Foto: Ronaldo Mazza
O dia 8 de Março foi bastante agitado para a Sala da Mulher – não à toa considerado o dia mais importante do ano para a unidade social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Para celebrar o Dia da Mulher, a unidade promoveu atividades nos três períodos: café-da-manhã para as servidoras da Casa de Leis; ação com as mulheres da Associação de Mulheres Solidárias Joana D’Arc, no bairro Ouro Fino (região periférica do CPA, em Cuiabá); e sessão especial de homenagem às mulheres, no Plenário da Assembleia, requerida pelo deputado Wilson Santos.
O café da manhã para as servidoras foi um momento de confraternização de agradecimento ao trabalho desenvolvido pelas mulheres no serviço público do Legislativo mato-grossense. Houve a apresentação da performance ‘Círculo de Mulheres’, com as atrizes Juliana Graziela e Maria Clara Bertúlio, que emocionou as presentes, com o olhar profundo das bonecas manuseadas num movimento de ‘bênçãos’, tal qual as tradicionais benzedeiras.
A animação ficou por conta do violonista Júnior Jangada e pela expectativa das mulheres para os sorteios de brindes (doados por parceiros da Sala da Mulher). A servidora Maria das Graças Alves Baltazar e terapeuta holística dispôs os atendimentos da Graça Reiki, como ventosa (com ou sem pinos de acupuntura) e reiki; houve distribuição de rosas pelo Mato Grosso Saúde, entre outras atividades. “É muito importante este momento de confraternização. Nós nos sentimos valorizados, não apenas como mulher, mas como servidora”, sintetizou a servidora Andrea Luíza Bouret.
Dia da Mulher na comunidade – A Sala da Mulher acolhe e atende, regularmente, a algumas comunidades periféricas de Cuiabá e região, oferecendo cursos gratuitos e alimentos não perecíveis para sopões organizados pelas associações parceiras.
Para comemorar o Dia da Mulher, a Sala promoveu uma confraternização para cerca de 30 mulheres do bairro Ouro Fino. O evento contou com lanche, sorteio de brindes, atividades terapêuticas com a Graça Reiki e serviços de embelezamento das acolhidas, por meio de parceria com a Ong Auto Estima e com a Hinode. A Ong ofereceu tratamentos químicos para os cabelos das mulheres, como tintura e alisamento, enquanto que o consultor da Hinode dispôs de tratamentos para mãos e pés. “Espero que o cabelo fique em um vermelho bem bonito”, aguardava ansiosa o resultado a jovem Maiara Batista Santana.
Dona Pedrina Maria de Santana, presidente da Associação de Mulheres Solidárias Joana D’Arc, estava muito feliz com a confraternização. “Você vê a alegria das mulheres, é um grande incentivo à autoestima delas”, avalia.
A diretora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira, em nome da presidente de honra Sônia Meira Botelho, explicou que o desejo era deixar as mulheres da comunidade “livres para usufruir do dia delas”, em contraponto à atividade regular de oferecer cursos a elas. “Isso aqui [o trabalho da Sala da Mulher] só faz sentido para vocês e por vocês”, resume a diretora.
Moção de Aplausos – Em parceria com o gabinete do deputado Wilson Santos, a Sala da Mulher homenageou 35 mulheres de grande relevância na sociedade cuiabana, a exemplo da Jacy Proença, militante do Movimento Negro e de Mulheres e ex-vice-prefeita de Cuiabá; a artista polivalente Vera Capilé; a delegada da Delegacia da Mulher Jozirlethe Magalhães Criveletto; a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública (NUDEM), a defensora pública Rosana Leite; e a presidente Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Gláucia Amaral. Para abrir a cerimônia, a cantora Luciana Bonfim e o músico Henrique Maluf emocionaram os presentes com as músicas Pagu (Rita Lee) e Maria Maria (Milton Nascimento).