necessária ao Sinimina”, disse o prefeito.

Leia mais:  Políticas Públicas efetivas são temas de debate durante a XII Conferência Municipal de Assistência Social

O programa “Siminina” tem o propósito de promover a inclusão social de crianças e adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Nele são ofertados ações de inclusão como atividades relacionadas ao lazer, saúde, cidadania, ações de combate ao abuso e exploração sexual infantil, medidas de acompanhamento psicossocial das meninas e de seus familiares e ações com a finalidade de evitar a gravidez na adolescência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura flagra crime ambiental e caminhões irregulares da Locar

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou, na tarde desta quinta-feira (23), uma fiscalização surpresa que identificou diversas irregularidades cometidas pela empresa terceirizada Locar Saneamento Ambiental. As falhas configuram crime ambiental e colocam em risco a segurança dos trabalhadores que realizam a coleta de lixo doméstico na capital. A ação foi coordenada pela equipe gerência de resíduos sólidos.

Durante a inspeção, foram detectados problemas graves nos veículos da empresa, como falta de giroflex, essencial para alertar outros motoristas sobre a presença de trabalhadores na pista, ausência de botão de emergência nas compactadoras, expondo os profissionais a risco de acidente, bordas do compartimento de carga e suportes de sustentação amassados, com risco de cortes e fraturas, falta de extintores, pneus carecas e trabalhadores em campo sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“É inadmissível que uma empresa contratada para realizar um serviço essencial apresente tamanhas falhas e exponha a população e seus próprios colaboradores a riscos. A Prefeitura de Cuiabá está dando à Locar um prazo até o dia 6 de fevereiro para que todas as irregularidades sejam corrigidas. Durante esse período, realizaremos auditorias diárias para acompanhar o cumprimento das medidas. Caso a empresa não melhore, não hesitaremos em rescindir o contrato e buscar outra solução para garantir a qualidade e segurança na prestação dos serviços”, afirmou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.

Leia mais:  Limpurb cumpre missão determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e mantém espaços limpos durante carnaval

Além disso, auditorias apontaram irregularidades ambientais, incluindo veículos sem caixas coletoras de chorume, que podem provocar contaminação do solo por metais pesados, prejudicando a fauna, a flora e a população. Foi constatada a presença de óleo e chorume derramados no pátio de convívio dos funcionários.

Outro ponto crítico é a ausência de licença ambiental para a operação da empresa. A Locar transferiu sua garagem para Cuiabá no final de novembro do ano passado e, até a data da fiscalização realizada pela Limpurb, em 09 de janeiro de 2025, a empresa ainda não havia iniciado o processo de licenciamento ambiental.

A instituição também não apresentou documentos obrigatórios, como o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), certificados de treinamentos em segurança e saúde no trabalho, além dos laudos de insalubridade e periculosidade.

Entre os dias 2 e 20 de janeiro, a Locar já havia recebido sete notificações devido a falhas recorrentes na coleta de lixo domiciliar em bairros como CPA, Jardim Vitória, Doutor Fábio I e II, Três Barras, Primeiro de Março, Residencial Despraiado, Altos da Serra e Bela Vista. Os atrasos também atingiram os distritos de Nossa Senhora da Guia e Sucuri, descumprindo o contrato vigente.

Leia mais:  Audi pega fogo em oficina em Cuiabá; prejuízo é de R$ 150 mil

#PraCegoVer
As imagens mostram um grupo de pessoas usando coletes verdes da Prefeitura de Cuiabá, vistoriando caminhões responsáveis pela coleta de lixo. Os caminhões são brancos, e o local é uma estrada de chão com terra avermelhada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana