Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

‘Comitê de Ação Preventiva contra o Aedes aegypti’ apresenta dados de infestação e define estratégias para 2019

Publicado em

Integrantes do Comitê de Ação Preventiva contra o mosquito Aedes aegypti, responsáveis por coordenar as ações de combate ao transmissor da dengue, zika vírus e da febre chikungunya reuniram-se nesta quarta-feira (27), no Palácio Alencastro para apresentar os dados de infestação e traçar estratégias de combate ao vetor em 2019.

Com relação aos dados, a gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Moema Couto Silva Blatt alertou aos técnicos das Secretarias de Saúde, Serviços Urbanos, Ordem Pública, de Governo, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e da Defesa Civil que compõem o Comitê sobre os resultados do Índice de Infestação Predial (IIP) e do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

“Embora o IIP venha apresentando reduções nos últimos anos, os números ainda são considerados preocupantes, segundo categorização estabelecida pelo Ministério da Saúde. Na última pesquisa, divulgada em janeiro deste ano, onde foram inspecionados 11,1 mil imóveis, 15,4% dos estratos (cada estrato corresponde a 12 bairros) estão em situação de alto risco (8,0 a 15,9), 61,6% em risco (4,0 a 7,9) e 23 % em alerta (1,0 a 3,99). Já o LIRAa do mesmo período, aponta que 38% dos estratos estavam em situação de altíssimo risco. Não houve estratos com situação satisfatória (0 a 0,99) em Cuiabá e a região Sul da Capital é a que detém os maiores índices”, frisou.

Leia mais:  Semob revitaliza faixas de pedestres das principais avenidas da região central de Cuiabá

A especialista ainda explicou que os alertas são emitidos semanalmente e encaminhados pelo CIEVS aos setores relacionados ao combate do mosquito. Ela advertiu que nos últimos boletins têm sido emitidos alertas sobre a ameaça de recirculação da dengue tipo II ou sorotipo DENV2, como também é chamado. Conforme o Ministério da Saúde, a circulação do DENV2 já está comprovada nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás – que fazem divisas com Mato Grosso.  “Este sorotipo produz quadros mais graves e de alta letalidade e pela lacuna temporal desde o último registro de casos pelo DENV2 em Cuiabá, em 2009, temos uma população não imune e, portanto, susceptível a adquirir a doença”, completou Moema.

AÇÕES

Nessa época do ano, o acúmulo de água agrava a situação e as ações não podem ser pontuais, mas de rotina durante todo o ano, combinadas com um trabalho de educação e em parceria com as demais secretarias. Dessa forma, os membros do Comitê deliberaram sobre as estratégias de conscientização e combate ao vetor.

“Dentre o planejamento estão a intensificação dos projetos ‘10 Minutos contra o Aedes’, ‘Mutirão da Limpeza’, Cata Treco e das ações realizadas pelo setor de Educação em Saúde da Zoonoses e do Programa Saúde na Escola. Juntos, os dois últimos visitaram e orientaram mais de 10 mil alunos municipais”, explicou o diretor da Vigilância em Saúde, Oscar Campos.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nas funções de Pedagogo, TDI, TNE e ASG

Ainda segundo ele, estão previstos dentre outros, a implementação do Projeto ‘Cidade Limpa’, Projeto Cuiabá 300: Equidade e Humanização e Projeto Agentes Mirins, “as ações de todos os programas e projetos, inclusive os últimos, serão formuladas e apresentadas em março, na próxima reunião do Comitê. E a partir daí, serão trabalhados rotineiramente incorporando às ações que já vêm sendo trabalhadas por cada um dos entes parceiros. Com o apoio de todos, teremos mais eficácia e conseguiremos avançar ainda mais na meta para combatermos esse perigoso mosquito”, finalizou Oscar.

O COMITÊ

O Comitê de Ação Preventiva ao Mosquito Aedes aegypti, instituído pelo Prefeito Emanuel Pinheiro no início do ano de 2017, por meio do Decreto Municipal nº 6.207, de 02 de janeiro é presidido pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e envolve a participação de outras secretarias municipais. A coordenação está a cargo da Diretoria de Vigilância em Saúde por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses.

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cuiabá

Conselho Municipal aprova alterações na Empresa Cuiabana de Saúde Pública

Published

on

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá aprovou, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei que propõe alterações na Lei nº 5.723 de 17 de outubro de 2013, que trata da criação da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). A mudança visa agilizar processos e melhorar a eficiência no atendimento da saúde pública da capital.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância da aprovação pelo Conselho. Segundo ela, o projeto busca desburocratizar os processos de aquisição e contratos, que hoje enfrentam entraves administrativos que comprometem a agilidade dos serviços.

“O Conselho se mostrou bastante sensível à propositura do prefeito Abilio, que quer dar celeridade à parte meio da saúde, que estava muito presa às amarras da legislação sobre aquisições e contratos, tornando moroso o processo de aquisição de medicamentos, insumos e contratos de serviços. Todas essas situações estavam deixando a saúde engessada”, explicou.

A proposta transfere para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública a responsabilidade pela gestão da parte operacional da saúde, enquanto a SMS ficará focada na parte finalística, ou seja, na oferta de serviços à população.

“A SMS ficará responsável pela oferta de serviços de saúde e a Empresa Cuiabana vai cuidar da parte operacional, como contratação de serviços, aquisição de medicamentos, e outros contratos. Esses processos, que eram muito morosos dentro da Secretaria, serão agilizados pela Empresa Cuiabana”, completou Lúcia Helena.

Leia mais:  HMC capacita funcionários para o gerenciamento correto dos resíduos sólidos de Saúde

A aprovação no Conselho Municipal de Saúde contou com ampla maioria. “Não foi unânime, pois tivemos duas abstenções, mas todos os outros conselheiros votaram a favor e não houve nenhuma votação contra. O prefeito respondeu a todos os questionamentos dos conselheiros, que ficaram satisfeitos ao entender que o objetivo é nobre, dar celeridade à saúde”, afirmou a secretária.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também comentou a aprovação e a importância da iniciativa. “Explicamos todas as alterações previstas na lei e tiramos as dúvidas dos conselheiros. O foco é tornar a gestão da saúde mais ágil e eficiente, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais rápida e eficaz para atender melhor a população. Essa modernização vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados”, disse o prefeito.

A conselheira Daniella Amaral, que votou favoravelmente ao projeto, também reforçou a importância da proposta para dar mais dinamismo ao setor. “Meu voto foi favorável porque, desse modo, a secretaria vai ter mais agilidade no processo de aquisições, contratações e prestação de serviços, o que vai facilitar e dar mais autonomia tanto para a Empresa como para a Secretaria. Com isso, vamos estar praticamente no mesmo ritmo de empresas privadas, que resolvem com celeridade todos os processos e entraves. Isso vai facilitar tanto para os administradores quanto para os usuários, que passarão a receber insumos, medicamentos e serviços com maior qualidade nos atendimentos nos postos, hospitais e UBSs em geral”, destacou.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Praça pública beneficial cerca de 7 mil moradores do São João Del Rey

Com a aprovação no Conselho, o próximo passo será o envio do projeto de lei à Câmara Municipal de Cuiabá para apreciação e votação dos vereadores. “Agora depende da Câmara. A expectativa é que, sendo aprovado, o prefeito sancione a lei imediatamente para que as mudanças comecem a valer o quanto antes”, finalizou a secretária Lúcia Helena.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito durante uma apresentação/reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Todos estão sentados enquanto o prefeito realiza seu discurso para os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá. A sala é branca e as cadeiras do auditório são azuis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Morro do Seminário recebe trabalhos emergenciais para conter deslizamentos

Published

on

Visando conter possíveis deslizamentos e garantir a segurança de quem transita no local, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, intensificou, na manhã desta segunda-feira (28), os trabalhos emergenciais de contenção no Morro do Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho (do Seminário), localizado na região central da capital.

O local foi afetado por deslizamentos após as fortes chuvas registradas neste domingo (27). Em ação rápida, a Prefeitura atua para preservar a área e proteger os pontos históricos da cidade, como o Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho.

Entre as ações já realizadas estão o corte no aterro, limpeza da área, aterramento com instalação de estacas e, neste momento, a aplicação de concreto armado para reforçar o barranco e evitar novos deslizamentos.

A Defesa Civil de Cuiabá permanece monitorando a área de risco e acompanhando a execução das obras. A Secretaria Municipal de Obras Públicas já havia iniciado as ações preventivas no sábado (26), realizando a limpeza da área afetada e iniciando os preparativos para a construção de um novo muro de contenção. Foram feitas perfurações para a instalação das estacas, etapa fundamental para garantir a estabilidade do terreno.

Leia mais:  HMC capacita funcionários para o gerenciamento correto dos resíduos sólidos de Saúde

Em razão das chuvas registradas no domingo e da previsão de novas precipitações nesta segunda-feira, os trabalhos de contenção seguem em andamento e avançam conforme as condições climáticas permitem.

#PraCegoVer

A imagem aérea mostra um trecho do Morro do Seminário, que sofreu com deslizamentos de terra no último domingo (27). No local há uma vasta vegetação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Parque Berneck – Várzea Grande

Política MT

Mato Grosso

Policial

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana