Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Acadêmicos da UFMT recebem palestra sobre Física e Criminalística

Publicado em

A importância da Física na Criminalística foi abordada pelo perito criminal da Politec, Lino Leite de Almeida, durante palestre aos acadêmicos do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na sexta-feira (08.03). Lino Leite falou sobre a história da Perícia Criminal, Medicina Legal e Identificação Técnica, que são as três grandes áreas de atuação da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso.

Ele relacionou como os conteúdos estudados pelos acadêmicos são aplicados pelos profissionais na identificação de causas de acidentes de trânsito, em sua dinâmica (como aconteceu o fato) e nos cálculos de velocidade de colisões e atropelamentos.

Conforme o perito, o trabalho da Politec utiliza a ciência e suas metodologias em seus procedimentos e na produção dos laudos periciais, que devem possibilitar a repetição das metodologias e a reavaliação. “O laudo pericial deve ser estruturado de forma que as conclusões sejam evidenciadas e embasadas em vestígios materiais levantados no local do crime”

Ele lembrou que a verdade real deve prevalecer no Direito Penal, ou seja, aquilo que pode ser provado. “Um dos princípios periciais que nós seguimos é o da troca e interpretação, que parte da busca e análise dos vestígios presentes nos locais de crime. Por isso o Código de Processo Penal estipula um prazo mínimo de dez dias para a análise destes vestígios e o relacionamento deles com a causa do fato. Nesses casos, o processo de análise forense pode tornar-se extremamente complexo e demorado, necessitando do desenvolvimento de novas tecnologias e da dilação do prazo”, explicou.

Leia mais:  Desembargadoras presidem painéis durante Seminário do Agronegócio realizado pela Famato e Judiciário

A Ciência Forense é uma área interdisciplinar que envolve Física, Biologia, Química, Matemática e outras ciências, com o objetivo de dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal. Atualmente a Politec conta com 28 profissionais com formação em bacharelado e licenciatura em Física. 

O perito ainda esclareceu dúvidas dos estudantes sobre os desafios e particularidades da profissão, forma de ingresso e ainda apresentou alguns casos reais e de repercussão social. “É uma carreira apaixonante e fantástica”, comentou.  

Para o coordenador do curso de Bacharelado em Física, Edson Ferreira Chagas, a palestra foi importante ao mostrar uma das vertentes de atuação dos profissionais no serviço público.

O palestrante

Lino Leite de Almeida é Físico e perito oficial criminal há 15 anos. Atualmente está lotado da Gerência de Perícias em Crimes de Trânsito. Possui bacharelado em Ciências Contábeis, graduado em Física e Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso. Também é autor dos livros “Manual de Perícias em Acidentes de Trânsito’’. Millenium, 2ª ed, 2014; e “Acidentes de Trânsito- Novos métodos de controle de velocidade. Millenium, 1ª ed.

Leia mais:  Tribunais de Mato Grosso somam forças e criam Rede de Sustentabilidade do Poder Judiciário

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

CNJ 16 Anos: sociedade fortalece presença na formulação de políticas judiciárias

Published

on

A comarca de Campo Novo dos Parecis divulga o resultado preliminar do processo seletivo para credenciamento de profissional da área de Psicologia. As informações constam no Edital N. 11/2024 – DF.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Curso jurídico-científico para magistrados e servidores está com inscrições abertas
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Nosso Judiciário recepciona jovens advogados da OAB Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue com seu objetivo de aproximar a sociedade do Poder Judiciário. É o projeto Nosso Judiciário, que recebeu, na sede da Justiça, em Cuiabá, na quarta-feira (04 de dezembro), visita de um grupo de 27 advogados e advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso -subseção de Sinop. Os(as) advogados(as) conheceram um pouco mais a estrutura do Tribunal e seus setores.
 
Durante a visita à sede do TJMT, por meio do projeto Caravana da Jovem Advocacia da OAB de Sinop, os advogados acompanharam uma sessão de julgamento e, em seguida, foram recepcionados pelo desembargador Márcio Vidal no Espaço Memória do TJMT. O encontro foi um momento de troca de experiência entre os operadores do Direito e o magistrado, que destacou a importância do projeto Nosso Judiciário na formação de profissionais.
 
“O projeto é um sucesso. Inclusive serviu de modelo para outros tribunais do país por ser uma forma de se fazer uma interlocução direta com os acadêmicos de Direito. É fundamental que eles tenham um conhecimento do que é o Poder Judiciário de Mato Grosso, que neste ano completou 150 anos.”
 
A presidente do OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou o projeto Nosso Judiciário, que tem o mesmo objetivo do projeto Caravana da Jovem Advocacia. “Esta é a segunda edição do projeto. Saímos ontem de Sinop com esse grupo de jovens advogados para visitarmos o tribunal e agora estamos aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ideia é que os jovens advogados tenham acesso aos lugares de atuação do profissional da advocacia. Então, conhecer onde são os cartórios, os gabinetes de alguns desembargadores é uma oportunidade muito valiosa”.
 
Para a jovem advogada Priscila da Silva Santos Poliniato, a experiência trará mais confiança na execução de seu trabalho.
 
“Esse projeto abraça todos os profissionais que precisam conhecer de perto como funciona o local de ofício para criar intimidade e conseguir trabalhar com mais segurança. Porque quando você conhece a casa onde você tem um processo, você se sente mais confiante”.
 
O Projeto – O “Nosso Judiciário” é voltado para estudantes universitários, principalmente do curso de Direito, e aos alunos da rede estadual do ensino médio. A finalidade é aproximar a sociedade do Poder Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Um grupo de pessoas está reunido em uma sala com piso de madeira. Na primeira fila, a advogada Xênia Guerra veste blusa rosa e calça branca e segura um livro. Ao lado dela, o desembargador Márcio Vidal de blazer azul claro está com as mãos entrelaçadas. Atrás deles, estão os 27 jovens advogados dispostos em fileiras, alguns vestindo ternos e outros em trajes casuais. A sala tem quadros emoldurados nas paredes e um teto com iluminação embutida.
 
Priscilla Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Atuação da CGE em contratos de gestão de hospitais regionais é tema de debate

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana