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Cuiabá

Ambulatório do HMC passa a atuar como fonte ‘desafogadora’ da Central de Regulação em Cuiabá

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Inaugurado nesta segunda-feira (25) o ambulatório do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC irá atender cerca de 100 pacientes por dia – subdivididos em 13 especialidades médicas dentre as quais ginecologia, mastologia e ginecologia cirúrgica, cardiologia, dermatologia, clínico em saúde mental, endocrinologia, ortopedia geral e ortopedia de quadril e joelho.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, as especialidades foram selecionadas de acordo com as principais demandas existentes na rede pública de Saúde. Com isso, o ambulatório do HMC passa a atuar como uma importante fonte ‘desafogadora’ da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS na Capital.

“Fizemos um estudo das principais especialidades médicas que mais geram demanda reprimida e, a partir de hoje elas serão ofertadas aqui no ambulatório do HMC. Dessa forma, o ambulatório passa a ser mais uma opção para diminuir a fila do SUS, ofertando mais celeridade, respeito e humanização a quem depende exclusivamente do serviços públicos de Saúde de Cuiabá”, frisou o prefeito.

O ambulatório funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com intervalo para almoço. Com relação aos profissionais que estão compondo a equipe multiprofissional o secretário adjunto em Assistência em Saúde da Secretaria de Saúde, Luiz Gustavo Raboni explica que tratam-se de pessoas que estavam cedidas para outros órgãos.

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“Solicitamos o retorno de diversos profissionais que estavam cedidos para outros órgãos ou para hospitais como o Júlio Muller. Também readequamos algumas especialidades que estavam sendo realizadas no ambulatório do Verdão visando ofertar mais celeridade e humanização aos atendimentos”, ressaltou Raboni.

Maria de Lurdes Lopes de Araújo, filha da primeira paciente do ambulatório (que esteve no local para consulta com profissionais de saúde mental) aprovou o espaço e a readequação da especialidade que era atendida na Policlínica do Verdão. “Até então minha mãe era atendida no ambulatório do Verdão. No sábado recebemos a ligação comunicando que a especialidade dela passaria a ser atendida aqui. Comemoramos a mudança porque este espaço novo oferece toda a dignidade que ela merece para se tratar da doença que a afeta”, declarou a acompanhante.

 

BOAS VINDAS

No sábado (23) o prefeito acompanhado pela primeira-dama da Capital Márcia Pinheiro, secretário Municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho e demais membros do staff realizaram um ato de boas-vindas aos profissionais do ambulatório.

“Construímos um hospital desta envergadura, com os melhores equipamentos da atualidade, para mostrarmos que o ‘público’ não apenas pode, como deve ser bom sim. E quando o HMC estiver funcionando em sua totalidade, vamos trabalhar para levar o mesmo conceito que estamos implantando aqui a toda rede de Atenção Secundária, onde temos UPAs e Policlínicas e à Atenção Básica, que é composta pelas unidades básicas de saúde, postos de saúde e centros de saúde, que é onde atingimos 100% dos cuiabanos. A abertura dos trabalhos do HMC é o primeiro passo nesta virada de página que estamos implementando, e vocês, profissionais que estarão na ponta realizando os atendimentos, serão os responsáveis pelo contato direto com a população e por passar esse sentimento de mudança a cada um de nossos paciente”, finalizou Pinheiro.

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Cuiabá

Prefeito e primeira-dama lamentam morte de servidora da secretaria Municipal de Saúde

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O Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, manifestam profundo pesar pelo falecimento da servidora efetiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Juliete Agelim, ocorrido nesta terça-feira (21).

Juliete desempenhava um papel essencial na saúde de Cuiabá, atuando como coordenadora da Clínica da Família no CPA 1 desde novembro de 2024. Além disso, ela era professora e coordenadora na UNIVEST, onde ministrava aulas no curso de Enfermagem no período noturno, deixando um legado de dedicação e compromisso com a educação e a saúde.

A servidora foi encontrada em sua residência por colegas de trabalho, que, preocupados com sua ausência na unidade, decidiram procurá-la. Juliete morava sozinha e deixa dois filhos, que residem com o pai. A Polícia Judiciária Civil (PJC) está apurando as circunstâncias de sua morte.

Neste momento de dor, o prefeito, a primeira-dama e toda a gestão municipal expressam solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Juliete. Sua contribuição para a saúde e a educação de Cuiabá será sempre lembrada com respeito e admiração.

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Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Prefeitura faz manutenção de 3 mil lâmpadas em 12 dias

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A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), concluiu cerca de 3 mil atendimentos em apenas 12 dias de mutirão para reparos e manutenção na iluminação pública da capital. Durante a ação, também foram repostos mais de 600 metros de cabos de cobre de 16 mm², furtados em avenidas da cidade. Atualmente, as equipes concentram esforços nas regiões Sul e Leste, que registraram o maior número de solicitações.

Entre os bairros atendidos estão Osmar Cabral, Parque Residencial Coxipó, Nova Esperança I, Pedra 90, Jardim dos Ipês, Residencial Itapajé, Loteamento São Paulo, Residencial Julieta, Residencial Sonho Meu, Novo Milênio, Jardim Universitário, Jardim Imperial I e II, Báu, Lixeira, Voluntários da Pátria, Jardim Itália, CPA II, Jardim Renascer, Santa Cruz, Jardim Califórnia, Jardim Shangri-lá, Carumbé, Campo Verde, Jardim Petrópolis, Campo Velho e Ribeirão do Lipa.

Além disso, pontos estratégicos da cidade receberam atenção especial, como a Avenida Dante de Oliveira (Trabalhadores), o Parque das Águas, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a Avenida Érico Preza e a Avenida Tancredo Neves.

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“Esse mutirão é um exemplo do compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a qualidade de vida dos moradores. A iluminação pública não apenas traz mais segurança, mas também valoriza os espaços urbanos e promove o bem-estar das comunidades. Estamos intensificando os trabalhos nas áreas mais demandadas, e é fundamental que a população continue utilizando os canais de atendimento para que possamos identificar e solucionar os problemas de forma ágil. Nosso objetivo é construir uma Cuiabá mais iluminada, segura e acolhedora para todos”, pontuou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.

O mutirão mobilizou oito equipes dedicadas exclusivamente à substituição de lâmpadas, soquetes, braços e bocais, além da reposição de postes derrubados. Uma equipe específica foi designada para realizar essas demandas.

Todos os profissionais utilizam equipamentos de segurança, como capacetes, luvas especiais, cintos de segurança, botinas isoladas e uniformes antichama, garantindo a execução dos serviços com segurança e eficiência.

A população pode continuar solicitando serviços de manutenção por meio dos canais de atendimento da Limpurb: telefone (65) 3645-5511/5522 ou pelo aplicativo Cidade Limpa.

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Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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