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Cuiabá

Ações voltadas à pessoa idosa reforçam compromisso de humanização

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Um extenso trabalho vem sendo realizado na valorização dos que tanto contribuíram para a construção da história e desenvolvimento da Cuiabá dos 300 anos: a pessoa idosa.  São uma série de ações integradas, desenvolvidas em prol do resgate da cidadania desse grupo que traz as marcas das raízes dessa cidade. Uma dessas ações é referente à regularização fundiária. Desde o fim de 2017, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, os títulos de posses definidas são entregues na casa da pessoa idosa, com mais de 70 anos.

“Fiz um compromisso de resgate à cidadania da população cuiabana. Desta forma, de maneira alguma, poderia deixar de lado aqueles que tanto fizeram por Cuiabá, que são nossa história viva e que por isso merecem todo nosso respeito e admiração. Por isso, levar esse documento tão sonhando e entregá-lo em mãos no conforto de suas casas, é o mínimo que um gestor pode fazer.  E vamos continuar nessa luta de valorização, incluindo os idosos no máximo de ações do município, para que vivam melhor, com dignidade e igualdade”, lembrou Pinheiro.

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Ao todo, já foram entregues mais de 320 títulos para pessoa idosa, de 34 bairros da Capital. Uma dessas pessoas que receberam o documento em mãos na sua residencial, foi o senhor João Celestino de Jesus, de 81 anos.

Morador do Novo Terceiro (região Oeste) há três décadas, o aposentado recebeu o chefe de Executivo em sua residência com tamanha surpresa. Ele externou que receber o documento representa um momento de muita alegria e transformação, pois é algo que esperou por anos e que trouxe segurança para sua família.

“Aqui em casa já vieram tantos gestores, trouxeram vários papéis, mas nenhum representava a posse do terreno. Por isso, a gente fica até desacreditado quando ouve falar que vai consegui-lo.  Fiquei muito satisfeito com a visita do prefeito e de sua equipe, trazendo o título de regularização. Agora podemos buscar melhorias para nossa casa e dar um pouco mais de conforto à família. Sou muito grato por isso”, expressou.

Para as comemorações do aniversário dos 300 anos da cidade, em abril, as entregas aos idosos estão programadas e a previsão é que sejam contempladas mais 300 pessoas. Além desses, mais de 3.871 títulos estão pontos e serão entregues por bairros das quatro regiões de Cuiabá.

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Cuiabá

Prefeitura paga aposentados, pensionistas e injeta R$ 25 milhões na economia

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A Prefeitura de Cuiabá efetua nesta sexta-feira (25) o pagamento dos aposentados, pensionistas e injeta um total de R$ 25 milhões na economia. As transações financeiras serão concluídas até as 23h59m.

No total, são 5.182 favorecidos com os pagamentos. Desde o início do mandato, em janeiro, o prefeito Abilio Brunini tem honrado a tradição do município em pagar aposentados e pensionistas sempre no dia 25 de cada mês.

“Nosso mandato valorizar todos os que já contribuíram com o serviço público. O pagamento dos aposentados, respeitando o intervalo de 30 dias, é uma forma de respeito a todos aqueles os serviços públicos da cidade”.

#PraCegoVer

O texto é ilustrado com uma foto da sede da Prefeitura de Cuiabá. O prédio tem detalhes nas cores verde e branca. Há destaque para uma placa de cor marrom com letras brancas e os dizeres: “Palácio Alencastro”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia operação “Ambulantes em Ordem”

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A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), iniciou nesta quinta-feira (24) a primeira fase da operação “Ambulantes em Ordem” na praça Ana Martinha da Silva, localizada no bairro Pedra 90, para regularizar o comércio ambulante no local.

A ação visa promover ordenamento urbano, segurança pública e respeito à legislação municipal. Do total de 28 estabelecimentos, 15 foram notificados e sete termos de vistoria foram emitidos.

A ação, integrada com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) e com apoio da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), por meio do Programa Atividade Delegada, foi requisitada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio da 29ª Promotoria de Justiça, que determinou medidas urgentes para a fiscalização e organização das atividades comerciais informais em espaços públicos.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Chiquito Palhares, explica que a operação “Ambulantes em Ordem” verifica se os comerciantes possuem a documentação necessária para desenvolverem as atividades econômicas no local.

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“Fomos acionados pelo Ministério Público para verificar a regularidade desses comércios. Estamos verificando a regularidade desses estabelecimentos. Os que não estiverem regulares, estamos notificando para que se regularizem. Ninguém será expulso, ninguém terá o material apreendido, nada disso”, afirmou a secretária.

A tenente-coronel da Polícia Militar, Athayses, destacou a importância da ação integrada, envolvendo a Prefeitura, a Polícia Militar e diversos órgãos de fiscalização. Segundo ela, o objetivo principal é verificar se os estabelecimentos instalados em áreas pertencentes ao município estão devidamente regularizados, além de assegurar a proteção dos agentes e servidores públicos envolvidos.

“Estamos aqui fazendo uma ação em conjunto: a Prefeitura, Polícia Militar e outros órgãos envolvidos na fiscalização de estabelecimentos que se fixam em pontos de área pública. Queremos saber se estão com as licenças municipais exigidas”, afirmou Athayses.

A ação continua para notificação de outros 13 estabelecimentos que estavam fechados. Os ambulantes notificados terão 15 dias para se regularizar, sob pena de apreensão dos equipamentos e multa, que pode chegar a R$ 4.094,57, de acordo com a infração.

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Como regulamentar

A secretária Juliana Palhares explica que o comerciante precisa apresentar o Termo de Permissão de Uso (TPU), especialmente para trailers com venda de alimentos. Segundo ela, o responsável deve procurar o protocolo da Secretaria de Agricultura para fazer seu cadastro e apresentar a documentação necessária para obter essa autorização. Posteriormente, a atribuição será realizada pela Sorp.

“Era uma atribuição que estava junto à Secretaria de Agricultura e Trabalho e Desenvolvimento Econômico e que, com a reforma administrativa, passou agora para a SORP fiscalizar e regularizar essa atividade. Inicialmente, o protocolo continua sendo na Secretaria de Agricultura, até que a gente se adeque e receba toda essa demanda, mas todo o processo de verificação e autorização já está sendo feito dentro da Secretaria de Ordem Pública”, afirmou.

#PraCegoVer

A foto mostra os fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) em atuação na praça Ana Martinha da Silva.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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