Cuiabá

Ambulatório do HMC passa a atuar como fonte ‘desafogadora’ da Central de Regulação em Cuiabá

Publicado em

Inaugurado nesta segunda-feira (25) o ambulatório do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC irá atender cerca de 100 pacientes por dia – subdivididos em 13 especialidades médicas dentre as quais ginecologia, mastologia e ginecologia cirúrgica, cardiologia, dermatologia, clínico em saúde mental, endocrinologia, ortopedia geral e ortopedia de quadril e joelho.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, as especialidades foram selecionadas de acordo com as principais demandas existentes na rede pública de Saúde. Com isso, o ambulatório do HMC passa a atuar como uma importante fonte ‘desafogadora’ da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS na Capital.

“Fizemos um estudo das principais especialidades médicas que mais geram demanda reprimida e, a partir de hoje elas serão ofertadas aqui no ambulatório do HMC. Dessa forma, o ambulatório passa a ser mais uma opção para diminuir a fila do SUS, ofertando mais celeridade, respeito e humanização a quem depende exclusivamente do serviços públicos de Saúde de Cuiabá”, frisou o prefeito.

O ambulatório funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com intervalo para almoço. Com relação aos profissionais que estão compondo a equipe multiprofissional o secretário adjunto em Assistência em Saúde da Secretaria de Saúde, Luiz Gustavo Raboni explica que tratam-se de pessoas que estavam cedidas para outros órgãos.

Leia mais:  Prefeito lamenta o falecimento do artista plástico Benedito Nunes

“Solicitamos o retorno de diversos profissionais que estavam cedidos para outros órgãos ou para hospitais como o Júlio Muller. Também readequamos algumas especialidades que estavam sendo realizadas no ambulatório do Verdão visando ofertar mais celeridade e humanização aos atendimentos”, ressaltou Raboni.

Maria de Lurdes Lopes de Araújo, filha da primeira paciente do ambulatório (que esteve no local para consulta com profissionais de saúde mental) aprovou o espaço e a readequação da especialidade que era atendida na Policlínica do Verdão. “Até então minha mãe era atendida no ambulatório do Verdão. No sábado recebemos a ligação comunicando que a especialidade dela passaria a ser atendida aqui. Comemoramos a mudança porque este espaço novo oferece toda a dignidade que ela merece para se tratar da doença que a afeta”, declarou a acompanhante.

 

BOAS VINDAS

No sábado (23) o prefeito acompanhado pela primeira-dama da Capital Márcia Pinheiro, secretário Municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho e demais membros do staff realizaram um ato de boas-vindas aos profissionais do ambulatório.

Leia mais:  Unidades de saúde suspendem atendimento em Cuiabá após médicos contraírem covid e gripe

“Construímos um hospital desta envergadura, com os melhores equipamentos da atualidade, para mostrarmos que o ‘público’ não apenas pode, como deve ser bom sim. E quando o HMC estiver funcionando em sua totalidade, vamos trabalhar para levar o mesmo conceito que estamos implantando aqui a toda rede de Atenção Secundária, onde temos UPAs e Policlínicas e à Atenção Básica, que é composta pelas unidades básicas de saúde, postos de saúde e centros de saúde, que é onde atingimos 100% dos cuiabanos. A abertura dos trabalhos do HMC é o primeiro passo nesta virada de página que estamos implementando, e vocês, profissionais que estarão na ponta realizando os atendimentos, serão os responsáveis pelo contato direto com a população e por passar esse sentimento de mudança a cada um de nossos paciente”, finalizou Pinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Limpurb realiza ações de serviços urbanos na área externa do Hospital Municipal de Cuiabá
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Limpurb realiza ações de serviços urbanos na área externa do Hospital Municipal de Cuiabá

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana