Cuiabá

Agentes da Semob aderem à campanha de doação de sangue

Publicado em

Mais de 100 agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) participam de uma campanha para doação de sangue ao Hemocentro, entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março. O período antecede o carnaval e foi escolhido por apresentar queda de até 50% no número de doações.

O dado é da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e contrasta com o aumento nos atendimentos a vítimas de acidentes e de pacientes que necessitam de cirurgias. Por esse motivo a Pasta reforça que o Hemocentro de Cuiabá necessita do apoio de toda a população para repor os seus estoques.

O titular da Semob, Antenor Figueiredo, destaca que esta também é uma forma de ampliar o diálogo sobre a responsabilidade no trânsito. “Não podíamos deixar de atender esse pedido. Além de contribuir com o Hemocentro, poderemos conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro e humanizado.”

De acordo com o diretor de Trânsito, Michell Diniz, os profissionais também participaram da ação no último ano. “Em 2018 o Hemocentro nos procurou por conta do número considerável de servidores. A ideia foi abraçada pelos agentes, que se mostraram dispostos a ajudar e agora repetem a boa ação”, conta.

Leia mais:  Rodoviária de Cuiabá pode ter movimentação 43% maior durante a Semana Santa em comparação com 2021

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, na unidade localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para mais informações, entre em contato pelo número: (65) 3623-0044.

O que é necessário saber antes de doar?

Para doar sangue, é necessário preencher os requisitos abaixo:

·         Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável;

·         Ter 51 kg ou mais;

·         Estar alimentado;

·         Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

·         Ter dormido quatro horas ininterruptas na noite anterior;

·         Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

 

O que: Campanha para doação de Sangue

Quando: 26/02 às 12h 

Onde: Hemocentro, na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Emanuel Pinheiro entrega quadra poliesportiva no bairro Parque Ohara
Continue Reading

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Leia mais:  Mauro apresenta chamamento para expandir Ferronorte até Cuiabá, Lucas e Mutum com investimento de R$ 12 bilhões; assista

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana