Pesquisar
Close this search box.

Política MT

8 de Março tem programação intensa oferecida pela Sala da Mulher

Publicado em

Foto: Ronaldo Mazza

O dia 8 de Março foi bastante agitado para a Sala da Mulher – não à toa considerado o dia mais importante do ano para a unidade social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Para celebrar o Dia da Mulher, a unidade promoveu atividades nos três períodos: café-da-manhã para as servidoras da Casa de Leis; ação com as mulheres da Associação de Mulheres Solidárias Joana D’Arc, no bairro Ouro Fino (região periférica do CPA, em Cuiabá); e sessão especial de homenagem às mulheres, no Plenário da Assembleia, requerida pelo deputado Wilson Santos.

O café da manhã para as servidoras foi um momento de confraternização de agradecimento ao trabalho desenvolvido pelas mulheres no serviço público do Legislativo mato-grossense. Houve a apresentação da performance ‘Círculo de Mulheres’, com as atrizes Juliana Graziela e Maria Clara Bertúlio, que emocionou as presentes, com o olhar profundo das bonecas manuseadas num movimento de ‘bênçãos’, tal qual as tradicionais benzedeiras.

A animação ficou por conta do violonista Júnior Jangada e pela expectativa das mulheres para os sorteios de brindes (doados por parceiros da Sala da Mulher). A servidora Maria das Graças Alves Baltazar e terapeuta holística dispôs os atendimentos da Graça Reiki, como ventosa (com ou sem pinos de acupuntura) e reiki; houve distribuição de rosas pelo Mato Grosso Saúde, entre outras atividades. “É muito importante este momento de confraternização. Nós nos sentimos valorizados, não apenas como mulher, mas como servidora”, sintetizou a servidora Andrea Luíza Bouret.

Leia mais:  TRE julga recurso de Emanuel envolvendo chefe do Naco

Dia da Mulher na comunidade – A Sala da Mulher acolhe e atende, regularmente, a algumas comunidades periféricas de Cuiabá e região, oferecendo cursos gratuitos e alimentos não perecíveis para sopões organizados pelas associações parceiras.

Para comemorar o Dia da Mulher, a Sala promoveu uma confraternização para cerca de 30 mulheres do bairro Ouro Fino. O evento contou com lanche, sorteio de brindes, atividades terapêuticas com a Graça Reiki e serviços de embelezamento das acolhidas, por meio de parceria com a Ong Auto Estima e com a Hinode. A Ong ofereceu tratamentos químicos para os cabelos das mulheres, como tintura e alisamento, enquanto que o consultor da Hinode dispôs de tratamentos para mãos e pés. “Espero que o cabelo fique em um vermelho bem bonito”, aguardava ansiosa o resultado a jovem Maiara Batista Santana.

Dona Pedrina Maria de Santana, presidente da Associação de Mulheres Solidárias Joana D’Arc, estava muito feliz com a confraternização. “Você vê a alegria das mulheres, é um grande incentivo à autoestima delas”, avalia. 

A diretora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira, em nome da presidente de honra Sônia Meira Botelho, explicou que o desejo era deixar as mulheres da comunidade “livres para usufruir do dia delas”, em contraponto à atividade regular de oferecer cursos a elas. “Isso aqui [o trabalho da Sala da Mulher] só faz sentido para vocês e por vocês”, resume a diretora.

Leia mais:  Comissão de Defesa do Consumidor aprova seis projetos em reunião ordinária

Moção de Aplausos – Em parceria com o gabinete do deputado Wilson Santos, a Sala da Mulher homenageou 35 mulheres de grande relevância na sociedade cuiabana, a exemplo da Jacy Proença, militante do Movimento Negro e de Mulheres e ex-vice-prefeita de Cuiabá; a artista polivalente Vera Capilé; a delegada da Delegacia da Mulher Jozirlethe Magalhães Criveletto; a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública (NUDEM), a defensora pública Rosana Leite; e a presidente Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Gláucia Amaral. Para abrir a cerimônia, a cantora Luciana Bonfim e o músico Henrique Maluf emocionaram os presentes com as músicas Pagu (Rita Lee) e Maria Maria (Milton Nascimento).

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto

Published

on

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) comemorou nesta quinta-feira (16) a aprovação técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o projeto de construção de um viaduto na região conhecida como Trevão, em Rondonópolis, proposto pela concessionária Nova Rota do Oeste.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das BRs-163/364 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Thiago Silva destacou os esforços realizados desde novembro de 2023, quando formalizou, por meio de indicação e ofícios, a solicitação da obra ao diretor da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira. Ele também ressaltou o trabalho conjunto com o então senador Mauro Carvalho no ano passado, que resultou na entrega de um projeto executivo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), buscando garantir recursos federais para a execução do viaduto.

Silva também esteve junto da “Comissão Pró-Travessia” em reuniões com a presença de líderes comunitários para tratar da demanda de um viaduto para o atendimento e mais segurança da população local.

Leia mais:  Relator da CCJR é favorável à proposta sobre adoção de nascituro

“Rondonópolis enfrenta um dos maiores gargalos logísticos da região no Trevão, e temos trabalhado incansavelmente, em parceria com o governo do estado, a Nova Rota do Oeste e a bancada federal, para viabilizar esta obra essencial. O viaduto não apenas vai melhorar o fluxo de trânsito, mas também trará mais segurança para todos os condutores, incluindo motoristas de caminhão, automóveis, motocicletas e ciclistas”, destacou o parlamentar.

Thiago Silva elogiou o comprometimento da Nova Rota do Oeste e de outras lideranças envolvidas no avanço do projeto. “Parabenizo o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), o governador Mauro Mendes (UB) e todos os parceiros por este importante passo em direção à concretização de uma obra tão aguardada pela população de Rondonópolis e região há décadas”, afirmou.

O deputado também ressaltou o futuro impacto do viaduto na logística e no transporte da produção agrícola da região. “O Trevão é um ponto crítico que afeta diretamente empresas, trabalhadores e a população em geral. A construção deste viaduto vai garantir maior fluidez no trânsito, melhorar a travessia urbana e fortalecer a logística de escoamento da nossa produção agrícola. Essa é uma conquista que defendemos com firmeza na Assembleia Legislativa e que será um marco para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu Silva.

Leia mais:  Aprovação do PLC 53 pode garantir maior lucratividade à produção leiteira em MT

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política MT

CCJR recebe mais de mil projetos em 2024

Published

on

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) recebeu, em 2024, 1.011 matérias, das quais 824 passaram pela análise técnica e política do colegiado. A média foi de 2,7 projetos apresentados por dia, incluindo feriados e finais de semana. Dos mais simples aos mais polêmicos, todos os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) precisam, necessariamente, passar pela CCJR.

Do montante registrado pela CCJR, em 2024, 631 eram projetos de lei (PL), 82 vetos total, 35 vetos parcial, 31 projetos de lei complementar (PLC), 20 propostas de emenda à constituição (PEC), 14 projetos de resolução, dez requerimentos e um projeto de decreto legislativo. Entre os pareceres, 535 foram favoráveis à proposta, 154 contrários, 103 indicaram a derrubada do veto e 13 a manutenção do veto.

A análise da CCJR dos projetos que tramitam é realizada em etapas. Primeiramente a equipe técnica analisa a matéria e faz um parecer sobre a legalidade do texto, conferindo se o projeto obedece aos princípios de iniciativa e se está de acordo com as constituições estadual e federal. Depois, o parecer é apresentado ao deputado relator, que pode concordar ou não com a avaliação jurídica. Só então o parecer é lido e colocado em votação durante reunião da Comissão. Ao todo, a CCJR é composta por cinco deputados titulares e cinco substitutos. O parecer aprovado pela CCJR é, então, submetido para votação em plenário.

Leia mais:  Projeto de lei federal segue a proposta da lei da Feconseg de MT

De acordo com a consultora da CCJR, Waleska Cardoso, a comissão analisa a legalidade, a judicialidade e a regimentalidade das matérias apresentadas no Poder Legislativo e, para isso, conta com uma equipe de profissionais da área do Direito que fazem toda a tramitação dentro da comissão, além do parecer jurídico. “Todos projetos recebem a análise técnica, que são acompanhadas de um resumo sobre as razões do parecer. Porém, a decisão é política, se leva em consideração a pertinência da proposta, se é uma demanda antiga da população. Quando o plenário entende que o interesse público sobrepõe a questão técnica, ele aprova uma matéria ou derruba um veto”.

A produção legislativa registrou quase três matérias por dia, incluindo finais de semana e feriados

A produção legislativa registrou quase três matérias por dia, incluindo finais de semana e feriados

Foto: Helder Faria

Em 2024, algumas pautas ganharam destaque pela mobilização da sociedade, como foi o caso do Projeto de Lei 1363/2023, que propôs mudanças na lei e a proibição do transporte, armazenamento e comercialização de pescados dos rios de Mato Grosso. A proposta foi aprovada em fevereiro deste ano e, em março, foi sancionada como Lei 12.434/2024.

Leia mais:  Projeto prevê que despachantes poderão exercer a atividades juntos a órgãos públicos

“Todas as matérias que tramitam na Casa são importantes, pois representam questões sobre determinado segmento. Porém, algumas ganham mais destaques, como foi o caso do Transporte Zero, que até hoje reverbera e é tema de discussões na Assembleia”, relembra Waleska.

Durante 2024, o deputado Júlio Campo (União) presidiu os trabalhos na CCJR; foi o segundo ano consecutivo que o parlamentar esteve no comando da Comissão. Além de Júlio Campos, também compuseram a CCJR os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Dr. Eugênio (PSB), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (União). A suplência foi ocupada pela deputada Janaina Riva (MDB) e pelos deputados Wilson Santos (PSD), Dilmar Dal Bosco (União), Fábio Tardin (PSB) e Beto Dois a Um (União).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana